segunda-feira, setembro 19, 2016

Pudores...

Não deixo de achar curiosa a forma como o PSD, e os seus dirigentes, são examinados à lupa quando assumem posições ou atitudes que parecem fugir das normas e por isso despertam pudores vários, desde os comentadores políticos aos cronistas de jornais passando por alguns militantes que supõe os seus códigos éticos e morais mais apurados do que os dos restantes.
Dois exemplos recente vem comprovar isso uma vez mais.
Um destes dias foi anunciado que um jovem dirigente da JSD do Marco de Canavezes tinha entrado num "reality show" da TVI chamado "Casa dos Segredos".
O que à boleia disso se ouviu sobre a JSD, sobre as juventudes partidárias em geral, sobre os jovens que andam na política como se o jovem tivesse cometido algum crime de lesa majestade que pusessem em causa a democracia-o que seria inaceitável- ou o regime-o que nem seria mau- com essa atitude.
Quando se trata simplesmente de um jovem que decidiu ocupar os seus tempos livres participando num concurso televisivo, de gosto duvidoso mas grande audiência, onde não vai representar nem a JSD nem o PSD mas apenas a si próprio num direito que lhe assiste e é inquestionável.
O outro caso recente é o livro de José António Saraiva que vai ser apresentado na próxima semana por Pedro Passos Coelho.
Ainda não li o livro (como seguramente muitos dos que sobre o assunto se tem pronunciado...) e por isso não posso ter opinião sobre o mesmo até proceder à sua leitura que farei tão brevemente quanto me seja possível.
Já li porém centenas de textos do arquitecto Saraiva, no Expresso e no Sol, editoriais e artigos de opinião, bem como li pelo menos dois livros por ele escritos.
Umas vezes concordando totalmente com as suas opiniões, outra divergindo por inteiro, e na maioria dos casos concordando e discordando em percentagens variáveis como é normal quando se leem escritos políticos de um autor que é reconhecidamente polémico na sua forma de escrever.
Este mais recente livro, que tem sido "promovido" (acho que JAS até agradece...) por algumas criticas violentas ao seu conteúdo, supostamente por trazer a público conversas privadas de JAS com dezenas de políticos portugueses (que seguramente sabiam bem que estavam a falar com um jornalista polémico e não com Nossa Senhora de Fátima...)e versando assuntos diversos até de natureza sexual (como se isso no século 21 ainda fosse um tabu carregado de vergonha como no Salazarismo) vai ser apresentado pelo líder do PSD como atrás foi dito.
E, Deus nos valha, o vendaval que isso suscita.
Desde criticas a Passos Coelho por ter aceite apresentar o livro até pedidos lancinantes para que não o faça susceptíveis de comoverem o coração mais empedernido.
Mas Passos vai apresentar o livro.
E faz bem!
Primeiro porque honra um compromisso assumido.
Segundo porque apresentar um livro é isso mesmo; apresentar!
Não significa responsabilidade pelo seu conteúdo ou qualquer concordância com o que lá vem escrito.
E nisto de política tudo que cheira a moralismo em excesso...cheira mal!
Depois Falamos.

2 comentários:

luso disse...

afinal foi cancelada a sessão
Estou a ficar com curiosidade acerca do livro

luis cirilo disse...

Caro luso:
Creio que deve estar a ser posto à venda.
A editora .face ao cancelamento da apresentação, optou por antecipar a comercialização