segunda-feira, agosto 17, 2015

Os Apitos do Sistema

As equipas podem estar em melhor ou pior forma, os sistemas de jogo mais ou menos afinados, o entrosamento entre os jogadores que já estavam e os que chegaram agora mais ou menos perfeito mas o que ninguém pode ter duvidas é quanto ao estado de prontidão dos rapazes de Vítor Pereira.
Bastou a primeira jornada para se constatar que já estão na forma habitual.
Na primeira linha de defesa do sistema e dos seus 3 filhos dilectos.
É verdade que nesta primeira jornada as "apitadelas sistémicas" não tiveram grande influência nos resultados mais porque não foi preciso do que por ausência de uma pré disposição nesse sentido que foi mais ou menos evidente. 
Em Tondela isso foi menos visível porque os dois erros graves foram um para cada lado e valeram um golo a cada uma das equipas mas nem por isso deixaram de ser elucidativos quanto à "qualidade" da equipa de arbitragem.
Mas nos verdadeiros "santuários" do "sistema", Luz e Dragão, isso foi muito mais visível.
No Dragão, onde o triunfo do clube da casa não merece contestação, o imberbe Fábio Veríssimo fez uma arbitragem caseira quanto baste.
Aos 30 m só Maxi Pereira tinha feito tantas faltas como toda a equipa do Vitória.
No final do jogo o Porto contabilizava mais do dobro das faltas (muitas delas a impedirem saídas do Vitória para o ataque mas sem sanção disciplinar) que o Vitória mas claro que em termos de cartões amarelos o Vitória tinha mais (3) do que o Porto(2) embora oriundos de faltas menos graves.
Se a isso acrescentarmos que os maiores erros do árbitro foram um penalti por assinalar contra o Porto e dois descarados benefícios ao infractor (lances de ataque vitoriano parados pela marcação de faltas contra o Porto metros atrás) percebe-se que o apitador só não teve influência no resultado porque não foi mesmo preciso.
Também não é por acaso que tendo subido o ano passado à primeira categoria este ano já foi promovido a internacional....
Na Luz ,onde mora o maior e mais duradouro "manto protector" do nosso futebol (futebol e outras modalidades para sermos rigorosos), o Benfica venceu por números claros o que à partida devia isentar o árbitro de critica.
Mas não isenta.
Porque com o resultado em 0-0 o árbitro teve medo de marcar claro penalti contra o Benfica e mandar Luisão para as cabines com o correspondente cartão vermelho.
E a perder, jogando com 10, tenho as mais legítimas duvidas que o Benfica tivesse ganho o jogo face à forma como o Estoril se exibiu jogando com ambição e em todo o terreno ao longo dos noventa minutos.
E por isso nesta Liga sem vergonha, onde há um sorteio à medida do interesse dos 3 "filhos" e com o desprezo cobardemente consentido dos 15 "enteados", já se percebeu que mais uma vez a APAF vai ter um papel determinante no escalonamento classificativo.
É pena.
Especialmente por continuar a ser costume.
Depois Falamos.

P.S "Parabéns" também à Benfica tv por ter sonegado as imagens do lance que decidiu o jogo e que é o  do penalti que deu o segundo golo ao clube proprietário do canal.
Porque as imagens e repetições que se conhecem são todas de um jogador de costas que presumivelmente terá tocado a bola com as mão colocadas à frente do corpo.
Presumivelmente...

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu já tinha escrito antes de jogo algo sobre o novato formatado e sabido de Leiria que no jogo se veio a confirmar- a nova p..@ do sistema ;)
Nos osutros lados.. mais do mesmo.
Não sou apologista de traulitada, mas da forma que a canalhice está enraizada para durar, e como é tradição do burgo esperar pela desgraça para depois se mudar... se calhar um dia vai ter de acontecer algo de sinistro em campo para acabar com as habilidades da corja.

Chicote

Anónimo disse...

Há de facto um problema gravíssimo com a arbitragem em Portugal Sr Luís Cirilo. Basta ver o jogos do afamado clube da 2ª circular, nas competições europeias, para se perceber a diferença entre jogar com árbitros portugueses e árbitros isentos... O problema é que, na FPF e na Liga, vinga a máxima de que uma mentira repetida muitas vezes transforma-se numa verdade. Eu quando vejo jogos na tv tenho o volume em 'mute' para não aturar barbaridades também dos comentadores.

Num canal, esta semana, até deu um plano de perfil do lance do tal segundo golo. A bola foi claramente contra a barriga do jogador. O comentador disse que as imagens não eral 'totalmente esclarecedoras'. Nós já conhecemos estas técnicas de comunicação. Mas só as engole quem quer...

Gosto muito de futebol mas às vezes ver jogos da Liga portuguesa dá-me náuseas. Já desliguei muitas vezes e já sai do estádio a meio dos jogos. Às vezes não dá mesmo para aturar tanto disparate. Principalmente porque fazem de nós idiotas. O problema é que se todos fizerem como eu isto ainda fica pior...

No futebol americano dos Estados Unidos usam-se tecnologias para esclarecer as jogadas e o árbitro usa um microfone sem fios para explicar as decisões ao público. Há países civilizados e outros que tentam fazer crer que o são.

A UEFA também tem responsabilidades. Os árbitros junto das balizas não servem mesmo para nada como se viu no jogo Sporting-CSKA. Os fiscais de baliza servem apenas para tentar calar quem está a favor das novas tecnologias. Mas não está a resultar...

Miguel Silva

Macaco careca disse...

Quanto a mim a questão não está no sorteio ou na escolha direta, pois está mais que visto que tanto uma como outra não resultam, o problema é bem mais profundo que isso, é cultural, a pressão feita pelos meios de comunicação social é avassaladora, quem premeia os árbitros é tendencioso, etc, etc... por isso desengane-se quem pensar que isto um dia muda, só muda quando os 3 ditos grandes, o cancro do nosso futebol, desaparecerem, e por minha vontade desapareciam já hoje. Os outros 15 conseguem fazer um campeonato sem os tais 3, já o contrário é impossível. No fcp vs VSC foi vergonhosa a atuaçao do árbitro, então o impune Maxi corta um lance de contra-ataque agarrando o nosso jogador e nada? Amarelo que somado ao que mais tarde levou (que provavelmente não via o 2° se já tivesse visto este), dava expulsão. Os lances de benefício do infractor foram ridículos, cortou a jogada passados SEGUNDOS. A vergonha continua. Sou a favor dum abaixo assinado para a expulsão dos 3 grandes.

Anónimo disse...

Não concordo Macaco Careca, porque com a expulsão dos 3 grandes, o SCBraga seria campeão quase todas as épocas e nós vitorianos não queremos isso. Vê o número de vezes em que o SCBraga ficou em 4º lugar e 2º lugar, desde que o A.Salvador é presidente do Braga. Este ano vamos pelo mesmo caminho, chegando ao final da época abaixo do Braga. Mais uma vez o plantel deles é superior ao nosso e aos outros 14 e só uma hecatombe os tira do 4º lugar. Mesmo com o fraco do treinador do Sérgio Conceição eles conseguiram o 4º lugar e foram à final da Taça de Portugal, imagina agora com o excelente treinador que é o Paulo Fonseca? Achas que com este Armando Evangelista vamos a algum lado? Felizmente vamos perder com o Belenenses, para que este treinador seja despedido. Quanto ao sorteio ou à escolha direta dos árbitros concordo, vai dar tudo ao mesmo, porque os 3 estarolas são sempre beneficiados.

Anónimo disse...

Macaco Careca, andas distraído e nem reparas que o Vitória e o Júlio Mendes estão subjugados ao FCPorto e ao Pinto da Costa. Como disse aqui o Luis Cirilo e muito bem, ajoelhamos e agora temos que rezar. Viste alguém do Vitória e o treinador AE a contestar esse lance do Maxi ou outros lances em que fomos prejudicados? Recebemos emprestados do Porto e que têm obrigatoriamente de jogarem a titular, deixando de fora os nosso jovens da formação e da equipa B, muito melhor que Samis e Otavios, etc! Atualmente somos comidos indecentemente pelo Pinto da Costa, que vem aqui a Guimarães buscar os nossos melhores jogadores e manda para aqui como pagamento o refugo que o Porto não quer. Prepara-te que vai ser um ano de vergonhas, gostava de estar enganado, mas infelizmente só vejo nuvens no horizonte! Vitorino Tadeu

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Acho que nada vai acontecer enquanto quinze andarem de joelhos perante três.
Aceitando arbitragens miseráveis sem um protesto, achando normal um sorteio da Liga em que há filhos e enteados, permitindo as habilidades de Aroucas e afins irem jogar a Aveiro certos jogos.
É um futebol corrupto desportiva e moralmente.
Por culpa dos clubes.
Caro Miguel Silva:
Partilho inteiramente das suas opiniões.
Especialmente sobre os árbitros de baliza que foi o expediente arranjado pelo gangue de Platini para travar a introdução das tecnologias no futebol que contribuam para a verdade desportiva. Eu não sou sportinguista,como é sabido,mas se há clube com razão para se queixar desses emplastros de baliza é mesmo o Sporting. O ano passado um deles viu o que mais ninguém viu e este ano outro deles não viu o que toda a gente viu. Depois admiram-se de as pessoas se afastarem do futebol.
Caro Macaco Careca:
Sorteio ou nomeação é o mesmo porque os árbitros são os mesmos.
Talvez se um dia a UEFA enveredar por nomeações a nível europeu para provas nacionais as coisas se componham. até lá não acredito. Até porque os +árbitros são sujeitos a uma pressão brutal,desumana até, por três televisões e três jornais desportivos que os massacram se tiverem o azar de errarem contra 3 clubes mas que os tratam com grande tolerância se os erros forem (como são quase sempre) a favor desses clubes. O futebol português e tudo que o envolve está podre.

Macaco careca disse...

Caro Cirilo, ando por aqui 2 cromos de marroks que se querem fazer passar por Vitorianos (ao que eles se sujeitam pela nossa atenção), são tão ridículos que não se apercebem que a piada são eles. Ó Marrokino, vai lá ver o historial das classificações (mas só contam as da 1ª divisão, que de 2ª vocês ganham) e vê quem ficou mais vezes em 4. Sabes que historial quer dizer "mais que 10 anos"?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A expulsão dos três filhos do regime não é sequer equacionável nem sequer desejável.
Apenas que passem a ser tratados como os outros.
Quanto ao SCB ser quase sempre campeão isso é do reino da ficção.
Em quase 100 anos de História do nosso futebol o Vitória é claramente o quinto clube mas já perto do quarto (o Belenenses) em número de participações na 1ª divisão. O Braga vem a onze campeonatos de distância.
E não concordo nada que eles tenham melhor equipa que nós esta época.
Nada mesmo.
Caro Vitorino Tadeu:
O silêncio perante os erros dos árbitros, especialmente em determinados jogos,já nem admira. Por isso digo, e repito, que prejudicar o Vitória é fácil.
E claro que a politica de empréstimos condiciona algumas coisas.
Por isso em 2012,na campanha eleitoral (e na constituição do plantel 2012/2013), foi garantido aos associados que o Vitória não voltaria a ter jogadores emprestados por clubes com quem disputasse competições.
Tenho muito orgulho em poder dizer que enquanto lá estive a promessa foi cumprida.
Caro Macaco Careca:
O nosso historial dá-nos uma posição de supremacia face ao SCB é verdade.
Mas a ultima década foi má e há que voltar a por as coisas como sempre foram.

Anónimo disse...

Realmente caro Luis Cirilo, só mesmo um marrokino com o nome de "Macaco Careca" para vir conspurcar aqui o seu blog. A nossa supremacia sobre o sporting cb tem mais que décadas. Nestes últimos anos e desde que saiu o Pimenta Machado, verdade seja dita, só o nosso 3º lugar com o M.Cajuda, possibilitou-nos ficar à frente deles, porque de resto, têm ficado sempre à nossa frente. Claro que a expulsão dos 3 grandes neste momento, só ia beneficiar o sporting cb. Cumprimentos: José Faria

luis cirilo disse...

Caro José Faria:
Olhe que se tivesse de escolher o"marroquino" entre si e o Macaco Careca não teria dúvidas.
De resto o que importa não é saber quem beneficiava de algo que nunca acontecerá.
Cada um dos clubes que faça o seu caminho e depois a competência,a vários níveis, decidirá quem fica á frente de quem em cada momento

Anónimo disse...

Desculpe lá Cirilo, mas este Macaco careca devia ter mais respeito pela opinião dos vitorianos que opinam aqui no seu blog. Todos temos opiniões divergentes e devemos respeitá-las, mas esse senhor deve ter a mania da perseguição e vê fantasmas sem nexo, fazendo comentários descabidos sobre vitorianos que vivem com intensidade o nosso Vitória. Sou um apaixonado pelo futebol gosto de todos os clubes, mas é claro que o Vitória está acima de tudo, mas felizmente não sou doente nem vejo mal. A opinião aqui dos vitorianos tem toda a legitimidade e deve ser respeitada. Não deveria ser eu a manifestar o meu repúdio, mas sim os visados, mas não podia ficar calado. Mais respeito, porque da próxima vez posso ser eu o visado, só porque as minhas opiniões podem não ir ao encontro deste personagem. Peço desculpa pelo desabafo, mas tinha que ser!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É o problema dos anónimos e dos pseudónimos.
Ás tantas já não se sabe quem é quem.
Mas enquanto o desencontro de ideias não resvalar para expressões desagradáveis continuarei a publicar as opiniões de uns e outros

cards disse...

Caro Luis em que modalidades o Benfica é beneficiado?
No basquetebol nenhuma equipa lhe chega aos calcanhares, o seu vitória pelo 2 ano consecutivo foi sovado na final por uns contendentes 3/0. No voleibol é a melhor equipa portuguesa, tendo chegado na ultima época a uma final europeia. No hóquei é de longe a melhor equipa de portugal e nesta época vai ter 3 dos 5 melhores jogadores do mundo. No futsal reparte com o sporting a hegemonia e no andebol é fraco.

Portanto das 5 modalidades de pavilhão é normal o Benfica vencer 3 pois é a melhor equipa, numa divide com o sporting e noutra não ganha pois é fraco

luis cirilo disse...

Caro cards:
Modalidades?
No basquetebol por exemplo.
Onde o inclinar do campo é bem visível nalguns jogos das ultimas épocas face ao Vitória.
Sovados?
Por um clube que tem um passivo monstruoso que ninguém o obriga a pagar?
Por uma modalidade com um orçamento obsceno que é dez vezes superior ao do vice campeão?
Sovados?
Por perdermos jogos por meia dúzia de pontos?
Fora os que ganhamos é claro.
Sovados?
Muito faz o Vitória ao conseguir jogar de igual com tão chocantes diferenças.
Tivesse o Fernando Sá metade do vosso orçamento obsceno e em dez campeonatos o Vitória ganhava os dez.