segunda-feira, agosto 01, 2016

Pobre Liga

Tenho pena de não conseguir levar a sério a Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Mas não consigo.
Porque é ela própria que contribui para o descrédito que a rodeia e por tabela atinge as competições de sua organização como é o casos dos dois campeonatos profissionais de futebol.
Organiza competições com sorteios feitos à medida de três clubes consagrando o principio dos "filhos e enteados".
Permite que alguns clubes, à sua vontade, tenham um estádio para receber a maioria dos "enteados" e outro para receber os "filhos" conforme o interesse destes.
Tem uma competição-Taça da Liga- feita à medida do interesse de alguns clubes o que está bem expresso no facto de em nove edições sete delas terem sido vencidas pelo "filho pródigo".
Não conseguiu, mas aí a culpa é mais dos clubes que da sua direcção, ter o acto de decência de reintegrar de imediato o Gil Vicente na 1ª divisão na sequência de uma decisão judicial que só pecou por tardia.
Falhou rotundamente na negociação centralizada dos direitos televisivos que era aquela que garantia uma distribuição justa das verbas e permitia um aumento da competitividade do nosso futebol.
São muitas, infelizmente, as razões para a LPFP não poder ser levada a sério.
As atrás apontadas e outras quem nem cito para não ser fastidioso.
Mas há uma que não consigo entender mesmo por mais que reflicta no assunto; porque razão a Liga encerra o mercado de transferências apenas duas semanas após o início do campeonato e não no dia em que este começa?
Não faz sentido nenhum, não defende o interesse dos clubes nem do nosso futebol, apenas serve para destabilizar jogadores e planteis, complicar a vida aos treinadores e dar dinheiro a ganhar aos empresários.
Seria tão simples definir que no momento em que o campeonato começasse as transferências fechavam até à "janela"  de Janeiro.
Até porque noutros tempos já foi assim quando os campeonatos eram organizados pela FPF e nem existia Liga.
Mas no futebol português nada é simples.
"Eles" lá sabem porquê!
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem um presidente que já afirmou que scbraga e Vitória sc mais tarde ou mais cedo iriam um dia ser campeões!! Como?! A proteção é sempre para os estarolas do costume.
Cumprimentos
FF

luis cirilo disse...

Caro FF:
Quando o actual presidente da Liga foi um dos expoentes do sistema de favorecimento dos filhos contra os enteados creio que está tudo dito.