terça-feira, novembro 15, 2016

Os Túneis

Nos túneis está o pior que tem o nosso futebol.
Não pela arquitectura dos mesmos mas por aquilo que lá se passa, com muito maior frequência do que o comum dos espectadores do futebol pensa, em termos de violência, de coacção, de manobras subterrâneas que lesam a modalidade.
O mediatismo dos túneis, a denúncia do que lá se passa, a investigação dos orgãos disciplinares, tudo isso, porém, só sucede quando os protagonistas das poucas vergonhas estão ligados aos clubes chamados "grandes" .
Era conhecida, e bem temida, a triste fama do chamado "túnel das Antas" onde equipas de arbitragem e equipas adversárias do Porto eram coagidas muitas vezes para lá dos limites do imaginável e que terá valido muitos triunfos à equipa portista.
Do "túnel da Luz" e da conhecida armadilha lá feita a jogadores do Porto valeram a estes pesados castigos e ao Benfica um título nacional que de outra forma nunca conquistaria.
Faltava o "túnel de Alvalade" para os leões não se sentirem inferiores em casos destes aos seus compinchas de sempre.
Mas o Sporting é um clube perseguido pela infelicidade!
Porque se do túnel das Antas nunca houve registos de imagem e do túnel da Luz as que se conhecem são demasiado confusas (excepto para o então conselho de disciplina...)para se formar uma ideia concreta, já as de Alvalade são um "livro aberto" em termos de percepção do que lá se passou.
Que numa primeira fase mostram os dois tristes presidentes a "crescerem" um para o outro quais granizés numa capoeira, de seguida vê-se o dono da casa salvo de levar uns tabefes pela intervenção providencial dos seguranças e funcionários do clube leonino e na imagem derradeira o delicioso pormenor do presidente do Arouca, qual chefe de claque, a chamar pelos jogadores para virem fazer "horas extraordinárias" o que estes obviamente recusaram.
São imagens tristes que mostram o nível a que está o dirigismo no nosso futebol.
Hoje foram estes, ontem aqueles, amanha aqueloutros e assim sucessivamente porque com poucas excepções é gente desta que manda na generalidade dos clubes e levou o futebol ao estado de desprestigio em que se encontra.
Depois Falamos.

P.S. Deixo aqui uma excepção e é com todo o gosto que o faço.
Discordo de Júlio Mendes nalgumas coisas como é sabido.
Mas considero o presidente do Vitória absolutamente incapaz de algum dia protagonizar cenas como esta ou descer ao baixo nível dos seus homólogos.

11 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

No caso do túnel da luz, o Benfica seria na mesma campeão nacional pois venceu esse jogo ao Porto e com os Pontos com que o Porto ficou de atraso mesmo vencendo os jogos todos até ao final nunca ficaria à frente do Benfica ficava na melhor das hipóteses a 1 ponto.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Eu sei que no mundo ideal do "benfiquismo" em Dezembro já se ganham campeonatos.
Especialmente quando tudo está controlado.
Mas neste caso o titulo deve-se não às suas estranhas contas(como é que um triunfo num jogo a 20 de Dezembro decide um campeonato???) sem nenhum fundamento mas sim ao facto do então melhor jogador do Porto, o brasileiro Hulk, ter cumprido dezoito (!!!) jogos de castigo antes de uma revisão do processo lhe ter reduzido a pena para três(!!!) jogos. E toda a gente sabe a importância que o Hulk tinha naquela equipa.

Saganowski disse...

Não percebo o porquê de se dar tanta importância ao que se passou em Alvalade! Só porque foi com o Sporting???

No primeiro ano de mandato de Júlio Mendes (se a memória não me falha), num Vitória B - Braga B, os adeptos da equipa do lado de lá da Morreira provovaram, lançaram petardos e nós é que tivemos um jogo a porta fechada... por respondermos a agressões! E não se deu a importância a isso que se está a dar agora a estes dois tóinas!

Francisco Guimarães disse...

Pior do que isso com essa quebra forçada do rendimento do Porto quase que o campeão era o Braga, ou não foi nesse ano?

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Claro que é por ser com o Sporting.
Como se fosse com Porto ou Benfica.
É aquilo a que a CS dá atenção.
Caro Francisco Guimarães:
Sim foi nesse ano que o Braga ficou em 2º lugar.

il disse...

Ao entrar em contato físico com o presidente do 'Arouca', o presidente do Sporting perdeu -o resto é próprio de uma discussão de tasca.

luis cirilo disse...

Cara il:
É das cenas mais rascas a que me lembro de assistir nos ultimos anos.
O país campeão europeu de selecções merecia outra qualidade no seu dirigismo

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Simples, esse jogo foi ganho pelo Benfica e desde aí até ao final da época o Benfica perdeu apenas 2 pontos a mais que o Porto.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Tudo que aconteceu nesse final de jogo marcou o resto do campeonato.
Ao ponto d eo segundo classificado ter sido o Braga e não o Porto.
É legítimo pensar que sem o que aconteceu as coisas podiam ter sido diferentes

Mr.Karvalhovsky disse...

O Presidente do Vitória acredito que não venha a meter-se nestes circos. E ainda bem para a nossa imagem...
No entanto, tem de ser mais interventivo em certos momentos.
É que se formos anjinhos, vamos ser prejudicados... Toda a gente sabe como funciona o futebol Português!
Aliás, vamos ver os próximos jogos do Vitória... É que tenho-me apercebido de que já começamos a incomodar muita gente e estas jogadas de bastidores tão típicas e habituais no futebol Português, vão começar a surgir.
Nessa altura, vou querer ver um Presidente do Vitória à Vitória!
Com modos e educação, mas sempre muito interventivo quando necessário, na defesa dos interesses do clube.
Não basta os jogadores e a equipa técnica.

luis cirilo disse...

Caro Mr. Karvalhovsky:
Estou naturalmente de acordo consigo.
E acredito que o "sistema",que até agora não nos tem incomodado muito neste campeonato, deve estar a preparar-se para entrar em campo.
Com o Porto e o Sporting a um ponto de distância de facto começamos a incomodar.