sábado, agosto 20, 2016

Categórico

Já vi muitos Marítimo-Vitória, alguns presencialmente nos Barreiros, mas não me lembro de um triunfo tão categórico como o alcançado na manhã de hoje (originalidades da Liga...) pela equipa vitoriana face a uns insulares que ainda devem estar algo atordoados pelos vendaval de futebol que os assolou.
Com apenas uma alteração relativamente ao jogo anterior, saiu Valente (até dos convocados) e entrou Rafinha, a equipa vitoriana entrou muito personalizada e assumindo o jogo de forma clara empurrando os anfitriões para uma postura defensiva que não esperariam.
Aos sete minutos, de baliza aberta, Marega atirou ao poste e percebeu-se então que o golo vitoriano não tardaria face ao atabalhoamento defensivo dos madeirenses que nunca se entenderam quer com o bom futebol vitoriano quer com a rapidez do seu trio atacante sempre bem municiado por um João Pedro que pegou na "batuta " que se espera mantenha por muito tempo.
Depois chegaram os golos, por Rafinha e Marega, e o Vitória continuou a mandar no jogo com grande determinação (há muito tempo que não via tanta personalidade na equipa) indo para intervalo com a questão decidida ou quase.
Na segunda parte a equipa reentrou com Alexandre Silva no lugar de Rafinha (talvez lesionado,talvez por causa do amarelo) mas a determinação manteve-se igual e o Vitória deu um verdadeiro festival de oportunidades construidas e desperdiçadas por Soares e Marega que não estiveram nada felizes em termos de concretização evitando ao Marítimo sofrer uma goleada histórica.
Em suma uma bela exibição vitoriana com a equipa a funcionar como...equipa (evolução clara em relação à primeira jornada) sendo de destacar as exibições individuais de Douglas, Josué, João Pedro e Marega (um golo e uma assistência) num colectivo que valeu pelo todo.
Continuo a pensar que ainda cabem no plantel mais dois jogadores (além de Bernard) mas a base existente já é de muito interessante qualidade e se não se registarem mais saídas pode proporcionar uma classificação dentro dos nossos pergaminhos.
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

Pelo o que se consta será um médio e ala (hernani)

Em relação ao jogo, foi um jogo bem jogado por todos elementos do Vitória.

Bruno

Anónimo disse...

Fala-se que um médio de seu nome brasanac estará perto de assinar, vejo isto com alguma surpresa porque é um jogador com cartel na Sérvia (tem 3 internacionalizações), sendo vice-capitão do Partizan. Mais surpresa ainda quando se fala num valor a rondar o milhão de euros. Vamos ver, mas acho que seria uma contratação muito interessante.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Uma vitória categórica, de uma equipa que dá mostras de qualidade e com processos de jogo simples e eficazes. Creio no entanto que este modelo de jogo nos trará bons resultados fora de casa, mas para jogar no nosso estádio perante equipas que vem defender com linhas bastante recuadas, temos de introduzir um terceiro elemento para o meio campo (Bernard ou Tozé) que tendo características distintas dos dois outros médios, possa transportar e organizar o jogo, e aparecendo entre linhas para abrir espaços importantes na organização defensiva contraria. No geral, a equipa pareceu-me bem, com destaque para Marega (pode ser muito importante para os jogos em que tenhamos de jogar em contra-ataque, aliada à sua persistência para batalhar com os defesas contrários), João Pedro (mais um bom jogo), Josué (oxalá não saia até ao fecho de mercado) e Douglas (seguro e a mostrar que a baliza tem dois candidatos à altura). Um outro aspeto de referir deste jogo foi o horário, uma inovação da Liga, e que só com o tempo veremos se será benéfica (duvido face à concorrência a nível internacional para horários semelhantes e esta hora pode afastar alguma gente dos estádios). No entanto fica a dúvida se este horário permanecer, se vai abranger todos os clubes ou só alguns e os seus adeptos é que serão sacrificados (como de costume).
Quanto ao plantel do Vitória, a não ser que hajam saídas, não parece ser necessário que existam muitas novidades, podendo ficar apenas em aberto a entrada de algum jogador para o ataque.

Cumprimentos,
Paulo

luis cirilo disse...

Caro Bruno:
Aguardemos para ver.
Caro Anónimo:
Faltam dez dias para o encerramento do mercado. Até lá saberemos. Esse jogador que refere não conheço mas tem algum curriculo.
Caro Paulo:
De forma genérica estou de acordo com o seu comentário quer quanto á exibição global quer quanto aos destaques individuais.
O horário não me parece interessante e duvido que tenha sucesso porque as pessoas não estão habituadas a irem ao futebol a essa hora. Mesmo em termos de audiências televisivas tnho muitas duvidas. É pena que a Liga se entretenha com estes fait divers ao invés de se preocupar com a seriedade dos campeonatos e respectiva verdade desportiva. A começar pela aldrabice dos sorteios.

luso disse...

apenas uma nota para o lamentável estado do relvado.
Bastava um jogador correr para ir levantando torrões.
A partir de certa altura a quantidade de torrões presente prejudicou decisivamente a fluidez da bola à flor da relva

Saganowski disse...

Caro Luis,

Acho que todos ficamos muito satisfeitos pelo resultado, mas que peca por escasso! O Vitória poderia ter saído dos Barreiros com uma vitória histórica de, pelo menos, 3 ou 4 golos de diferença.
Não o conseguimos, na minha opinião, por 3 razões:
1. O Vitória "levantou o pé" na segunda parte.
2. Faltou pontaria (e sorte na finalização) na segunda parte.
3. A linha média precisa claramente de mais 1 jogador para fazer companhia a Rafael Miranda e a João Pedro.

Quanto ao resto, bom jogo.

luis cirilo disse...

Caro luso:
Estava realmente em más condições.
E se nos recordarmos do acontecido na semana passada com aquela "ópera bufa" em torno do relvado de Tondela, feito por um clube que só gosta de jogar em "passadeiras vermelhas" com a conivência da obediente comunicação social, até imaginamos o que seria dito se fosse esse clube a ter de jogar sábado nos Barreiros.
Caro Saganowski:
Não acho que a equipa tenha levantado o pé na segunda parte. Que me lembre teve quatro remates perigosos (2 de Soares, 1 de Marega e outro de João Pedro) e dominou claramente o jogo.
Foi pena realmente a falta de acerto da dupla Soares/Marega porque o resultado podia ter atingido números pouco habituais