segunda-feira, novembro 07, 2016

Contas...


É sabido, e neste blogue já o escrevi várias vezes, que nesta ultima década o Sporting de Braga fez melhor o trabalho de casa em termos desportivos e por isso os resultados tem sido melhores do que aqueles que o Vitória obteve.
É evidente que a estabilidade directiva em Braga também ajudou porque António Salvador enquanto presidente do Braga já conheceu quatro presidentes do Vitória e essa instabilidade tem um preço em termos competitivos mas são vicissitudes de um clube (o Vitória) em que existe um nível de exigência (ou deveria dizer ...existia?) que não se compadece com alguns falhanços directivos.
Mas mesmo nesse cenário de mais sucesso de uma lado do que do outro há uma realidade que não mudará nunca: O Vitória tem mais adeptos, mais fieis e muito mais assíduos no apoio e acompanhamento da equipa.
Os números (e as fotografias acima exibidas) não mentem.
Esta época, com cinco jogos oficiais em casa, o Vitória já teve nas suas bancadas 84.213 espectadores o que dá uma média de 16.842 por jogo.
O Sporting de Braga com sete jogos oficiais (cinco da Liga e dois da liga Europa) teve até agora 66.885 espectadores à média de 9.555 por jogo!
E as imagens são ilustrativas dessa realidade.
Na de cima quase 4.000 vitorianos encheram a bancada nascente do estádio dos Arcos em Vila do Conde numa deslocação em massa a apoiar a equipa.
Na de baixo uma das bancadas da "pedreira" no jogo com os turcos do Konyaspor em que o clube da casa não conseguiu levar ao estádio, numa partida importante para o apuramento para a fase seguinte, mais do que 7.729 espectadores.
O que confirma, claramente, que em termos associativos o Vitória é maior e melhor que o Braga.
Em termos desportivos o Braga nesta década foi claramente melhor (nos oitenta anos anteriores não) mas esses é um problema que se resolverá mais dia menos dia.
Depois Falamos

7 comentários:

Saganowski disse...

Contas? Nem é preciso fazer... Uma imagem fala mais do que mil palavras!

Mr.Karvalhovsky disse...

Grande deslocação a Vila do Conde!
Eu acho que estavam mais de 4000...

Se o Vitória ganhar os jogos todos até ao encontro contra o benfica, que é claramente possível, pois são equipas contras as quais temos obrigação de vencer, julgo que estaremos em Janeiro a discutir o 1º lugar!

Depois Falamos... ;)

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Sim as imagens são elucidativas.
Mas as contas dão-lhes suporte.
Caro Mr.Karvalhovsky:
Vamos jogo a jogo.
Porque a nossa História diz-nos que as escorregadelas surgem quando menos se espera e em jogos em que achamos que são "favas contadas".
Mas podemos,é claro, apontar para esse objectivo que está ao nosso alcance

Anónimo disse...

La estamos nos a pensar em coisas que nao interessam a ninguem. foco nos nossos objectivos e esquecer os vizinhos. Muito sinceramente esta treta das assistencias ja chateia.

Siga que para o ano quero a liga dos campeoes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Chateia quem está em inferioridade na questão.
Não me parece que chateie nenhum vitoriano.
De resto quando escrevo quero lá saber quem se chateia ou não.
O blogue é meu!

Macaco careca disse...

Marrôko anonimo a tentar passar por Vitoriano. Mas que caracter, Hein???

luis cirilo disse...

Caro Macaco Careca:
Alguns deles gostam de andar por aqui