segunda-feira, novembro 21, 2016

Um Triunfo Digno

O Vitória conseguiu um triunfo justo, indiscutível e digno num jogo rodeado de indignidades que devem merecer ao menos severo repúdio por parte de quem gosta de futebol,independentemente de simpatias clubistas, porque não acredito que os prevaricadores sejam punidos pelos atropelos que cometeram. 
Comecemos pelo que o jogo teve de bom.
Desde logo o espantoso apoio em quantidade e qualidade dos adeptos vitorianos que permitiram à equipa jogar em "casa"e mostrar uma vez mais que uma coisa é um clube como o Vitória e outra uma agremiação que fica numa viela na zona da Avenida da Boavista.
Depois a equipa.
Que fez um bom jogo, com grande controlo emocional face à arruaça posta em campo pelos adversários com a cumplicidade do árbitro, e que com um ou outro erro à mistura foi sempre a melhor (eu diria única) equipa em campo.
Com um pouco mais de acerto na finalização poderia perfeitamente ter evitado a ela própria e aos adeptos a maçada de terem de ficar mais meia hora naqueles estádio e naquele ambiente ordinário que nada tem a ver com desporto.
Quanto ao que o jogo teve de mau há essencialmente dois protagonistas.
O árbitro e o Canelas...perdão,o Boavista.
O árbitro, com um critério disciplinar mais que duvidoso, permitiu aos donos da casa um jogo violento com sucessivas faltas a merecerem cartolina mas que na maioria dos casos ficou no bolso (incrível como um arruaceiro chamado Idris só viu amarelo no prolongamento...) enquanto por faltas bem menos graves os jogadores do Vitória eram imediatamente admoestados.
Para lá disso, que já não é pouco, ainda ficou um penálti sobre Hernâni por marcar cometido nas barbas do fiscal de linha que fez de conta que não viu.
E depois o Boavista.
Que como sempre nos últimos vinte anos, mas nem sempre de forma tão evidente como hoje, utilizou a violência, a intimidação e a simulação como forma de suprir as notórias falhas na qualidade individual e colectiva de uma equipa fraquinha até dizer basta.
Jogador do Boavista com bola bastava sentir a respiração de um vitoriano por perto para se atirar para o chão aos gritos como se tivesse sido atropelado por um camião TIR; jogador do Vitória com bola...era canela até ao pescoço e Rafael Miranda que o diga.
Uma vergonha.
E se o que se passou no jogo já foi mau que baste e devia merecer severa actuação dos orgãos disciplinares que dizer do acontecido após este terminar?
Quando lutadores...perdão, jogadores do Boavista quiseram tirar desforço de alguns jogadores vitorianos procurando agredi-los e dando provas de um descontrolo emocional que bem merecia imediato controlo anti doping para se perceber se havia alguma razão "oculta" para tanta agressividade.
E nessas tristes cenas destacou-se pela negativa  um arruaceiro indigno de andar no futebol chamado Idris  que face à  animalidade do seu comportamento merece processo disciplinar e severo castigo pelo que fez e pelo que tentou fazer.
Em suma contra tudo e contra todos o Vitória ,com inteiro mérito e um espectacular apoio dos seus adeptos, conseguiu o que interessava e estará na próxima eliminatória da Taça de Portugal.
Depois Falamos

2 comentários:

luso disse...

Fantástico sem dúvida, a quantidade e a qualidade da massa adepta que se deslocou ao Bessa.
Este nível de apoio que os adeptos do Vitória levam a todo o lado, transforma estes jogos no jogo do ano, para os adversários.
Mas esta simbiose entre os adeptos e o plantel, pode este ano levar-nos a uma época ímpar na nossa história.
A ver vamos.

luis cirilo disse...

Caro luso:
As coisas estão a correr bem.
Vamos ver é se o "sistema" não nos complica a vida