sexta-feira, agosto 12, 2016

Começa Hoje

Terminado o período de defeso e concluídas as pré temporadas das equipas do 1º escalão começa hoje, com um Rio Ave-Porto, a liga 2016/2017.
Lá para Maio do ano que vem se saberá quem foi o campeão, quem vai acompanha-lo na champions, quem se apura para a liga Europa, quem desce de divisão e quem faz campeonatos a meio da tabela não se apurando para competições europeias mas também sem perda de escalão.
A dezanove dias do fecho do mercado, e sabendo-se que os dias derradeiros são sempre muito movimentados com entradas e especialmente saídas, é difícil fazer uma previsão sobre o desempenho que cada clube poderá ter mas mesmo assim há tendências que permitem sustentar uma primeira previsão.
Para o titulo, e como quase sempre, há três candidatos.
Para mim, hoje 12 de Agosto, o principal candidato é o Sporting.
Pelas simples razão de ter a melhor equipa e de ser o plantel menos mexido até agora.
Claro que as eventuais saída de João Mário e Slimani,especialmente este, a confirmarem-se mexem com a qualidade do plantel e fragilizam a candidatura.
A seguir vem o Benfica, campeão em titulo, que pese embora ter sofrido "rombos" de monta no plantel (Gaitan, Renato Sanches, Talisca e ao que tudo indica Salvio) conta com um treinador com larga experiência em reconstruir equipas todos os anos e na Luz parece que meios financeiros não lhe faltam.
A verdade é que até agora a equipa deste ano é inferior à da época passada.
Depois vem o Porto.
A atravessar um inusitado período de "seca" e que tudo fará para este ano regressar aos títulos que foram a sua normalidade nos últimos quarenta anos.
A verdade é que o plantel portista deixa algumas interrogações que, a par de não se saber qual a "resposta" de Nuno Espírito Santo a treinar um clube com a exigência do Porto, transformam os "dragões" no teoricamente menos forte dos candidatos ao titulo.
Mas bastarão duas contratações cirúrgicas para tudo se alterar.
Para a Liga Europa há um candidato certo, o Sporting de Braga, e depois mais algumas equipas que poderão ambicionar um apuramento europeu.
Os este ano europeus Arouca e  Rio Ave a que se poderão juntar outros "clientes" mais ou menos habituais como Marítimo , Nacional e Estoril.
"Candidatos" à descida teremos os recém promovidos Feirense e Chaves mais o Tondela que na época passada se salvou quase milagrosamente da despromoção.
Os restantes terão como objectivo, salvo surpresa boa (ou má...), o fazerem um campeonato tranquilo e assegurarem a manutenção.
Resta o Vitória.
Que do meu ponto de vista devia ser sempre o principal candidato ao quarto lugar e olhando para cima com ambição mas...não tem sido!
Nem ao quarto, nem ao quinto que são os lugares que dão acesso garantido à Liga Europa.
Eu sei que no clube há quem pense, e diga, que o Vitória não tem obrigação de lutar todos os anos pelas competições europeias.
Não é esse o meu ponto de vista nem a cultura vitoriana permite que se pense com tão pouca ambição e por isso espero que esta época o Vitória honre o seu historial e seja um forte candidato ao apuramento europeu.
O plantel que se conhece (repito que ainda faltam 19 dias para fechar o mercado) dá alguma esperança nesse sentido mas é evidente que continuam a faltar reforços em quantidade/qualidade que permitam solidificar essa ambição.
Até 31 de Agosto há tempo mas também há três jornadas da Liga face a potenciais (Braga, Marítimo e Paços de Ferreira) concorrentes ao apuramento para a liga Europa pelo que convém alicerçar essa candidatura com resultados positivos.
A ver vamos...
Depois Falamos

8 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo,

Discordo da sua opinião.
Para mim o principal candidato ao título é o Benfica pois no meu entender tem melhor equipa. Do 11 titular "só" saíram Renato Sanches e Gaitán, o núcleo duro de jogadores mantiveram-se vij chega ao seu plantel jogadores bons Como Cervi, Zivkovic, Carrillo, Horta e acima de tudo mantém o treinador, homem educado e culto.

A:C: disse...

Será o mesmo de sempre com mais um,ou menos um outsider...
Sobre o Vitória gostei do que vi na generalidade dos jogos com especial relevância,nos 2 jogos do torneio da póvoa e no recente com os abeclas - Mais dominador,enleante e objectivo do que nos últimos anos.Com mais um criativo acredito que até podemos almejar mais do que um acesso à L.E. se também os do apito comprado se distraírem conosco...Porque isto do video-àrbitro é mais uma para encher balões...

luis cirilo disse...

Caro cards:
Um campeonato não se ganha só com onze. E jogadores como Talisca e Salvio também são titulares. Quanto aos reforços não sei o que valem Zivkovic e Cervi. Continuo a achar que o Sporting é o mais forte se não saírem jogadores fundamentais como Slimani, Rui Patrício, Adrien e Bryan Ruiz. Claro que a saída de João Mário enfraquece mas se for única não será grande problema. Vantagem maior para o Benfica não é a educação de Rui Vitória mas sim a manutenção no activo dos tri campeões Capela,Xistra,Paixão e afins.
Jorge Jesus não tem a educação,cultura e fair play do RV mas nem por isso deixa de ser um grande treinador. Provavelmente o melhor do história do Benfica.
Caro De Guimarães:
Quem me dera a sua fé. Mas acho que o nosso plantel continua a precisar de reforços que já cá deviam estar. Um central experiente, dois médios e um extremo.

cards disse...

Caro Luís Cirilo,

Jorge Jesus é um excelente treinador, mas está longe de ser o melhor da história do Benfica Bela Guttmann, Erickson, Jimmy Hagan, Otto Glória têm melhor curriculo do que Jorge Jesus no Benfica

JRV disse...

Caro Cirilo,

Concordo consigo.

No que ao futebol propriamente dito concerne, o clube de alvalade é o principal candidato ao título. Tem a melhor equipa, tem o melhor plantel, tem o melhor treinador. Tal como demonstrou na época transacta.

A aposta dos lampiões de lx, por seu turno, parece ser de continuidade face ao que vem sendo feito e que tão bons resultados teve ne epoca passada: o rendimento dos pontas-de-lança de apito na boca.

Os corruptos de contumil estão à espera, por uma questão de fé e falta de alternativa, que o plantel que não resultou na época passada, dê frutos nesta época. Pode ser que sim.

O nosso Vitória é candidato a uma época relativamente tranquila, na linha da anterior. Num cenário de investimento quase nulo, o plantel não parece chegar para mais. Com tantos emprestados ao barulho e definições muito tardias dependentes das sobras e vontades de terceiros - como parece ser o caso - não se pode esperar mais. É a mediocridade do costume, que nem um treinador acima da mediania será capaz de disfarçar.

Cumprimentos,

cards disse...

Caro JRV,
O Sporting tem o melhor treinador da liga e isso é um trunfo importante.
Quanto a Rendimento dos pontas de lança do Benfica não poderia estar mais de acordo com você na época passada Jonas, Mitroglou e Raul Jiménez marcaram, juntos, mais golos do que 14, repito 14, equipas da liga portuguesa e se esta época repetirem o feito o Benfica fica mais próximo de ser novamente campeão nacional, ou melhor, tetracampeão nacional.
Já o Porto tem boa equipa tem novos bons reforços mas vão sair bons jogadores.

JRV disse...

Caro cards,

Compreendo a sua frustração e dificil relação com a realidade. Afinal, gastam dezenas de milhões de euros (50 vezes mais que alguns participantes da liga), promovem a viciação dos sorteios das competições e, no final do dia, têm que ser os xistras e capelas desta vida a resolver. Queixe-se ao traficante que lidera o clube que apoia.

Caro Cirilo, lamento por esta utilização indevida de um espaço de comentário aos seus posts.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro cards:
Estatisticamente(titulo) creio que JJ é o melhor.
Caro JRV:
Os jogos da primeira jornada confirmaram de alguma formas as previsões.
Nomeadamente sobre o enfraquecimento do SLB (muita sorte em Tondela onde os da casa tiveram mais oportunidades) e o potencial do SCP. Mas creio que os movimentos do mercado aconselham a esperar por 31 de Agosto para ideias mais definitivas.
Quanto ao Vitória...depois falamos.