terça-feira, junho 05, 2018

Incompreensível

Após tantos anos de vida política há fenómenos que continuo a ter muita dificuldade em compreender.
Um é o autismo e outro o cometer disparates sem qualquer necessidade.
A actual direcção do PSD foi eleita em Fevereiro no congresso,que se sucedeu à vitória de Rui Rio numas directas cujo resultado deixaram o partido dividido em duas partes, pelo que se esperava que a unidade interna que potenciasse um partido mais forte fosse a primeira das suas prioridades.
É verdade que no congresso ainda houve uns arremedos de unidade, quiçá para a comunicação social ver, mas depressa foram esquecidos com a nova direcção a fazer "orelhas moucas" aos que lhe lembravam que havia uns acordos para cumprir.
O inicio de mandato não tem sido feliz.
Foi o caso Barreiras Duarte, foram os casos (ainda não terminados) Elina Fraga e Salvador Malheiro, foi a forma pouco elegante como Hugo Soares foi afastado de líder parlamentar, foi a eleição trapalhona da nova direcção da bancada, são as evidentes falhas de comunicação entre o líder do partido e o líder parlamentar, foi a trapalhada em volta da votação da eutanásia entre outras trapalhadas de que a falta de uma oposição "a sério" não é certamente a menor delas.
Mas nem valeria a penas estar aqui a falar disso, até porque o masoquismo não faz parte da minha identidade enquanto militante, não fora mais uma trapalhada, e das grandes, em que a direcção do partido se meteu sem qualquer necessidade .
Refiro-me ao desaparecimento das setas que são,desde sempre o símbolo do PSD.
As setas que representam a liberdade, a igualdade e a solidariedade e que foram importadas da social democracia alemã, na qual constituiram marca distintiva na sua luta contra o nazismo, pelos fundadores do PSD que quiseram que elas fossem o símbolo da social democracia portuguesa!
As setas que desde 1974 , a par da cor laranja, sempre foram uma forte marca identitária do partido e figuram em todos os seus documentos, materiais de propaganda e outros espaços do partido.
Pois as setas desapareceram.
Desapareceram do site do partido, desapareceram da página oficial de facebook, desapareceram das novas fichas de inscrição de militantes.
É absurdo, é um disparate, é completamente incompreensível!
É fazer desaparecer uma componente fundamental da nossa identidade e uma agressão inqualificável à nossa memória enquanto partido.
Para além da sua reposição imediata a direcção do PSD deve aos militantes não só um pedido de desculpas como também uma explicação,por patética que seja, para semelhante disparate que nada justifica.
Assim não vamos lá!
Depois Falamos.

4 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Tenho um amigo homossexual assumido, que quando vê patetices destas diz, e cito «mariquices», o que faz rir, respeitosamente, todos os amigos. Se as guinchadoras o descobrem ainda lhe chamam "homofóbico" :)


De vez em quando há umas alminhas tontas, que quando chegam à S. Caetano (antes à Buenos Aires), dá-lhes um surto e fazem um novo emblema. Ainda há dias estive com uma camisola em que havia umas setas todas espaciais, agora tiraram as setinhas. Não se preocupe há sempre a 'narrativa' estilo Kosta: reposição… :)


Como diz o meu amigo mariquices -e já perdi a paciência para tanta palermice, enquanto o país se afunda.

luis cirilo disse...

Cara il:
Mas não s epercebe, mesmo,porque andam a perder tempo com coisas destas. Será para chatear os militantes?

il disse...

Caro Cirilo:
Mas algumas daquelas cabecinhas pensam que os militantes são gente? Psicopatas ligeiros...
Para outros é mais um sinal de arrogância, típica de certa burguesia portuguesa. Cheios de complexos de inferioridade sublimada, que parecem complexos de superioridade.

É melhor sair, e já, de fininho, senão ainda sou contratada por um reality show para psicanalisar qualquer coisa :)))))

luis cirilo disse...

Cara il:
Dá a impressão que não conhecem a História do partido.
E que os valores que são nossos desde sempre não lhes dizem nada