domingo, agosto 16, 2015

Uma "Desgracinha"

Olhando friamente para o resultado deste Porto-Vitória pode considerar-se que o triunfo portista é inquestionável mas a sua expressão exagerada porque o jogo jogado por ambas as equipas não justificava tamanha diferença.
O Porto não é nenhum "papão", bem pelo contrário até acho que neste momento a sua equipa não é melhor que a do ano passado, e o Vitória tem esta época soluções e recursos que não tinha na temporada passada especialmente depois daquele "trágico" mês de Janeiro.
Então como se justifica a diferença no marcador?
Desde logo porque o Porto aproveitou as oportunidades que teve (e ainda desperdiçou mais duas ou três flagrantes) enquanto o Vitória não soube aproveitar aquelas poucas de que dispôs e que podiam ter dado outra expressão ao marcador.
Não duvido que a equipa vitoriana tenha entrado em campo com paixão e coragem.
Isso foi patente na forma como se entregou ao jogo.
Mas faltou-lhe melhor organização e mais ambição para tentar virar o resultado, pese embora ter feito uma bom inicio de segunda parte em que chegou a dominar o jogo, face a um adversário que esteve longe de ser intransponível.
Que o diga Casillas que teve de se aplicar a fundo em pelo menos três ocasiões.
A verdade é que o Vitória não arriscou minimamente em termos do sistema táctico.
Acabou como começou.
As mexidas que foram feitas através de substituições foram o indicio dessa falta de atrevimento para tentar mudar o curso dos acontecimentos.
Saiu Dourado e entrou Valente, saiu Tozé e entrou Montoya, saiu Alex e entrou Vigário.
Jogador por jogador,posição por posição, risco...nenhum!
O resultado não foi uma desgraça em termos de expressão numérica,como chegou a temer-se que fosse, mas um derrota por três golos é sempre uma..."desgracinha" especialmente quando se percebe que não era forçoso que tivesse de ser assim.
Domingo perante o Belenenses é tempo de começar a ganhar porque três derrotas consecutivas são demasiadas derrotas para um clube com o prestigio e ambição do Vitória.
O árbitro Fábio Veríssimo não teve influência no resultados mas deixou a clara sensação de que se fosse preciso...teria!
Incrível a forma como corta dois ataques do Vitória conduzidos por Tomané para marcar faltas contra o Porto a meio campo num clarissimo beneficio ao infractor ou como fez de conta que não viu uma cotovelada de Maicon em Tomané(já em período de descontos) que seria penalti e vermelho directo para o defesa portista.
Mas não foi pelo árbitro que perdemos.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Sou adepto do FC Porto e como tal fiquei muito satisfeito com o resultado ou melhor dizendo, com a vitória. Contudo não sendo adepto do Vitória mas tendo amigos a trabalhar nessa grande instituição espero e sinceramente acredito que o grande Vitória vai fazer uma época tranquila . Por muito que alguns queiram fazer crer o contrário o Vitória é o quarto grande clube português, por muito que custe a alguns está é a verdade. Sinceramente, o meu FC Porto em primeiro e o Vitória em segundo seria algo de espetacular, difícil mas não impossível. Ou melhor, talvez seja porque não deixarão que tal aconteça . Saudações desportivas para todos os Vitorianos de um acérrimo portista mas não faccioso .

Anónimo disse...

Com exibições, melhores ou piores, em que não se marcam golos suficientes para ganhar, e se sofre uma média de 3 golos por jogo, não consigo estar tão otimista como o Sr Luís Cirilo. Estou cansado de ver equipas que parece que não jogam para marcar golos. Parece que é um problema que ninguém consegue resolver no Vitória...

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Agradeço as suas palavras e o fair play mas tenho de fazer uma rectificação.Para época tranquilas jogam o nacional, a Académica, o Rio Ave.
Ao Vitória pede-se a agitação da luta por um lugar europeu.
Caro Miguel Silva:
Há coisas a mudar. E se não forem mudadas não há optimismo que resista

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Assim espero, quando falei numa época tranquila queria referir precisamente isso, uma época em que o Vitória consiga facilmente um lugar europeu. Abraço e saudações desportistas e desculpe estar a usar este espaço.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

O Vitória voltou a fazer uma exibição à Vitória quando joga no estádio de um denominado "grande". Apresenta-se sempre encolhido, sem chama, não dá 3 toques seguidos na bola e fica à espera que o tempo passe e a sorte nos proteja. Tem sido sempre assim e o pior é que os adeptos já aceitam com normalidade estas tristes figuras. Ouvir dizer que o Vitória bateu-se bem porque teve um fogacho nos primeiros 10 minutos da 2ª parte é uma análise à Mister Mário Reis. O Vitória perdeu e perdeu bem. O resultado não é exagerado e até peca por escasso tal o número e a qualidade das oportunidades.
O Porto jogou tranquilamente, revelou debilidades, nomeadamente no meio-campo, aliás quando pressionado (como foi nos 10 minutos da 2ª parte) revelou-se pouco mais que sofrível, no entanto, perante um adversário macio chegou e sobrou.
Por fim, as declarações do treinador são de uma parvoíce, falta de senso e completamente desfasadas da realidade. Atenção, o Vitória do Evangelista fez a mesma figura que os Vitórias do Rui Vitória. Estas tristes figuras, como disse anteriormente, já são antigas e fazem escola na "casa".
Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ok, entendido. Assim estamos de acordo.
Quanto ao espaço use à sua vontade.
Caro Pedro:
Genericamente de acordo com o seu comentário.
Na realidade a atitude em campo(neste caso no Dragão) não divergiu de anos anteriores para este ano.
A grande diferença está em que Rui Vitória não atirava culpas para cima dos jogadores.

Saganowski disse...

Li aqui um comentador (que se assumiu como portista) escrever "FC Porto em primeiro e o Vitória em segundo seria algo de espetacular, difícil mas não impossível."
Ora isto foi precisamente o que aconteceu até à pausa de Natal/reabertura do mercado... E quem é que alterou isso??? Infelizmente, os actos dizem mais que as palavras!

Anónimo disse...

Exibição servil,amorfa, horrenda, miserável... à imagem de um treinador que é a imagem da direcção que estende a passadeira, e se estende em cima dela, para que aqueles a quem servem lhes passem também por cima.
Há que varrer o quanto antes os escravos dos caciques do costume!
Ao S.r Luís, devido ao seu inquestionável Vitorianismo que desde sempre demonstrou defendendo com galhardia e pundonor o nosso Clube, tem sido apelado desde há bastante tempo que se constitua a alternativa em que uma grande maioria acredita ser a melhor solução para o Vitória.
Muitos Vimaranenses e Vitorianos se sentem gratos Pela forma como vive o Vitória, e pela forma genuína como defende tanto o Clube como a Cidade. Não lhe pretendendo cobrar o que quer que seja, o Luís também tem uma divida de gratidão para com aqueles que contam consigo, que nas últimas eleições votaram não na direcção actual, mas em si. E só devido o Luís constar do elenco essa direcção foi eleita.
Entendo... e de certeza estou longe de ser o único a pensar que este é o momento ideal para o Luís Cirilo concretizar a ambição dos Vitorianos de ver alguém cuja também nobre ambição é dar o clube o melhor que pode e sabe na presidência do mesmo.

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
São melhores os adeptos que os dirigentes nalguns casos.
E de ambos os lados.
Caro Chicote:
Agradeço as suas palavras que considero amigas e estimulantes.
Mas a actual direcção foi eleita há poucos meses e portanto cenários eleitorais não estão em cima da mesa.
Sem prejuízo de considerar que este clube merece sempre muito mais e muito melhor do que aquilo que tem tido.