terça-feira, novembro 22, 2016

Vitima e não Réu

Não!
A culpa não é do João Miguel Silva.
Eu percebo que alguns dirigentes do clube da viela do Bessa , alguns comentadores portuenses e alguns adeptos (é...tem alguns) desse clube de "full contact" que por engano também pratica futebol tentem virar o bico ao prego e atirar para cima do guardião duplamente (porque joga e porque é adepto do clube) vitoriano as responsabilidades da pouca vergonha acontecida naquele caixote a meio da viela.
Mas só enganam quem quer ser enganado.
O que as imagens mostram, e todas as pessoas com quem falei que lá estiveram confirmam, é que durante a segunda parte João Miguel Silva foi alvo de provocações por parte da claque "vieleira" colocada atrás da baliza como certamente também o guarda redes deles terá ouvido alguns "mimos" dos vitorianos atrás da baliza em que defendeu na segunda parte.
Isso faz parte do jogo, acontece sempre que os guarda redes jogam de costas para a claque adversária, e o João Miguel convive com essa realidade desde as camadas jovens como qualquer outro guarda redes.
E quem, como ele, já jogou na Luz, no Dragão, em Alvalade com claques bem maiores do clube adversário não ia certamente perturbar-se com meia dúzia de adeptos do Boavista.
No final do jogo levantou os braços e festejou?
Sim. 
Mas nem isso é proibido nem me parece que tenha provocado alguém em especial.
A questão é bem outra.
Chama-se raiva, inveja, mau perder, banditismo, um ódio ancestral que naquele pequeno clube da viela do Bessa tem desde sempre ao Vitória.
Por sinal o clube que eles e os seus adeptos colocados em lugares chave do futebol mais prejudicaram desde 1975 e com especial incidência nos anos de vergonha do "apito dourado".
E por isso a culpa não é do João Miguel Silva.
É de uma besta chamada Idris que o agrediu cobardemente pelas costas, é de um cobarde chamado Tengarrinha que o agrediu à má fila quando o jogador do Vitória estava imobilizado por colegas, é de um Loureiro (naquele clube há sempre um Loureiro a fazer asneiras) que o tentou pontapear no meio da confusão como várias imagens o comprovam de forma clara.
Mas não é só desses.
Há mais responsáveis.
Miguel leal o treinador, Álvaro Braga Júnior o presidente da SAD e João Loureiro o presidente do clube.
Explico porquê.
Como as imagens também demonstram a equipa vitoriana ficou vários minutos no relvado a festejar com os adeptos (e também por instruções de Pedro Martins que sabendo o que naquele antro se "gasta" quis evitar ao máximo problemas no túnel) e se nesse período de tempo o treinador do Boavista tivesse metido os seus jogadores no balneário e o presidente do clube se tivesse assegurado pessoalmente que no túnel não estariam jogadores, dirigentes e seguranças privados do Boavista a preparar a emboscada à equipa vitoriana tudo aquilo teria sido evitado.
Não fizeram nada disso.
Preferiram, sem qualquer razão, andarem a chorar-se pelos cantos quanto à arbitragem e permitiram por omissão que tudo aquilo acontecesse na mais absoluta impunidade até à policia de intervenção ter sanado o problema.
São eles o grandes culpados do que aconteceu no túnel.
Mais os péssimos profissionais, maus caracteres e cobardes, que participaram nas agressões a colegas de profissão e que são indignos de andarem no futebol.
Por isso, repito, não vale a pena tentarem fazer do João Miguel Silva o responsável do que aconteceu.
Ele foi vítima e não réu!
Depois Falamos

P.S. Referi João Loureiro e explico a razão.
Aquelas práticas de intimidação, agressão, insulto e provocação aos adversários do Boavista que jogam no Bessa vem do seu tempo.
No domingo deu mais nas vistas mas há mais de vinte anos que é assim.
Há inúmeros exemplos e testemunhos disso.
E embora hoje mais resguardado aquele a quem um dia Jaime Pacheco chamou o "pardalito" continua por lá e continua presidente do clube.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Caro L. Cirilo

O pior que fizeram ao futebol foi pôr de novo essa agremiação na primeira liga.
Essa familia Loureiro, que deveria pagar por todos os crimes e mafiosices que sempre foi useira e vezeira, ainda mexe.
Este caso é gritante, o Vitória retarda a recolha dos jogadores ao balneário e mesmo assim é vítima de uma espera!
O arbitro não pôde tomar banho porque lhe cortaram a agua quente!
Este clube o seu lugar é nos regionais,pensando bem era mesmo irradiado para não ofender as equipas dos regionais.
Todos os clubes que visitam esse antrio dizem a mesma coisa;é provocação e atemorização de uma quadrilha cujas caras são bem conhecidas.
Quanto ao pardalito, vê os jogos a solo, isolado e sempre a comunicar e mandar recados para a criadagem.~

Cumpts.
J.M.

Anónimo disse...

É um nojo que não acaba. Acho que têm orgulho em serem arruaceiros e vigaristas e já não sabem fazer as coisas de outra maneira. É vício. Não há nada a fazer... E depois os Loureiros que aparecem como heróis quando o clube está bem mas desaparecem como ratos quando clube está mal e os sócios aplaudem...? É daqueles casos; burros para o trabalho mas espertos para a vigarice.

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Estou completamente de acordo consigo.
É um clube que não dá nada de bom ao nosso futebol e que se houvesse justiça já nem existia depois de tudo que fez ao longo de décadas.
Infelizmente continua por aí a fazer asneiras, a semear violência, a aldrabar a verdade desportiva.
Esse episódio do árbitro, que alguma imprensa referiu,mostra bem o "nível" de quem manda nesse clube.
Caro Miguel Leite:
Pois é. Mas o pardalito continua por lá e o esquema de banditismo para intimidar os adversários também. Infelizmente parece que toda a gente lhes tem medo e por isso continuam a fazer o que querem e lhes apetece




Saganowski disse...

O Boavista está ao nível do Canelas...

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
É tudo farinha do mesmo saco

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo,

E agora é o João Miguel que vai pagar com uma suspensão preventiva, quando apenas foi vitima de um conjunto de indivíduos asquerosos e arruaceiros que demonstram apenas o comportamento pelo que se pauta aquele mísero clube (que já nem devia de existir). Mas infelizmente a Federação compactua com todos estes Loureiros e trafulhas que andam pelo nosso futebol. É que as esperas no túnel do Bessa já não são de agora, a intimidação e a violência gratuita são o apanágio desse clue reles de vão de escada! E é algo que já fizeram inclusive em jogos da formação!
Ridiculo, também, é não existir qualquer interdição ao estadio desse clubezeco e que o Vitória tenha de voltar a jogar lá dentro de umas semanas (acho que ainda está bem fresco na memória de todos, o castigo que o Vitória teve após aquela cena rídicula do guarda-redes William e da família Loureiro, que nos obrigou a jogar na Maia).
É imperativo e urgente que o Vitória na qualidade do seu presidente se manifeste contra este castigo do João Miguel e a impunidade perante esse clube de arruaceiros!
No entanto, tenho a sensação (ou será certeza?) que este episódio e castigo aplicado venha mesmo a calhar para as direções da Liga e Federação, é que o Vitória já começa a incomodar muita gente.

Cumprimentos,
Abreu

luis cirilo disse...

Caro Abreu:
Nada do que aconteceu foi surpreendente porque há muitos anos que naquele antro há cenas destas.
Pelos vistos nem as descidas de divisão os acalmaram e continuam com os velhos métodos.
Claro que o facto de o Boavista não ter sido castigado é um escândalo especialmente face a esse exemplo que refere e a que junto os sete jogos de interdição do nosso estádio depois das palhaçadas de outro guarda redes deles (Alfredo) num jogo de má memória.
Uma coisa é certa: O Vitória tem de se empenhar a fundo na defesa do João Miguel Silva que foi vitima e não réu e corre o risco de apanhar um daqueles castigos "exemplares" que só ao Vitória e aos seus jogadores são aplicados