domingo, agosto 16, 2015

O Nosso 14

Sabia-se que a eliminação europeia ,e os seis golos sofridos em dois jogos com uma equipa modesta, iriam influenciar o Vitória para uma das deslocações mais difíceis do campeonato para qualquer equipa.
O regresso de Josué e o sistema de dois trincos,puros e duros, evidenciavam as precauções perante as previsíveis dificuldades da partida frente a  uma equipa do Porto que se reforçou muito mas que também perdeu jogadores importantíssimos como Jackson e Danilo.
E pese embora a flagrante superioridade do Porto em quase todo o jogo, e de esta equipa ter efectuado 15 remates contra apenas 3 do Vitória, a verdade é que podemos queixar-nos de nós próprios por o resultado ter sido o que foi.
Desde o auto golo até à "oferta" do segundo golo ao Porto.
E como a par disso o Vitória não arriscou minimamente na tentativa de inverter o rumo dos acontecimentos o resultado acaba por se aceitar dado que se podia ter sido melhor também podia ter sido pior.
Individualmente:
Douglas: Não parece num bom momento. No terceiro golo podia ter feito mais e quase ofereceu um golo ao Porto numa bola que largou para a sua frente. Uma intranquilidade pouco habitual.
Pedro Correia: A defender experimentou muitas dificuldades e a atacar não conseguiu, em três ou quatro tentativas, fazer um cruzamento que ultrapassasse o primeiro adversário.
Josué: O melhor da defesa. Trouxe classe e alguma serenidade ás manobras defensivas. Não foi por ele que os golos apareceram.
João Afonso: Melhorou em relação aos jogos europeus. Infeliz no auto golo mas batendo-se bem com os avançados que lhe apareceram.
Luís Rocha: Um jogo difícil. "Levou" com Tello, com Maxi,ás vezes com Varela e nem sempre foi bem ajudado. Poucas oportunidades de subir no terreno.
Cafu: Estreando-se como "capitão" bateu-se com o arreganho habitual mas foi infeliz (e ingénuo) na forma como perdeu a bola no lance do segundo golo. Teve um remate no inicio da segunda parte que merecia melhor sorte. 
Bouba: Se a sua entrada correspondeu à intenção de melhorar a solidez do meio campo pode dizer-se que cumpriu de forma discreta. O poderio físico de Imbula e Danilo também ajudaram a dificultar-lhe a vida. Pensou-se que ele ou Cafu sairiam quando o 0-2 exigia mais risco mas AE não arriscou.
Tozé: Seria o primeiro a desejar a grande exibição que não aconteceu. Esforçou-se por dinamizar o ataque mas sem grande sucesso.
Alex: O mais esclarecido dos vitorianos foi aquele que deu sempre a sensação de poder causar mais problemas ao Porto. Sofreu várias faltas,especialmente na primeira parte, a quebrar iniciativas atacantes perante a complacência do árbitro.
Tomané: Jogou descaído num flanco, do meu ponto de vista o lugar em que pode render mais, e teve algumas iniciativas interessantes com duas delas a serem travadas pelo árbitro para marcar faltas metros atrás contra o Porto. Em tempo de descontos foi agredido por Maicon em lance que seria penalti e vermelho directo mas o árbitro de frente para a joga fez de conta que não viu.
Dourado: Perdido entre os centrais apenas se viu num remate torto. As suas caraceteristicas exigem cruzamentos da linha final mas o Vitória quase nunca lá chegou.
Valente: Entrou a substituir Dourado. teve uma boa ocasião mas não acertou na bola.
Montoya:Entrou mas não se viu.
Vigário:Talvez devesse ter entrado mais cedo porque a sua irreverência podia ter ajudado. Entrar a dois minutos do fim com o resultado em 0-3 nem dá para aquecer para o banho.
Assis,Moreno,Breno e João Pedro não foram utilizados.
Continuo a achar que o Vitória tem jogadores e plantel para fazer uma excelente época.
Tem é de jogar muito mais e muito melhor.
E embora alguns não o saibam ter uma boa qualidade exibicional ajuda a ganhar jogos porque jogar bom futebol é mais de meio caminho andado para fazer golos.

O melhor em campo: Alex

Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Poderíamos incluir neste tópico uma nota para as claques do Vitória. Na minha opinião não deveriam seguir o mau exemplo dos outros com todo tipo de palavrões e impropérios ao adversário. Revela fraqueza e falta de imaginação que custa muito a aceitar no nosso clube. O facto de estarem 'sempre lá' deveria ser sinónimo de apoio à equipa e não de provocação malcriada ao adversário. Reconheço o valor das claques do Vitória e o apoio que dão à equipa só não percebo a necessidade da malcriadez e da escatologia...

Anónimo disse...

Não temos ainda meio campo.
Estamos muito fragilizados nas laterais. Muito mesmo.
Creio que o melhor esquema para o nosso plantel será o 4-4-2. Com um trinco e um médio que seria Montoya caso pegasse no jogo, o que me parece que não vai acontecer, Tozé e Alex a preencher as alas, Dourado e Tomané como avançados. Para já acho que é a nossa melhor opção...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu acho que a forma de as claques se manifestarem, e não apenas as do Vitória,devia ser profundamente repensada por elas próprias.
Porque supondo apoiar os clubes muitas vezes apenas estão a contribuir para dar uma má imagem do futebol e para afastarem as pessoas dos estádios.
E gostaria muito de ver as claques vitorianas a liderarem essa regeneração.
Caro Anónimo:
Eu preferia ver Tomané e Alex nos flancos e Valente a apoiar Areias como ponta de lança em cunha. Dourado neste momento precisa é de ir para o ginásio emagrecer.

Rutra disse...

Concordo perfeitamente com a falta de educação que invade alguns espíritos da nossa claque, até nisso, teremos de ser únicos e, dar o exemplo. Enfim... aproveito para elogiar o trabalho das forças de segurança presentes no dragão, fizeram um trabalho impecável, não houve um único incidente, quer à chegada, quer à saída das camionetas que transportaram as claques. Parabéns.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Apenas três notas:
- o que se diria do Assis se tivesse feito exibições ao nível das do Douglas??
- os dois laterais do Vitória são sofríveis.
- O Vitória joga um futebol horrível (o que diríamos se fizéssemos uma exibição como a do Estoril ontem na Luz). Mas como as expectativas são tão baixas qualquer é coisa e bem-vida.

Cumprimentos,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro Rutra:
Não sabia do que narrou mas ainda bem que assim foi.
E assim devia ser sempre.
Quanto ao resto creio que vale a pena fazermos um esforço para também nisso, na educação,sermos diferentes de todos os outros.
Caro Pedro:
Do Assis dir-se-iam "cobras e lagartos" como infelizmente parece ser moda nalguns vitorianos. Com enorme injustiça diga-se de passagem.
Os laterais são diferentes. Eu acho que Luís Rocha tem qualidade e pode melhorar bastante se tiver um treinador que o ensine. E não só ele. Há outros jovens como Cafu, como Tomané, como Vigário,como João Pedro que ainda precisam de "mestre".
O nosso futebol está claramente abaixo do necessário é verdade. Mas também é verdade que as expectativas são baixas o que é desde logo profundamente negativo.
O Vitória precisa claramente de um "sobressalto" de cima a baixo.

Rui Cordeiro da Silva disse...

E que dizer do discurso do treinador no flash interview e nas conferências de imprensa antes e depois do jogo??? Se o "paleio" não ganha jogos, é bem verdade que ajuda a galvanizar a equipa e/ou os adeptos. Mas, dado o que se tem ouvido dele, não vamos longe por aí! E aquela de culpar um jogador em directo no flash interview pelo primeiro golo é que não lembra ao diabo! Estaria o treinador obnubilado pelos holofotes do estádio do Dragão?
Ele só acertou numa coisa: quando disse ao jornal Record "Não acredito que muitas equipas na Liga venham ao Dragão fazer o que nós fizemos hoje". Pior do que nós fizemos eu também não acredito!
Em suma, muito mau, mesmo!

Anónimo disse...

Douglas realmente não está numa fase lá muito feliz.
É compreensível que o Pedro esteja longe de render o desejável... antes de se lesionar ainda não estava suficientemente entrosado com a equipa da altura, com a actual além de também não ter tido o tempo necessário de entrosamento, vem também de uma lesão.
Josué e Afonso estiveram à altura das circunstâncias
O Luís Rocha além de ter sofrido as consequências de ter sido obrigado a remar sozinho contra a maré, ainda levou com "apreciações" de alguns jornaleiros pulhas e execráveis que o "classificaram" como o pior lateral da 1ª liga.
Cafu é esforço dedicação, voluntarismo. Pena não ter aquele algo mais que sobra ao André.
Bouba foi mais um abandonado em campo tal como o Rocha.
Tozé: Mais um dos perdidos porque órfão de tteinador.
Alex como sempre uma das unidades de maior e melhor rendimento e como sempre queimado. Curioso como todos veem o que acontece a este rapaz, e ninguém se manifesta, ninguém o defende. Parecem fingir todos não querer ver o óbvio.
Tomané teve de se desenrascar como podia e de o conseguir perturbou o àrbitro.
Dourado entregue à bicharada.... precisa de uma equipa a jogar para ele para render o que se espera dele.
Outros aprsar de terem mostrado vontade e terem feito umas coisas no pouco tempo que dispuseram, entraram para fazer parte do esquema de cosmética preparado para este jogo- avançado por avançado, médio por médio, ala por ala para assim se continuar a atrapalhar a festa do padrinho que dá umas abébias mas que cobra altos juros pelas supostas ajudas.

Chicote

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Apenas posso estar de acordo contigo.
Um discurso completamente errado.
Caro Chicote.
Foi como diz.
Fomos uma vez mais uns "tipos porreiros" em casa do Porto.
E por aqui me fico