quarta-feira, agosto 05, 2015

Previsões

A Liga Portuguesa está a pouco mais de uma semana do seu início, com uma interessante supertaça a marcar o arranque de época já no próximo domingo, pelo que face ao que se tem visto nos jogos de preparação (mas não só) é interessante fazer uma previsão do que poderá vir a acontecer.
Para o titulo jogarão os três do costume.
Ou melhor um mais dois por razões que a seguir explicarei.
Creio que o Porto é, de longe, o maior candidato a ganhar o titulo.
A juntar ao que já tinha (pese embora as saídas de Jackson ,Danilo e Quaresma três jogadores de enorme categoria) foi o clube que mais e melhor se reforçou neste defeso.
Casillas,Pablo Osvaldo,André André, Maxi,Danilo Pereira, Sissocko,Bueno,Sérgio Oliveira são nomes de peso que garantem um plantel fortisismo.
A dúvida continua a ser Lopetegui.
Alimentada pela estranha recuperação de Varela e pela estranhissima disposição em vender Hernâni.
Mas se o treinador conseguir não comprometer o Porto será campeão sem dificuldades de maior.
A seguir vem os dois habituais de Lisboa.
Com o Sporting a assumir-se como o principal rival do Porto.
Porque contratou Jorge Jesus (causando uma mossa no rival Benfica que o próximo domingo permitirá começar a avaliar a respectiva dimensão) e porque tem reforçado a equipa de forma significativa.
Gutiérrez, Bryan Ruiz, Boateng são jogadores de qualidade reconhecida que se vão juntar a um plantel que já era interessante e onde poderão ainda entrar reforços.
Dificilmente dará para ser campeão mas certamente dará para ser o principal favorito ao segundo lugar.
Resta o Benfica no lote de candidatos.
Um clube que perdeu o treinador campeão para o velho rival, que viu partir jogadores nucleares como Lima, Maxi Pereira e quase de certeza   Gaitan, que tem Salvio lesionado para muitos meses e que não se reforçou à altura dos outros candidatos nem nada que se pareça.
Para além de transmitir a clara sensação de que as dificuldades financeiras bateram à porta com uma intensidade desconhecida para aquela bandas.
Nada a que Rui Vitória não esteja habituado.
Mais que o terceiro lugar será uma proeza bem difícil.
Para a Europa há dois candidatos acima de todos os outros.
Vitória e Braga.
Do Vitória já tenho falado e certamente é o clube mais comentado neste blogue.
Por isso direi apenas, neste contexto, que tem um bom plantel e é o principal candidato ao quarto lugar pese embora as fragilidades que aberturas/fechos/reaberturas de mercado lhe possam causar.
Falta também saber se o recentemente "encartado" treinador tem "unhas" para a "máquina" que vai conduzir.
O futuro próximo o dirá.
Quanto ao Braga creio ter o pior plantel da ultima década , provavelmente porque também estará a saber o que custa ter dificuldades financeiras, e por isso o quinto lugar parece ser (salvo debacle vitoriana) o melhor que pode almejar nesta Liga.
A seguir os clássicos Belenenses e Marítimo, com Nacional um pouco atrás, serão aqueles que podem disputar os lugares da primeira metade da tabela e tentar um eventual apuramento europeu que via Liga quer pela taça de Portugal.
Todos os outros, uns mais que outros, terão como objectivo a manutenção.
Creio que nesse lote Académica, Moreirense, Paços de Ferreira,Rio Ave e Estoril serão os mais tranquilos,digamos assim, enquanto Vitória FC, Boavista, Arouca,Tondela e União da Madeira serão os de vida mais complicada.
Mas isto são apenas previsões.
Que o rolar da bola poderá confirmar ou desmentir.
Depois Falamos

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo. Desde que o António Salvador (10/12 anos) entrou no SCBraga apenas uma vez o Vitória ficou acima na classificação. Nos restantes anos ficaram sempre a olhar para cima. Não vão ser as saídas do Rúben Micael, Éder, Zé Luis e Pardo que vão enfraquecer o plantel. Até 31 de Agosto o Presidente vai tornar a equipa mais forte, com a contratação de jogadores para as posições mais deficitárias. Não se preocupe, mais uma vez vamos ter melhor plantel e melhor equipa que o Vitória e mais uma vez vão ficar a olhar para cima. Boa sorte para amanhã! José Faria

luis cirilo disse...

Caro José Faria:
Isso era se o vosso presidente tivesse aquilo com que se compram melões.
Mas o tempo das "vacas gordas" no Braga acabou e por isso este ano vão começar o vosso caminho das pedras. E como já estão habituados a pedreiras talvez nem estranhem muito.
Tivesse o Vitória um treinador que desse mais garantias e eu consideraria que ficar com menos de dez/doze pontos de avanço sobre o Braga seria um fracasso.
Assim vamos limitar-nos a ficar em quarto lugar.
Isto se até 31 de Agosto não acontecerem ...disparates.

Anónimo disse...

S.r. Luis, dos 3 candidatos não sei qual se vai sair pior visto que estão os 3 mal servidos a nível de equipas técnicas.
Eu diria que esta época será uma óptima oportunidade oara um outsider surgir de fininho e aproveitar...
Nós Vitória dado o nível de qualidade geral do plantel até temos as condições ideais para alcançarmos esse desiderato. Mas, o treinador... pela fraquissima amostra que deu na Austria, parece não garantir a confiança necessária para que ambicionemos outros objectivos, que em braga são por norma muito mais limitados.
Todos sabemos que o campeonato dos adeptos do sporting covilhã de benfica é ficar à frente do nosso Vitória.
E essa é também a sua máxima e suprema ambição.
Enfim, coitado de quem é e sempre será pequenininho.

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Sabe que concordo inteiramente consigo quanto ao... "uma óptima oportunidade para um outsider surgir de fininho"... e sobre o Vitória poder ser esse outsider?
Infelizmente não será.
Porque falta ambição a vários níveis para o poder ser e um projecto desportivo que vá muito para lá do vender obsessivamente para resolver problemas financeiros em vez de procurar outras soluções.
Quanto à agremiação de Trás Morreira acho que está a chegar a hora da verdade financeira para eles. E não vai ser bonito de ver.

vitor...iano disse...

Veremos se a experiencia adquirida pelo Salvador na "atiragem" das dividas da Britalar para o PER e o consequente "entalanço" dos fornecedores, fará com que tente fazer o mesmo com o Sporting CB e consiga o perdão de grande parte das dividas.

No vitoria os credores alinharam... veremos a credibilidade do SCB e do seu presidente!

luis cirilo disse...

Caro vitor...iano:
Nesse contexto não deixa de ter piada (e significado) o Banco BIC ter deixado de patrocinar o Braga. Será a tal questão da credibilidade???

Anónimo disse...

Não! O banco Bic preferiu a visibilidade de uma equipa que veste Nike e terá muita mais visibilidade europeia... Oh! Ups!!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, fizemos alguns milhões com vendas de jogadores e o A.Salvador não gasta milhões com aquisição de jogadores. O banco BIC patrocina uma equipa que ficou fora da Europa. As obras da academia já começaram com os milhões das vendas. O luis está como o vosso treinador na antevisão do jogo, muita arrogância e depois caem na vossa realidade, uma equipa fraca que vai lutar para não descer de divisão. Cumprimentos alta(ch)mente. José faria

jj disse...

É só garganta em Guimarães... na Europa são sempre a mesma vergonha... derrotas atrás de derrotas.
Ficam todos contentes por terem jogado (e perdido) contra grandes clubes: Barcelona, Lazio, Altach, etc.
Em Braga, temos orgulho em ter jogado com (e eliminado) grandes equipas europeias: Celtic, Parma, Liverpool, Kiev, Portsmouth, Estrela Vermelha, Udinese, etc, etc.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A visibilidade que interessa prioritariamente é a nacional. E aí o Vitória é bem superior ao Braga. Basta o facto de sermos o primeiro clube do nosso concelho enquanto o Braga é o terceiro ou quarto do concelho dele.
Caro José Faria:
Iluda-se que enquanto assim andar anda contente. O problema é quando enfrentar a realidade.
Caro jj:
Vocês contentes ficam é quando jogam com Benfica ou Porto. Fica tudo em família. Cresçam e apareçam

Anónimo disse...

Sr Cirilo sonhar nunca fez mal a ninguém... depois das quatro batatas de ontem, ides ter que suar muito para ficar a frente do enorme BRAGA.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Braga de grande só tem duas coisas.
Uma é o passivo como se vai provar nos proximos tempos.
A outra é o estádio que sozinhos nunca conseguiram encher nem nada que se pareça

Anónimo disse...

Quem teve dois presidentes assumidamente benfiquistas, Pimenta Machado e Emilio Macedo? Grande moral oh Luís Cirilo?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Grande ignorância ó anónimo.
Eu percebo muitos anonimatos.
Deve ser vergonha da ignorância

Anónimo disse...

Aqui o anónimo afinal enganou-se, o pimenta machado e o emilio macedo são adeptos do verdadeiro vitória, o de Setúbal, o resto são fotocópias. Realmente sou mesmo ignorante porque os ex.presidentes nunca se assumiram benfiquistas. Assina: Teotónio Zé da Broa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
tem toda a razão.
É ignorante

Anónimo disse...

Recordar é viver. Parabéns pelas suas previsões. 16 pontos e a contar.

PS: O Altach vai descer de divisão na Áustria.