sexta-feira, setembro 30, 2016

Pobre Europa

Sou um defensor do projecto europeu.
E defendo-o com tanta convicção como com a certeza de que ele nunca correu tantos riscos como no presente devido a uma assustadora falta de líderes que assola toda a Europa.
Este caso da búlgara Kristalina Georgieva é só mais um exemplo.
Depois de meses atrás se ter iniciado o processo de candidaturas a secretário-geral da ONU, com uma dúzia de candidatos a cumprirem os trâmites que são necessários nos quais o português António Guterres venceu todas as votações informais de forma perfeitamente clara, aparece agora esta "golpada" da dupla Merckel/Georgieva (e talvez de mais alguém...) a quererem impor uma candidatura passando por cima de todas as outras de uma forma que o Marcelo Rebelo de Sousa bem caracterizou e envolvendo o PPE nesta feia jogada.
E ai é que entra a fragilização da União Europeia.
Porque a ladina candidata, a expedita mentora e o "Rantanplan " obediente à chanceler alemã que permite as manobras, parece terem esquecido que Georgieva é vice presidente da comissão europeia (o que envolve a Comissão na candidatura por mais que ela o negue)e responsável,imagine-se pelo orçamento comunitário e pela revisão do quadro financeiro plurianual!
E é nesse cenário de grande responsabilidade perante  a U.E. que  a agora candidata pede uma licença sem vencimento por um mês, como quem vai ali fazer um biscate de duvidoso sucesso e já volta, entregando esses assuntos de crucial responsabilidade ao comissário responsável pela Energia (por acaso alemão.,..)  que não conhece os dossiers e não está, portanto, minimamente preparado para as importantissimas negociações em torno do orçamento e da revisão do quadro financeiro plurianual.
Mas o "Rantanplan de Merckel"(também conhecido por Juncker), o tal que noutras questões nem dorme a pensar na ética e nos bons procedimentos, autorizou prontamente a vergonhosa licença sem vencimento sacrificando os interesses europeus às jogadas das senhoras Merckel e Georgieva e fazendo da comissão um mero trampolim para a candidata búlgara.
São atitudes como esta que fragilizam o projecto europeu e fazem os cidadãos descrerem dele.
Esperemos que na eleição para secretário geral da ONU o vencedor seja quem fez todo o caminho e não quem optou pela batota de ir por um atalho!
Ao menos isso...
Depois Falamos

P.S: Só falta mesmo a senhora Georgieva, se perder como merece a eleição na ONU, voltar para o seu cargo na Comissão Europeia como se nada se tivesse passado!

2 comentários:

il disse...

Isto parece o PSD Lisboa. Só para-quedistas...
Mas a Europa está em total loucura. Os tontos que nos desgovernam não sabem o que fazer e quando o povo diz não, eles respondem «mude-se de povo». Não sei se o regime aguenta, não sei mesmo.

luis cirilo disse...

Cara il;
A questão é mesmo essa: Se os povos continuam a aguentar os regimes por muito tempo.
Se calhar...não!