domingo, novembro 27, 2016

3 Notas Indignadas

Foto: Agressão de Tengarrinha a João Miguel Silva

Conhecidos os castigos, nalguns casos perfeitamente ridículos, aplicados pelo conselho de disciplina da FPF aos intervenientes do Boavista-Vitória nos tristemente conhecidos incidentes ocorridos no antro do Bessa impões-se três notas.
1) Constata-se que no somatório monetário dos castigos o Vitória é mais penalizado do que o Boavista o que conhecendo tudo o que se conhece sobre o que aconteceu naquele campo de uma viela perpendicular à Avenida da Boavista é completamente ridículo. Mas faz pensar...
2) Constata-se , igualmente, que no mapa de castigos da FPF falta o nome de um cobarde chamado Tengarrinha que agrediu João Miguel Silva de forma traiçoeira (veja-se a fotografia) e escapou a qualquer sanção disciplinar e jogou ontem contra o Sporting como se nada tivesse feito.
Dir-me -ão que o árbitro nada assinalou quanto a ele no relatório.
Seja.
Mas se não escreveu foi porque não quis porque estava perfeitamente posicionado para ver o que se passou como as imagens televisivas e fotográficas bem documentam.
E ainda assim não deixo de constatar que nuns casos as imagens televisivas servem para castigar jogadores (como o nosso Douglas naquele incidente em Barcelos de que todos nos recordamos) e noutros não.
É mais um dos muitos casos em que o Vitória é tratado de forma diferente, para muito pior, do que qualquer outro clube. Também faz pensar...
3) Mas o mais escandaloso de tudo, e que do meu ponto de vista deve merecer uma firme tomada de posição do Vitória, é a forma como o Boavista escapa impunemente aquele cenário de gangsterismo que é inteiramente da sua responsabilidade.
E nem me refiro a terem cortado a água quente nos balneários.
Isso é apenas uma atitude de labregos sem categoria o que não é novidade para ninguém tratando-se de quem se trata.
Mas quando mais de dez minutos depois do fim do jogo os jogadores do Vitória recolhem ao balneário e são objecto de uma emboscada, no pior estilo gangster, por parte de jogadores,dirigentes e funcionários do Boavista isso não merece acção disciplinar?
Não indicia claramente premeditação? Não mostra atitudes inadmíssiveis no futebol, na sociedade e num país com leis?
O árbitro e os delegados da Liga não viram? Não escreveram nos relatórios?
O conselho de disciplina não lê jornais?
Como é possível o Boavista escapar a uma interdição do estádio e a um inquérito a tudo que se passou quando é o único culpado de todos os incidentes ocorridos?
Voltamos aos tempos do "Apito Dourado" em que tudo lhes era permitido?
Também isto faz pensar.
E muito.
Já sabemos que Vitória é , há muitos anos, um  clube incómodo para o "sistema"  e quando está,como agora, em posições cimeiras da classificação ainda incomoda mais.
Sinceramente tenho algum receio do que está para vir.
Ando há demasiados anos no futebol para cair na ingenuidade de pensar que o acontecido no antro do Bessa foi um acto isolado.
Depois Falamos

4 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Caro Luís Cirilo, lembra-se daquilo que escrevi num comentário a um dos seus posts, à umas semanas atrás, em que o Vitória já estava a começar a incomodar e que nas próximas jornadas muito provavelmente iriam começar a tentar empurrar-nos pra baixo?
Ora cá está o começo...

luis cirilo disse...

Caro Mr. Karvalhovsky:
Sim recordo-me disso.
Que é também a minha opinião e por isso escrevi neste texto que o que aconteceu no Bessa não foi um caso isolado.
Apenas um primeiro passo do "sistema" para nos travar.
( Não esperava é que nós próprios, ontem em Tondela, ajudássemos a isso...)

Mr.Karvalhovsky disse...

Exibição muito abaixo do esperado.
O defesa esquerdo estava outra vez a dormir nos lances dos golos... Claramente o elo mais fraco da equipa!

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Há dias assim.
Esperemos que não se repita.
Quanto ao lateral esquerdo...em Janeiro há que fazer uns retoques