quinta-feira, agosto 20, 2015

Três Notas

Foto: Vitoria Sport Clube/João Santos

Três curtas notas no rescaldo do falecimento do senhor Egídio Pinheiro.
1) Egídio Pinheiro foi um grande vitoriano, um grande vimaranense, um homem que prestigiou o seu concelho e as várias instituições que nele serviu.
Especialmente o Vitória, um dos amores da sua vida, que serviu como adepto, como dirigente e como presidente.
Foi presidente num tempo em que no futebol havia respeito.
Pelos clubes adversários e pelos seus adeptos e dirigentes, pelos árbitros, pelos dirigentes federativos e associativos e pelos jornalistas.
Num tempo em que se vivia em ditadura mas os clubes eram geridos em democracia.
2) No dia do funeral de Egídio Pinheiro as únicas declarações apropriadas seriam as de enaltecimento da figura desaparecida, do seu amor e dedicação pelo Vitória e do exemplo de vitorianismo que deixou aos vindouros.
As trivialidades do dia a dia, pela insignificância de que se revestiam perante o momento de luto vitoriano, podiam ficar para outra altura que daí não vinha mal ao mundo.
3) Egídio Pinheiro foi presidente do Vitória Sport Clube.
Daí que no seu funeral fizesse sentido estar "todo" o Vitória Sport Clube e não apenas a principal equipa de futebol.
O Vitória Sport Clube é mais que futebol.
E as Modalidades, garante do nosso ecletismo e principais "fornecedoras" da nossa sala de troféus, também deviam ter estado institucionalmente presentes.
Aspectos a corrigir, no futuro, em nome de uma grandeza que não basta afirmar.
Há que a provar nos sítios certos e nos tempos oportunos.
Depois Falamos

19 comentários:

Anónimo disse...

A perfeição não existe.É uma utopia!

Anónimo disse...

três notas curtas mas monumentais e com que estou 1000% de acordo.
tenho pena que o Vitória esteja entregue a gente assim mas não há mal que sempre dure

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,

Tem razão. Foi um grande Vitoriano. Paz à sua Alma. Porém, não é essa a razão que traz a postar.

É o desespero.

Desculpe se tal possa parecer mau gosto ou até inoportuno, mas face ao que acabei de constatar, o momento no VSC poderá continuar a ser de luto por tempo indeterminado.

Finalmente, esta noite 20/08/2015, pude estabelecer uma base comparação fidedigna para poder falar do nosso Vitória Sport Clube a respeito ainda da sua eliminação da Europe League.

Depois da vitória dos nossos compatriotas do Belenenses na Áustria diante do Altach, é chegada a hora do treinador do Vitória apresentar a sua demissão por iniciativa própria, Senhor Luís Cirilo. É demasiado clamoroso que esta situação ainda passe impune.

Não se tratou de sorte ou azar. O cargo está a ser ocupado por um incompetente ou, no melhor dos casos, por um aprendiz. Não é isso que o Vitória precisa depois de um profissional como Rui Vitória.

Com a vaga deixada pelo anterior treinador, o Clube tentou remediar com a prata da casa. A princípio ainda lhe dei o benefício da dúvida, mas agora vejo claramente que foi um erro que nos custou uma eliminação precipitada.

O Vitória Sport Clube limitou-se a promover interinamente um treinador de II Liga diretamente para a Primeira Divisão sem saber o que estava a fazer e, acima de tudo, sem se certificar que as competências não correspondiam à ambição. A continuar esta situação, o resultado promete ser desastroso. Vamos acabar a temporada como naúfragos.

Veja o Belenenses. Estudou rigorosamente o Altach por um mediano desempenho diante do VSC. Anulou jogadas perigosas. Marcou um golo. Soube gerir o resultado. Deixou o Altach jogar e pensar na reviravolta. Esperou pelo fim. Não foi perfeito. Foi diplomático. Foi eficaz. Será que o Sá Pinto é melhor que Armando Evangelista ou que o Vitória é pior que o Belenenses? Se for o caso, estamos mal.

Como vimos, apesar do futebol atabalhoado do SRC Altach, o Belenenses não foi em cantigas e agarrou com unha e dentes esta oportunidade, pois tem jogadores e técnicos que sabem o que custa chegar Europa League. Enquanto o Vitória saiu eliminado da Liga Europa como se cuspisse um cisco do olho, enfim, por não ter arranjado um treinador substituto à altura - pensando ele que se livrou da competição pela sua inexperiência! - será que mesmo assim está preparado para continuar na Primeira Liga. Óbvio que não.

Bem, ele pode continuar, o Vitória descer ou manter-se primodivisionário à rasca, mas seria uma desconcertante aposta em Armando Evangelista depois deste sucesso do Belenenses na Áustria somente afastando bolas da grande área depois do golo.

Esta noite viu-se claramente que o problema do Vitória está na equipa técnica. Conclusão: suportaram as decisões naquilo que vêem durante o jogo e não fazem o trabalho de casa.

O princípio máximo do futebol é que cada jogador corresponde a vários números. Foi isso que o Rui Vitória aperfeiçoou em Guimarães e que agora Armando Evangelista tenta inovar com as mãos nos bolsos. Nós sabemos bem, aliás, muito bem, que a equipa rende mais do que os resultados que obtém sob as ordens de Armando Evangelista.

Por exemplo, o Porto, no passado fim de semana. O Vitória tinha estofo para segurar o 1-0 e não acabar com o categórico 3-0 se não fossem substituições inoportunas que não se entendem.

Até pode ser que venha a ser um grande treinador, não descarto essa possibilidade, mas não me parece acertado que tal seja obtido à custa do Vitória num momento que pode comprometer a época inteira.


CONTINUA ----»

Anónimo disse...

NO SEGUIMENTO DO PENSAMENTO ANTERIOR -------»


O treinador está verde. Por amor de Deus. Ficou provado esta noite. Não foi por azar que perdeu na Áustria. Foi por culpa da incompetência do técnico e por culpa de quem o escolheu para um lugar de responsabilidade.

As situação no Vitória está clara. Não se pode promover a Comandante um Sargento porque há um lugar vago a ocupar. De acordo com os três últimos resultados oficiais, a sério, espelham que o Vitória merece um Coronel ou um Major. Ou como você diz, um Senador!

É lamentável que essa conclusão chegue por terceiros.

No próximo fim de semana, o próximo adversário é o Belenenses, no D. Afonso Henriques. As razões para o Vitória encarar este jogo são decisivas e muito preocupantes porque o Belenenses não joga melhor que o Vitória.

Agora há uma luz ao fundo do túnel. É tudo uma questão de treinador... que não temos. Só uma vitória no próximo fim de semana lhe daria o balão de oxigénio que rebentou esta noite.

Por mim, tem os dias contados naquele cargo.


Quim Rolhas

Anónimo disse...

Uma 4ª nota, o ex dirigente que saiu desta direcção não ter estado lá.

Não se fala dos outros, antes de se ver ao espelho.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Concordo em absoluto. Muito Bem! Já agora, não podemos exigir àqueles que não conhecem a história do clube que a respeitem.
Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso é. Mas a imperfeição pode corrigir-se.
Caro Anónimo:
Como sempre ao longo dos seus quase 93 anos o Vitória está entregue a quem os seus associados quiseram entregá-lo.
Caro Quim Rolhas.
As declarações reproduzidas no blog "Vitória Book" de responsáveis do Altach respondem melhor do que o poderia fazer ao seu comentário.
Ora leia:
"Damir Canadi, treinador do Altach, em antecipação ao jogo frente aos portugueses d'Os Belenenses, a contar para o play-off de acesso à Europa League, deixou uma dura crítica ao treinador do Vitória SC Armando Evangelista.
Começando por caracterizar o futebol português como "muito técnico" antecipou que o duelo com os azuis não seria muito diferente do jogo com os vitorianos pese "embora neste caso o treinador (Sá Pinto) consiga galvanizar a sua equipa."
Também um dirigente do clube austríaco, que preferiu não se identificar, vincou que "toda a estrutura do Altach ficou muito mal impressionada com o Vitória" dado que "ninguém nos levou a sério".
"Achei as pessoas de nariz empinado e a pensar que seria fácil. Acho que nem se deram ao trabalho de nos estudar. Já as pessoas do Belenenses mostram que estão preparadas, que nos respeitam e nos levavam a sério. Logo agora será difícil."
Simplesmente arrasador.
Para lhe ser franco não me lembro de alguma vez ter lido declaração tão arrasadora de responsáveis de um clube adversário de uma equipa portuguesa nas competições europeias.
O meu amigo está preocupado e eu também.
Cada vez mais.
Caro Anónimo:
Não sabia que da actual direcção já tinha saído alguém.
Embora conste, porque o clube nunca foi claro no assunto,que sairam dois directores do futebol de formação.
Caro Pedro:
Cada vez acho mais que alguns nem conhecem a História nem sequer o clube.

Anónimo disse...

Relativamente a Egídio Pinheiro é uma vergonha a forma pouco dignificante com que o Vitória encarou o seu falecimento.

E a reprodução que aqui faz do blog 'Vitória book' deve deixar muitos Vitorianos espantados, como eu, Sr Luís Cirilo. Uma vergonha realmente. Esta direção levou uma estalada de luva branca e nem sequer conseguiu reagir. Muito preocupante de facto. O Vitória está a seguir o caminho da regionalização em vez da internacionalização. É um clube a pedir esmola aos internacionais da região e que não se sabe promover internacionalmente...

E Os Belenenses, um
clube falido, consegue ter melhor gestão que o Vitória que apenas tem um
problema de passivo - apesar de muita gente se deixar enganar pelo medo e achar que ainda temos um problema grave de finanças. Temos uma direção que não viaja e não conhece o mundo e se deixa deslumbrar, e se dobra imediatamente perante quem tem poder e dinheiro, mas que não se sabe comportar perante os seus semelhantes.. Que tristeza ver o nosso clube assim humilhado.

No próximo domingo ainda bem que não vou poder ver o jogo. Mas tenho saudades do tempo em que fazia tudo para ver os jogos e via-os com orgulho. Agora procuro razões para não os ver. É só vergonha e tristeza...

Miguel Silva

Anónimo disse...

Foi sempre claro, na ultima assembleia o Presidente Julio Mendes disse-o, nao procure as declarações reproduzidas no blog "Vitória Book", vá a um site de comunicação vimaranense.

Anda desatento, tb se percebe..

Anónimo disse...

No meu comentário anterior referi que Os Belenenses era um clube 'falido'. Permitam-me a correção para a expressão 'sem capacidade financeira'.

Miguel Silva

Anónimo disse...

Porra, tudo serve para "picar" e "alfinetar" o clube.
Até dizem "ainda bem que não vou ver o jogo".
Que vitorianos são estes?
Vitorianos de ver apenas e só Ganhar!

Abandonem a vossa casa e família quando as coisas não correm bem...
Enfim, tristes...

Anónimo disse...

Boa tarde
Hoje como no passado, o Presidente representa a instituição que preside. O Engenheiro Julio Mendes é o Presidente do VSC, e representa o Clube na sua globalidade (Futebol Juvenil, Futebol Senior e as modalidades amadoras).
Vamos tentar ser corretos e coerentes com as nossas criticas e sejamos construtivos no dizemos e fazemos. A teclar no computador habitualmente somos perfeitos, na gestão dos problemas "in loco", não existimos!! Vamos com calma...

Saudações Vitorianas
João Fernando

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,

Muito obrigado pela transcrição que fez o favor de publicar. Fico honrado.

A existir por parte dos austríacos tais declarações, o caso torna-se gravíssimo. E será polémico se a direcção continuar de braços cruzados e nada fizer.

Reconheceram que o Vitória veio para os jogos de nariz empinado ao contrário do Belenenses. Eu também conclui isso.

No campo, o Vitória trocando a bola melhor, perdeu perante uma equipa individual e coletiva nitidamente inferior, mas o golo não apareceu por falta de entrosamento e desnorte táctico.

Sempre pensei que o Belenenses venceria o Altach sem jogar melhor do que o Vitória.

Sá Pinto controla Tonel e Carlos Martins, logo a equipa obedece cegamente debaixo de uma batuta indiscutível.

Com Armando Evangelista, o comando técnico e táctico parece feito a olho. Ou, no pior dos casos, por telepatia. Ainda não evoluímos tanto para chegar a esse nível.

Minuto a minuto, o treinador tem de ter alguém a dar-lhe os pormenores sobre o rendimento dos próprios jogadores e muito mais da equipa adversária. Perde-se com olhares furtivos sem os jogadores perceberam o que vai naquela cabeça.

A ser assim, como é possível ele saber detalhes exactos sobre o rendimento de modo a corrigir posições?

Isto é de um nível amador e de grande impreparação. Parece que o Vitória regrediu.

Uma vez mais muito obrigado Senhor Luís Cirilo.


Quim Rolhas


luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
Espero que estas declarações dos responsáveis do Altach sirvam, ao menos, como um alerta para que algumas coisas mudem no Vitória face à época desportiva que agora se inicia. Porque na nossa Liga vamos encontrar outros "Altach". Já na terceira jornada por exemplo.
Mas isso não é motivo para deixar de ir aos jogos. Porque os nossos jogadores precisam, e muito, do apoio dos vitorianos.
Caro Anónimo:
Compreendo o anonimato. Nalgum lampejo de inteligência deve ter vergonha do que escreve.
Caro Anónimo:
Quando quiser pregar moral tenha a coragem de dar a cara.
Caro João Fernando:
Pela sua lógica que foram lá fazer o futebol(equipa A) e respectiva estrutura técnica?
Não são representados pelo presidente?
A verdade é que noutros clubes quando morre alguém com o significado que tinha o senhor Egídio para o Vitória é comum ver-se nos funerais representações de todas as secções desportivas do respectivo clube.
Essa é a forma correcta de homenagear quem serviu gloriosamente a instituição.
Essa do "one man show" comigo não dá.
Quanto à perfeição no teclar e a inexistência na resolução dos problemas "in loco" vou sugerir,respeitosamente, que cada um fale por si.
Caro Quim Rolhas:
As coisas são o que são.
E infelizmente deitamos a perder um apuramento fácil perante uma equipa modesta.
E devo dizer-lhe que tendo assistido a praticamente todas as participações europeias do Vitória não há nenhuma em que a responsabilidade do insucesso seja tanto nossa como nesta.
Fomos uns "anjinhos".

Anónimo disse...

Caro anónimo das 3:23 quem está a ser reacionário é você. Mas se não percebe eu explico: quando sou maltratado na casa da minha família, e a família se maltrata a sí própria não me permitindo ajudá-la, pode ter a certeza que a abandono. Às vezes é necessário para mantermos a nossa sanidade e para pôr a família a pensar.

Não sou masoquista nem apoio uma Direção que está em negação e se recusa a aceitar que cometeu um erro grosseiro. Não o admite nem se corrige. Não admiro o tipo de capitão que, com o navio a meter água, nada faz e continua a dizer que está tudo bem porque ainda não afundou. E faz-me lembrar um certo tipo de controlo de mentalidades.

Posso até deixar de ser sócio. Mas isso não faz de mim menos Vitoriano que os sócios que pagam as quotas a vida inteira. Pagar as quotas é uma questão financeira. E, como sabe, já não são as quotas que mantêm o clube... Querer o melhor para o clube é uma questão sentimental. Não aceito que o meu clube não consiga ser competitivo. Um clube desportivo que não é competitivo não existe para nada. A maioria dos clubes profissionais em Portugal só subsistem porque interessa, a alguns, que o futebol profissional exista no país. E é interesse puramente financeiro. E como a maioria só subsiste, na órbita dos clubes ricos e das transmissões televisivas, vão-se acomodando. Acho que os sócios do Vitória não querem um clube como os outros: sem personalidade e entregue à mercê dos seus adversários mais ricos. Mas parece que isso já está a acontecer no Vitória com o apoio da Direção...

E será que devemos estar no estádio só para chorar descidas de divisão? E aturar sofrer médias de 3 golos por jogo? Ver futebol inadmissível numa equipa profissional? Os sócios têm de pagar e calar? O clube não somos nós afinal??? Um clube que não aceita a opinião dos sócios e não os dignifica merece um estádio vazio!

Além disso acho que a Direção despreza o clube porque o modelo de gestão também o permite. Não estou a gostar do que vejo no modelo SAD e acho que nos vai fazer um clube de meio da tabela. O modelo SDUQ permitiria o mesmo tipo de investimento de uma SAD. Quem votou foram os sócios. Para mim esses sócios, que votaram o sim à SAD, é que são traidores. Entregaram o clube ao poder financeiro. As decisões desportivas são tomadas com base no interesse económico de alguns investidores particulares e não no interesse do clube. Para alguns investidores da SAD parece que os resultados desportivos não interessam para nada. O Vitória serve-lhes apenas como plataforma para os seus negócios particulares. Neste caso o problema não está em A ou em B mas no modelo que permite que isto aconteça. Mas parece que a lei não permite voltar atrás e vamos ter de viver com isto esperando que, um dia, algum verdadeiro Vitoriano se torne sócio maioritário da SAD.

Eu não apoio a Direção quando não dá garantias que dignifica o clube. Como também não posso apoiar o governo do meu país quando o seu dirigente é um ditador ou um tirano. Uma Direção que não cumpre os objetivos que os sócios ambicionam é uma direção traidora. No Vitória temos estatutos mas vivemos numa oligarquia: o presidente é sacrossanto e intocável e a opinião dos sócios é irrelevante. Tão irrelevante que o Conselho Vitoriano já não serve para nada - a não ser convencer a massa associativa de que está sempre tudo bem e o que de mal acontece é sempre um acaso ou uma fatalidade. Além disso o presidente do clube tem um grave problema de conflito de interesses: como poderá defender os interesses do Vitória Sport Clube se, como presidente da SAD, lhe surgir um negócio rentável mas prejudicial ao clube? Para mim o interesse coletivo é a base do movimento associativo.

Miguel Silva

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,


Depois de constatar o que se passou no Altach X Belenenses, não há dúvidas.

O treinador é «alvo a abater». E depressa.

Porém, com todo o respeito, impõe-se uma correção.

Anjinhos e anjolas não fomos nós.

Foi a quem escolheu o treinador e tem feito os negócios mais ruinosos que já vi no VSC em futebol desde a venda ao desbarato do Paulo Oliveira ao Sporting.

Destroem sonhos a troco de tostões.

É o que acontece pôr gente a mandar quando não fazem a mínima ideia de quanto custa o dinheiro a ganhar.

Acima de tudo, é um problema de escalas. O Vitória vende a 1 ou a 2. E os seguintes, a 20 ou a 30.


Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Miguel Silva:
Embora a resposta que deu fosse a outro comentador permito-me deixar-lhe duas notas:
A primeira para lhe dizer que estou de acordo com a globalidade do seu comentário.
A segunda sobre a SAD.
Fui um dos defensores da instituição de SAD,e não de uma SDUQ,e tenho consciência que ajudei a convencer algumas pessoas a votarem favoravelmente a SAD na AG de Novembro de 2012.
Não fujo a essa responsabilidade.
Mas devo dizer-lhe que nunca me passou pela cabeça que fossemos descambar "nesta" SAD.
Com um capital social inexpressivo para a nossa dimensão e com a maioria do capital na mão de um adepto tri clubista(até essa originalidade nos havia de tocar em sorte...)que se dizia sportinguista mas quer que o Benfica ganhe o campeonato e a par disso tudo ainda diz gostar do Vitória.
E a consciência só não me pesa mais porque enquanto estive na direcção do clube dei os passos necessários a que pudessemos ter uma SAD bem diferente.
Quer no capital quer nos accionistas.
Não quiseram.
E cada vez percebo melhor porquê.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Como compreenderá esse é um assunto em que estou não só à vontade para falar como tenho até muito para dizer.
Contudo não o farei por agora.
Apenas manifesto a minha concordância com a sua opinião sobre os negócios que o Vitória fez com jogadores.
Quando fez negócio.
Porque ainda hoje vi um grande golo do Marco Matias em Inglaterra e recordei logo que esse nem negociado foi .
Foi de borla.