quinta-feira, agosto 04, 2016

Desavergonhados!

Num país em que a qualidade dos agentes políticos fosse outra,para melhor, este caso ou não teria existido ou os neles envolvidos já teriam apresentado a respectiva demissão.
Ou sido exonerados por um primeiro-ministro que tivesse sentido de Estado!
Mas estamos em Portugal.
Onde a Galp convidou para irem de borla a Lyon ,assistir a um jogo da selecção, três secretários de estado.
O dos assuntos fiscais, e convém recordar que a Galp tem um contencioso fiscal com o Estado de cerca de 100 milhões de euros, o da indústria que tutela a área de negócio da empresa e o da internacionalização onde a Galp tem interesses óbvios pelo que a escolha dos convidados é tudo menos inocente.
Tudo razões para os secretários de estado não aceitarem o convite.
Mas aceitaram.
E por isso cada dia que continuem em funções é mais um dia a contribuir para o descrédito de um governo que já não é nada famoso pela sua credibilidade.
Há muitos anos atrás o então primeiro-ministro Cavaco Silva demitiu o então ministro Carlos Borrego por este ter contado uma anedota sem piada.
Alguns anos depois o então ministro Jorge Coelho demitiu-se devido à queda de uma ponte em Entre os Rios na qual não tinha a mínima responsabilidade como é perfeitamente evidente.
Tempos em que o sentido de Estado e o assumir de responsabilidade política não eram palavras vãs!
Mas hoje vivemos no tempo da Geringonça.
E dada a forma como assaltaram o poder é evidente que o termo vergonha não faz parte do seu léxico político.
Pelo que os secretários de estado vão continuar em funções perante o silêncio de um primeiro-ministro que subitamente parece ter desaparecido de circulação como lhe é típico quando as coisas correm mal.
Depois Falamos

P.S. É um assunto com contornos muito diferentes mas também não gostei de saber que deputados do PSD foram a França a convite da Olivedesportos.
Há misturas que são de evitar!
E aqui cabe o elogio ao presidente do PSD,Passos Coelho, e ao secretário geral,Matos Rosa, que também lá estiveram mas a expensas totalmente suas.

5 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Estamos no País do vale tudo, e não há pudor que trave estas atitudes, tornando-se estas, quase banais, naturais e aceitáveis. Mas não o são, ou pelo menos não o deveriam ser.
São estes subornos floreados que fazem com que os interesses dos grandes sejam sempre salvaguardados, em prejuízo das classes cumpridoras, que pagam os seus impostos a tempo e horas.
Estes três secretários de estado, não podiam ter aceite este convite, e agora tinham a obrigação de se demitirem.
Mais, dizem que vão pagar à Galp os custos que tiveram com eles, mas eu gostava de saber como é que vai ser feito esse pagamento? Em dinheiro vivo? Por transferência bancária? Vai haver factura dessa transacção?
Enfim, é sempre a atirar areia para os nossos olhos, a fazerem de nós pouco inteligentes.
É caso para dizer para irem gozar com o c.......

Miguel

Anónimo disse...

Antes de mais, devo dizer que sou socialista, por convicção e não por filiação. O facto de nunca me ter filiado no PS (ou noutro partido em geral) tem a ver entre outras coisas, com estas vergonhas.
Estes senhores, fossem homens honrados, pediam a demissão na manhã seguinte às viagens, depois do sono lhes ter limpo as cabeças. Este comportamento inadmissível não é exclusivo do PS, é transversal a toda a classe política. Felizmente conheço pessoalmente algumas excepções, mas são excepções que confirmam a regra. A regra é serem lambões.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
É como diz. Pensam que somos todos parvos e que basta aparecer um ministro na televisão a dizer que o assunto está encerrado para estar mesmo.
Mas não está.
E acredito que este assunto ainda vai dar pano para mangas.
E gostava que os secretários de estado mostrassem os comprovativos de reembolso.
Caro Anónimo:
Tem razão no que diz quanto aos comportamentos transversais na classe política.
Mas agora é este caso que devia ter sido resolvido de outra forma com a demissão dos faltosos.
Infelizmente o governo preferiu seguir pela via da irresponsabilidade.

il disse...

Naturalmente que o que a «Sábado» descobriu é uma promiscuidade e uma grande falta de vergonha na cara. Mas isso é o socialismo e nada mais a acrescentar -aliás até podemos : O IMPOSTO DO SOL! Já tinha brincado com amigos que qualquer dia havia um contómetro à porta das n/ casas de banho. Aí, cada vez que nós íamos por-nos em paz com a humanidade, pimba imposto! É melhor que o seu blog não esteja sob vigilância, senão... ainda pespegam uma maquineta à porta da casinha das aflições.

Se o convite a pessoas que são da área do desporto, relações estrangeiras ainda se percebia, mas o secretário das finanças? Pois eu quando tiver problemas com o fisco, já sei, convido para uma bejeca e um jogo de solteiros e casados!

Ups lá ficava eu socialista -cruzes credo!

luis cirilo disse...

Cara il:
Eu limito-me a imaginar o "circo" que por aí teríamos se isto acontecesse no anterior governo.
Tenho é pena que comportamentos imprudentes de gente do PSD tenham tirado ao partido algum "élan" na denúncia da situação