terça-feira, setembro 27, 2016

Nápoles e Maradona

Tenho uma velha simpatia por dois clubes italianos.
O Nápoles e o Milan e a isso já me referi várias vezes neste espaço de opinião.
Simpatias que em ambos os casos vem do final dos anos oitenta do século passado muito por força dos grandes jogadores que alinhavam nessas equipas e que faziam dos jogos entre eles os mais interessantes e mediáticos do futebol europeu desse tempo.
No Nápoles eram os anos de Maradona, Careca, Alemão, Ferrara, Carnevale entre outros e no Milan o tempo dos holandeses (Van Basten, Gullit, Rijkaard) e de Baresi, Maldini, ancelotti entre tantos outros que construiram o melhor Milan da história com Arrigo Sacchi e depois Fabio Capello no banco.
Mas o Nápoles foi sempre especial.
Muito por força do génio de Maradona mas também por duas outras razões.
Uma é o ambiente fabuloso no seu estádio de S. Paolo ,onde tem assento os ainda hoje mais entusiásticos adeptos de todo o futebol italiano, que funciona como um excelente 12º jogador dos napolitanos e condiciona os adversários de forma significativa.
A outra o facto de Nápoles ser uma cidade e um clube que estão fora dos tradicionais centros de poder político e desportivo de Itália, que se encontram em Roma,Milão e Turim, pelo que todas as suas conquistas foram contra os poderes e rompendo tradições e costumes que vinham muito de trás.
Isso deveu-se muito ao génio de Maradona e dos seus colegas de equipa, é verdade, mas também à forma como os adeptos souberam unir-se em torno da equipa para conseguirem titulos e troféus que durante muitos anos pareciam simples miragens.
Um exemplo para Itália, mas também para outros países e campeonatos.
Hoje, depois de anos de penumbra por razões que não interessam para este contexto, o Nápoles está de regresso aos primeiros lugares do campeonato tendo sido vice campeão na temporada passada e dando sinais de poder lutar novamente pelo titulo este ano.
Com a quarta maior massa associativa de Itália (depois de Juventus,Inter e Milan), duas vezes campeão da 1ªdivisão, uma da 2ª e uma da 3ª, vencedor de cinco taças e duas supertaças de Itália e uma Taça UEFA, o Nápoles é um clube especial, único nalgumas caracteristicas e que merece a simpatia de todos aqueles que acreditam que há vida para lá das grandes potências do futebol.
Por mim, que com o Nápoles simpatizo desde há trinta anos, espero que esta época tenha muito sucesso em todas as competições em que está envolvido.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

É por demais subjectiva a discussão sobre quem é o melhor de todos os tempos no futebol.
Uns Pelé, ouros Maradona, outros Eusébio ou Cruyjff, agora Messi ou Cristiano Ronaldo.
Creio que tem tudo a ver com as épocas em que cada um joga, o que torna difícil as comparações directas quando todos jogaram em épocas sobre circunstâncias e contextos completamente diferentes.

Mas há uma coisa que diferencia Maradona e tem a ver precisamente com o Nápoles. Porque todos os outros brilharam em clubes de grande dimensão, em ambientes muito favoráveis aos títulos e com equipas a jogarem para eles.
Maradona não: ousou sair de um clube de topo (Barcelona) e foi construir o seu próprio mito numa equipa sem tradição de títulos. Não teve uma equipa a jogar para ele, Maradona é que jogou para a equipa e fez daquele Nápoles um sonho de equipa que conquistou títulos. Pelo meio levou literalmente a Argentina ao Campeonato do Mundo 1986,
Isto para dizer, que sem tirar mérito os outros, é fácil ser campeão num contexto favorável. É muito mais difícil fazer o que Maradona fez, sair do conforto dos grandes e ir provar num pequeno que foi, é e continuará a ser o maior de todos os tempos. Não vejo Messi nem C. Ronaldo terem esta coragem...
Termino com uma citação do próprio Maradona, no filme de Kusturica: "que jogador teria eu sido se não fosse a cocaína..."

Paulo

luis cirilo disse...

Caro Paulo:
Inteiramente de acordo.
E até acrescento à sua ultima frase,citando Maradona, dizendo o seguinte:
Que jogador teria Maradona sido se fosse um profissional como Cristiano Ronaldo.

Mr.Karvalhovsky disse...

Grande Nápoles! E Grande Maradona!
Não podia estar mais de acordo consigo... Que seja uma grande época para o Nápoles!

luso disse...

Somos todos Nápoles desde pequeninos?
Ou é só desde o último sorteio da liga dos campeões?
:) :)

luis cirilo disse...

Caro Mr. karvalhovsky:
Assim seja.

luis cirilo disse...

Caro luso:
Eu simpatizo com o Nápoles há trinta anos.
Desde Maradonha