quarta-feira, agosto 24, 2016

Mais do Mesmo

Começou mais uma época futebolística.
Só mais uma porque na verdade tudo se mantém na mesma em relação aos últimos largos anos.
A Liga que devia zelar pela seriedade e verdade desportiva das duas competições que organiza é a primeira a aldrabá-las com um sorteio feito à medida dos interesses de três clubes.
Os restantes, em vez de defenderem os seus direitos e impedirem a aberração, mantém a postura atenta , veneradora e obrigada de chapéu na mão e mão estendida na esperança de apanharem umas "migalhas" (leia-se jogadores emprestados) caídas da mesa do poder.
A comunicação social escrita mantém, também ela, a postura de sempre: A Bola e o Record defendem os interesses de Benfica e Sporting (por esta ordem) e O Jogo os do Porto fazendo dos outros clubes (já para nem falar das restantes modalidades) apenas o recurso necessário a encherem páginas.
Os clubes candidatos ao titulo, que pela sua dimensão associativa e implantação nacional, deviam ser os primeiros a zelarem pelo bom nome da competição e pelo respeito por todos os intervenientes (até pelo interesse comercial no prestigio da industria futebol) já estão envolvidos nas patéticas, absurdas e apalermadas discussões de quem é mais beneficiado ou prejudicado como se por acaso não fossem os três muito mais beneficiados que todos os outros juntos!
E ainda vamos na segunda jornada...
Restam as televisões.
Onde o "mais do mesmo" é cada vez mais "mais do mesmo".
Programas com comentadores afectos apenas a esses três clubes, discussões intermináveis que apenas rebaixam e descredibilizam o futebol, utilização desses programas para pressionarem de forma imoral e canalha os agentes do futebol, nomeadamente os árbitros, que já sabem que se tomarem decisões que desagradem aos "donos disto tudo" tem "missa cantada" na rtp,sic,tvi e cm tv .
Nunca vi uma intoxicação tão intensa e nociva da opinião pública como a feita por esses canais de televisão em relação ao futebol e a três clubes que monopolizam noticiários, debates, reportagens e comentários.
Uma vergonha digna de um país de terceiro mundo e de uma sociedade brutalmente inculta em termos desportivos.
Felizmente a época futebolística também começou em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França.
E desses campeonatos podemos ver o que realmente interessa.
Grandes equipas, grandes jogadores e grandes jogos.
Valha-nos isso.
Depois Falamos

4 comentários:

Saganowski disse...

Nunca perdi, não perco, nunca perderei tempo com programas de debate desportivo onde apenas se sentam os 3 do costume.
Além de apenas darem voz a esses 3 do costume, servem a inutilidade de discutir o que não interessa a ninguém, que é ver quem mais ganha, quem mais influencia e quem mais berra! São uma ferramenta de manutenção do "status quo" e não uma forma de melhorar o desporto rei em Portugal!

O único programa que era justo, imparcial e valia a pena ver era no Porto Canal e chamava-se "A Bola é Redonda"!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Eu também não vejo porque acho-os absolutamente estupidificantes.
E, como sabes, até sou amigo de vários comentadores desses programas.
Quanto ao "A Bola é Redonda" tendo,também, aqui e ali os defeitos dos outros tinha outros momentos em que se falava de futebol "a sério" e a enorme vantagem de ter mais dois clubes para lá dos três que tem o monopólio dos outros programas

José Duarte disse...


"O Dia Seguinte", o "Play Off", o "Prolongamento", aquele programa da CMTV, as mulheres que agora inundam também os noticiários e comentários quanto ao "desporto das costas largas" que é o futebol masculino, deixam-me de tal modo enjoado que, apenas, acompanho as imagens das transmissões da Sport TV - quantas vezes anulando completamente o som, nem quero ouvi-los!
Os comentadores dos programas acima citados - era tão bom que mudassem aquelas caras, mesmo que continuassem a ser unicamente as dos 3 estarolas - esgotaram o reportório: lançam línguas azuis, verdes e vermelhas; lançam olhos esbogalhados azuis, verdes e vermelhos... eles não têm mais nada além das camisolas!
Eu vejo-me ao espelho todos os dias e noto que estou a ficar velho, mas, não doente. (Envelhecer é inevitável). Não haverá neste país terceiro-mundista uma alma caridosa que faça ver àqueles cidadãos que, além de estarem a ficar muito velhos, estão a ficar mais doentes, muito doentes!?
Certamente, o Serrão, o Paulo Guerra e quejandos não são assim tão velhos para que não apareçam nas televisões... só que a conversa destes gajos cheira a mofo que tresanda!

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
É como diz.
Já não há paciência para tanta intoxicação, tanta parcialidade, tanta falta de nível.
Para além de serem programas que pela postura de alguns comentadores,não todos, apenas servem para exacerbarem os ânimos dos adeptos.
Então o Pedro Guerra é absolutamente insuportável.