quinta-feira, setembro 22, 2016

A Pequena Leninista

Há dois "romances" que estão a dar muito jeito ao governo para distrair as atenções dos números negativos da economia, do crescer da dívida, dos juros do financiamento externo a subirem, do crescimento que não se verifica, da austeridade que não acabou , de um "tempo novo" que é cada vez mais o "tempo velho" com cheiro a passado já remoto, dos avisos do FMI quanto a mais "cortes", dos alertas do conselho de finanças públicas entre outros sinais evidentes do fracasso da geringonça.
Há dois "romances" pois.
O do livro do arquitecto Saraiva, que a máquina do PS tem empolado quanto possível tentando arrastar Passos Coelho para o "drama", e o das declarações da pequena leninista num encontro do PS que mereceram sobejos aplausos dos presentes, um habitual sorriso alarve de João Galamba, e um repudio generalizado de comentadores a responsáveis politicos (excepto do PS e do BE...) incrédulos com tanta irresponsabilidade, tanta demagogia, tanto retroceder na História.
E mesmo no PS houve quem achasse por bem,como Helena Roseta, demarcar-se da toleima.
Aliás não posso deixar de dizer, num aparte, que é significativo que o dirigente político da geringonça que proferiu declarações mais sensatas sobre o assunto tenha sido...Jerónimo de Sousa o líder do PCP acredito que também ele horrorizado com tanta falta de senso e tanta verborreia.
A verdade é que a pequena leninista disse o que disse e a pequena líder-Catarina Martins- veio de imediato secundá-la.
Depois...bem, depois perceberam a dimensão do disparate (se calhar já com as orelhas incandescentes) e embora continuem a acreditar piamente no dito sentiram-se na conveniente necessidade de tentarem conter os estragos e virem a público dizerem que não era bem assim e que não tinham sido bem entendidas.
E na aflição a pequena leninista teve até esta frase lapidar "..preocupa-me pensar que estou a dizer coisas que as pessoas não entendem..." tentando sacudir a água de um capote demasiado pesado para tanta inexperiência e tanta insensatez.
As pessoas perceberam perfeitamente o que ela disse e o que com isso quis dizer.
Bem como o que sua pequena líder (não me refiro ao tamanho físico mas à diminuta dimensão política e curta valia intelectual) disse e que apenas mereceu uma gargalhada de gozo por tanto disparate e por conceitos que remetem para o antes da revolução russa de 1917.
E uma coisa é certa:
Cada vez que vem a público nos últimos dias (e tem sido bastantes)a tentarem explicar-se apenas tem conseguido...enterrar-se cada vez mais.
Porque disseram o que disseram (correspondendo ao que pensam) toda a gente entendeu e é isso que as preocupa!
Depois Falamos.

4 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Fui a correr ler o livro -afinal queria saber o que havia escrito sobre 'moi'. Fiquei muito decepcionada -não consto! Estou indignadíssima :))))
A sério: já li uma boa parte, nada de interessante. Pela imprensa parecia que vinha "tudo em cuecas"-ou sem- e afinal são coisas engraçadas, coisas conhecidas e nada de substancial. Tenho a certeza que o Sr. Arq. Saraiva deve saber muito mais do que disse.
Quanto ás tontinhas, nada de novo. Mas eu se fosse o Costa também gostava de ser mandado por carinhas larocas. Se eu fosse PM e aparecessem rapazes bem jeitosos tambem deixava andar... Temos de ir rindo, que o resgate vem aí!

luis cirilo disse...

Cara il:
Vem aí vem.
Fatal como o destino quando há socialistas no poder

saganowski disse...

3 resgates com governos de esquerda... e ainda assim não aprenderam! Nem eles (esquerda) nem os portugueses que votaram neles!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
OS "3 Mosqueteiros" afinal eram quatro.
Como, infelizmente, vai acontecer com os resgates.
Pode ser que alguns aprendam