domingo, novembro 13, 2016

Objectivo Cumprido

Face à Letónia, uma equipa da terceira divisão europeia, o objectivo de Portugal era claramente garantir os três pontos fazendo tantos golos quanto possível pela importância que estes poderão ter numa eventual necessidade de desempatar com a Suíça.
E o objectivo foi cumprido embora não com a facilidade que o marcador parece indiciar.
Porque pese embora a fragilidade do adversário a verdade é que a Letónia é daqueles oponentes chatos,que ás vezes se tornam complicados, porque é uma selecção atlética, viril (às vezes em demasia) que utiliza marcações muito cerradas e dá poucos espaços nos últimos trinta metros.
Portugal sabia isso, entrou a jogar em conformidade com uma boa circulação de bola e laterais muito ofensivos, colocou André Silva em cunha e "pediu" a Ronaldo e Nani, bem apoiados em André Gomes e João Mário, que produzissem os desequilibrios para permitir a chegada ao golo.
A verdade é que Portugal criou várias situações de remate, quase todas de meia distância, mas a boa exibição do guarda redes letão foi adiando o golo até que numa jogadas de envolvência Nani foi rasteirado e Ronaldo de penálti abriu o marcador.
O mais difícil,chegar ao golo, parecia estar feito e a questão seria agora marcar mais.
Mas não foi bem assim.
Porque embora na primeira metade da segunda parte o domínio português se mantivesse a verdade é que por isto ou por aquilo, incluindo um penálti falhado, o segundo golo não aparecia e nestas coisas do futebol já se sabe que quem não marca...sofre.
E no primeiro remate à baliza em toda a segunda parte a Letónia chegou ao golo a vinte e dois minutos do fim e quando Fernando Santos (em excelente hora) já tinha feito entrar Ricardo Quaresma  a render Nani substituição que se viria a revelar decisiva.
Porque o extremo com dois cruzamentos perfeitos, a sua imagem de marca, proporcionou dois golos a Portugal com os remates finais a pertencerem a William Carvalho e a Ronaldo arrumando a questão e garantindo a Portugal os três pontos indispensáveis a manter-se na corrida pelo apuramento directo para o Mundial de 2018.
Até ao final ainda houve tempo para um quarto golo, de Bruno Alves após assistência de Raphael Guerreiro,  para Ronaldo cabecear à barra (nem vale a pena dizer de quem foi a assistência...)  e para o mesmo Ronaldo chegar ligeiramente atrasado a um magnifico passe de Renato Sanches quando no estádio já se gritava golo.
Em suma uma boa exibição, quatro golos marcados e outros tantos falhados por pouco, mas que não foi tão fácil como pareceu isso não foi não.
Em termos individuais destaque para Ronaldo pelos golos e pelos que quase marcou, para Quaresma pela excelência das assistências e por ter sido determinante no resultado, para André Gomes que pautou muito bem o jogo ofensivo e para Raphael Guerreiro incansável nas subidas ao ataque e sendo um dos desequilibradores da nossa selecção num dia em que ninguém jogou mal bem pelo contrário.
Depois Falamos

4 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Faltou questionar o porquê de o Quaresma não ter entrado logo de início a titular?
Ele que tem sido decisivo e feito grandes exibições nos últimos jogos da selecção, com vários dribles e assistências para golo.
Relembro que sem Nani, Portugal ganhou os 2 jogos por 6-0!
E as coisas não são por acaso...

Sou também da opinião de que Portugal nestes jogos contra equipas de 3ª divisão europeia, como o Sr. Cirilo lhes chamou, jogue com o Renato Sanches em vez do André Gomes (e antes do André Gomes ainda estava o Adrien, mas pronto...) e com o Gelson (certamente um dos jogadores portugueses com maior futuro) em vez do João Mário.
Aliás, ontem, com esses em campo durante 15-20 minutos, Portugal arrasou por completo a equipa da Letónia. Esses lances de que fala no post, quase todos, surgiram após a entrada desses jogadores. E as coisas não acontecem por acaso, repito.

Espero que o Fernando Santos mantenha o pragmatismo demonstrado no último Europeu e que portanto nos próximos jogos proceda às respectivas alterações.
Por um Portugal Campeão do Mundo!

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
De acordo quanto a Quaresma.
É incompreensível como um jogador daquela qualidade fica no banco para jogar um Nani que raramente passa da mediania. Mas os treinadores são assim mesmo. E como as entradas de Quaresma no segundo tempo tem resultado é isso que vai acontecer nos próximos jogos.
Quanto ao resto não estou tão de acordo.
Penso que o André Gomes esteve muito bem a atacar e certo a defender e é preciso que alguém faça isso quando Portugal joga muito balanceado para a frente como ontem com dois extremos (Quaresma e Gelson) e dois homens na área (André e Ronaldo).
Claro que Adrien e Renato Sanches são jogadores à altura e dependendo do jogo e do adversário podem ser alternativas.
Felizmente temos muitas alternativas e Portugal tem um naipe de opções de valia invulgar.
Pena pena é que em 2018 jogadores como Ronaldo, Quaresma, Fonte, Pepe, Bruno Alves não tenham menos meia dúzia de anos. Mesmo assim vamos certamente fazer um grande Mundial. mas primeiro é preciso chegar lá

Mr.Karvalhovsky disse...

Chegaremos com certeza!

Mas deixe-me fazer-lhe uma pequena correcção: É que Portugal não entrou assim tão balanceado para o ataque como diz, pois o Gelson apenas entrou na 2ª metade da 2ª parte, altura em que o André gomes saiu.
Portugal estava a jogar com o João Mário, André Silva, CR7 e Nani de início.
Tanto o Nani como o João Mário são mais defensivos do que o Gelson, logo não se compreende pq jogou tmb o André Gomes...
Já agora permita-me fazer um aparte sobre o André Gomes. Não sendo um mau jogador, ainda não consegui entender como é que ele está no Barcelona e ainda por cima através de uma transferência de montantes tão avultados... Se calhar sou eu que não percebo nada disto...
Mas adiante... Na minha opinião Portugal pode fazer muito mais nestes jogos e a prova disso mesmo foi quando pôs "toda a carne no assador", tal como disse acima, em 15-20 minutos arrasámos por completo a Letónia.
Pelo que se viu, com eles todos em campo mais tempo, tínhamos dado 7 ou 8!

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
O que releva é o resultado final e esse foi satisfatório. Podiam ter sido mais golos?
Podiam.
Mas para isso Quaresma devia jogar de inicio e no meio campo menos uma unidade que podia ser João Mário ou André Gomes.
Quanto a este é realmente bom jogador mas ainda falta ali qualquer coisa para justificar o que custou e o clube onde joga. Mas no meio caampo não faltam boas alternativas