sexta-feira, agosto 28, 2015

Um Sorteio Assim Assim...


O sorteio da Liga Europa não foi especialmente "amigo" das equipas portuguesas.
O Sporting, que foi cabeça de série, terá pela frente os turcos do Besiktas (onde joga...Quaresma), os russos do Lokomotiv de Moscovo e os albaneses do Skenderbeu.
Conhecida a aversão leonina a viagens a Moscovo, sabendo-se do valor (e do ambiente caseiro) do Besiktas e nada se sabendo dos albaneses só um Sporting muito rigoroso e sem dar "baldas" poderá passar.
É favorito, mas não muito, a vencer o grupo.
O Braga encontrará os franceses do Marselha, os checos do Liberec e os holandeses do Groningen.
O Braga de há três ou quatro anos seria claro favorito a vencer o grupo mas "esse" Braga já não existe e o actual é bastante inferior em termos de qualidade.
Pode passar mas vai ter de fazer o pleno em casa e pontuar fora.
O Marselha é o maior candidato a vencer o grupo e o Braga discutirá o apuramento com o Groningen sem descuidar o Liberec que pode causar surpresas.
Quanto ao Belenenses ,que se estreia na fase de grupos, tem a tarefa mais difícil de todas e não acredito que tenha a mínima hipótese de se apurar.
A Fiorentina (treinada por Paulo Sousa) é de outro patamar, o Basileia(que na época passada foi treinado por...Paulo Sousa) costuma andar pela Champions e o Lech Poznan é uma boa equipa polaca com bastante experiência europeia.
Acresce o facto de a final da Liga Europa este ano se disputar em Basileia pelo que conhecendo-se as 
privilegiadissimas relações entre o clube local e a UEFA (o Vitória que o diga...) é de crer que o clube suíço irá longe na competição.
Em suma um panorama assim assim para os portugueses.
A terminar, e por ter referido atrás o Vitória, há a curiosidade de nos grupos dos portugueses existirem três equipas que já defrontamos em competições europeias.
O Groningen que em 1986 nos deixou gratas recordações, o Besiktas de más recordações porque fomos por eles derrotados faz agora dez anos e o já referido Basileia que em 2007 nos deixou a pior recordação europeia de todas com aquele golo limpo mas anulado a dois minutos do fim que nos roubou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Depois Falamos

14 comentários:

Anónimo disse...

O que tem a dizer da defesa, a este energumeno de jornaleiro?

http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe.php?id_noticia=9810#.VeDMi_lViko

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O que tenho a dizer?
Que o Vitória devia processá-lo.

Anónimo disse...

Mas isso diz na noticia, se realmente a leu, eu quero saber a sua opinião acerca do clube, se esteve bem na sua opinião na defesa.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que fez o que tinha a fazer dentro duma perspectiva minimalista.
Denunciar a situação.
Se o processasse por difamação seria o ideal

Anónimo disse...

Sinceramente, dos 3, penso que o Braga é quem tem mais hipóteses de apuramento. Tem claramente melhor plantel que Liberec e Groningen, tem uma estrutura muito experiente em competições europeias e estará sedendo de fazer uma boa campanha depois do afastamento nos dois últimos anos. Acredito que passe em 2º lugar, atrás do Marselha. Já o Sporting vai discutir com Besiktas e Lokomotiv o apuramento. Se visto de fora o Sporting será favorito, é preciso lembrar que jogar em Moscovo e Istambul será muito duro, pelo que vacilar 1 ponto que seja em Alvalade pode ser sinónimo de eliminação. Ainda assim acredito que passe, sendo que aposto no Besiktas para lhe fazer companhia. O Belenenses vai estrear-se numa fase de grupos de uma prova europeia e pouco mais do que tirar ensinamentos poderá ambicionar. Contra os polacos poderá pontuar nos dois jogos, se for competente, contra os outros dois... difícil!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não discordo do seu ponto de vista.
Para mim definitivo é que o Belenenses não passa.
Os outros...logo se vê

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Não concordo nada com a opinião do anónimo. Por partes:

- O Sporting tem tudo na mão para ganhar o grupo. Tem claramente melhor plantel que a concorrência, apenas o Besiktas poderá criar dificuldades para ganhar o grupo, mas a passagem é dado adquirido. O Lokomotiv não tem nada, os albaneses foram passear;

- Os marroquinos não têm nada, têm um plantel fraquíssimo. Contra o Marselha perdem ambos os jogos sem dar luta, e contra os outros veremos! Marselha ganha o grupo e o Slovan Liberec passa no 2º lugar;

- O Belenenses fará zero pontos, o Lech Poznan só é desconhecido para quem for novo nestas andanças, ainda recentemente eliminaram a Juventus na fase de grupos desta prova e terminaram o grupo em igualdade pontual com o Manchester City.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É o encanto do futebol.
Em volta dos mesmos jogos opiniões tão diversas.
Em dezembro saberemos quem tem razão.

Unknown disse...

É incrível verificar o destilar do veneno vitoriano no que toca ao seu rival de Braga… utilizam argumentos falaciosos e no intimo dos íntimos desejam sempre o mal do seu vizinho…argumentos (não tem equipa nenhuma) como se o (Libérec e o Groningen) tivessem… é engraçado mas o senhor que é tão preciso e conciso na sua análise, podia informar-se principalmente acerca do Libérec e do Groningen e talvez fosse obrigado a refazer a sua análise…mas não, não é necessário tudo serve para deitar abaixo o vizinho, mas o futebol não se compadece com desejos nem com vaticínios, mas sim com o melhor em campo.
Também não me admiro nada, o Luis Cirilo é sem sombra de dúvida um expert a atear fogos…gostaria imenso que fizesse uma análise sensata sem que estivesse eivado de uma rivalidade doentia… como simpatizante do Braga (moro em Braga, mas não sou de Braga) posso agora afirmar sem sombra de dúvidas que existe de facto rivalidade de parte a parte, mas a rivalidade dos Vitorianos perante o Braga, é sem sombra de dúvidas muito mas muito mais doentia... e ninguém , mas ninguém à face da terra pode contestar aquilo que digo…
Sei perfeitamente que não vai permitir que o meu comentário seja aprovado, apesar de neste não ter nada que vá contra as regras de boa educação … mas isto só vem provar aquilo que digo e aquilo que penso caerca da forma de estar dos Vitorianos…

luis cirilo disse...

Caro Manuel Cunha:
Acho que fui objectivo quando referi que o Marselha é a melhor equipa do grupo e o Braga vai disputar com o Groningen o apuramento.
Aliás também cuidei de dizer que o Braga de há três ou quatro anos passaria de certeza porque tinha uma equipa que hoje não existe.
Se acha que o Braga vai vencer o grupo está no seu pleno direito.
Lá para Dezembro saberemos quem tem razão.
Quanto à rivalidade ela de facto existe no sentido Vitória-Braga.
Ao contrário é mais inveja do que outra coisa qualquer.
Basta ver que até o vosso presidente tem inveja dos nossos adeptos.
Não sei onde foi buscar essa de eu ser um expert a atear fogos.
Eu que até sou sócio de mérito,imagine, dos Bombeiros Voluntários de ...Braga.
De resto não havia razão para não publicar o seu comentário.
Exprime divergências mas de forma absolutamente correcta

Unknown disse...

Caro Luís Cirilo,
Peço desculpa pela expressão que utilizei (atear fogos) mas o Luís Cirilo sabe perfeitamente que no tocante à rivalidade Vitória Braga, tem um contributo de forma alguma apaziguador.
E o problema reside na forma como o universo vitoriano absorve as suas ideias, e basta estar um bocado atento para verificar o “bom uso que fazem”
Nada no meu texto indicia que julgue que o Braga vá vencer o grupo, simplesmente acho que quer o Groningen quer o Libérec, estão perfeitamente ao alcance do Braga, mesmo com esta equipa atual que, (apesar de não estar forte, também não está tão fraca como querem fazer transparecer…).
Quanto à inveja, caro Luís Cirilo, sabe que pelo facto de eu não ser natural de Braga, estou vacinado contra o vírus Vitória/Braga e vice- versa, e isso permite-me analisar friamente esta situação. E posto isto, a conclusão a que chego é que atualmente e nos últimos anos, são mais as razões de inveja dos Vitorianos para com os Bracarenses do que o contrário, e não está à espera que enumere essas razões, porque quer eu quer o Cirilo quer o resto do mundo sabem que isso é verdade.
Apesar de tudo confesso que admiro as suas crónicas e a forma apaixonada como defende o seu clube.
Relativamente às prestações do Braga na liga Europa, caso não passe a fase de grupos, serei o 1º a vir aqui penitenciar-me.
“DEPOIS FALAMOS “
Abraço

luis cirilo disse...

Caro Manuel Cunha:
É inegável que na ultima década o Braga tem obtido melhores classificações que o Vitória ao contrário do que foi norma durante o meio século anterior.
Mérito do Braga e demérito do VItória.
Mas não há mal que sempre dure.
Abraço.

P.S Durante anos, e escrevi-o neste blogue várias vezes,considerei que os dois clubes e respectivos adeptos deviam circunscrever a rivalidade ás competições desportivas e entenderem-se em tudo o restante. Há muito a ganhar se esse entendimento for possível.
Acontece que, sem chamar para aqui a rivalidade, com o actual presidente do Braga me parece que isso não será possível por razões evidentes

Anónimo disse...

Com um plantel" fraquissimo" o Braga já passou a fase de Grupos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A opinião é sua.
Eu nunca escrevi isso