quarta-feira, agosto 10, 2016

Sugestão de Leitura

Deve dizer-se, antes de mais, que esta biografia de El Rei D.João II faz parte de uma valiosa colecção de biografias dos Reis de Portugal, lançada anos atrás pela editora Temas e Debates, na qual todos os nossos monarcas de D. Afonso Henriques a D.Manuel II  são biografados pelos mais ilustres historiadores portugueses contemporâneos.
Tem a curiosidade adicional de os livros não terem sido lançados por ordem cronológica, embora o primeiro a sair fosse precisamente a biografia de D. Afonso Henriques (o respeitinho é muito bonito), mas sim por critérios que pertencem à editora como não podia deixar de ser.
Esta biografia de D.João II saiu logo após a do Rei Fundador seguindo-se as de D. Pedro V e de D. Maria II o que para mim encerra uma particular curiosidade dado considerar que D.Afonso Henriques e D.João II foram os mais importantes reis da História de Portugal.
Um criou um país e o outro deu "mundo" a esse país.´
É uma obra escrita com grande rigor científico, minuciosa. que nos traz o retrato de um Rei que foi um hábil negociador com Castela (o Tratado de Tordesilhas foi o expoente dessa diplomacia), um visionário que soube projectar Portugal no Atlântico para lá de Marrocos , que planeou a chegada à Índia e a descoberta do Brasil e que governou o país com sabedoria e autoritarismo mostrando uma mão de ferro para com os seus inimigos e para aqueles que contra ele conspiravam como os duques de Bragança e de Viseu.
Mas é também a história de um homem que morreu novo (apenas com 40 anos e supõe-.se que envenenado), que reinou apenas 14 anos e teve nos seus anos finais de conviver com a morte do filho e príncipe herdeiro D. Afonso e a impossibilidade de impor na sucessão o filho bastardo D. Jorge como tanto desejava para além de um distanciamento da rainha D. Leonor que se recusou a acompanha-lo nos últimos dias de vida.
D. João II foi um grande Rei.
No seu reinado teve de enfrentar problemas que pela sua dimensão obrigaram a soluções que condicionaram por muito tempo aqueles que lhe sucederam e foram marcantes para a História de Portugal e isso fê-lo ganhar um lugar de enorme relevo no nosso colectivo enquanto povo.
É um livro algo denso, muito preciso e documentado, que se lê com imenso prazer porque lá estão factos e personagens fundamentais de Portugal.
Depois Falamos

Sem comentários: