segunda-feira, julho 20, 2015

Três Notas

Vi com natural interesse o jogo entre Fenerbahce e Vitória que ser viu de apresentação da equipa turca aos seus adeptos e simultâneamente foi o mais sério teste à equipa vitoriana antes de iniciar a sua participação na Liga Europa no próximo dia 30.
E dele deixo três notas.
A primeira para registar que jogos como este são sempre bem vindos porque obrigam a equipa a dar o máximo face à valia do adversário o que permite, naturalmente, que a boa forma chegue mais depressa do que em joguinhos com equipas de escalões inferiores.
É melhor em jogos de preparação perder com o Fenerbahce do que ganhar ao Pampilhosa.
Em segundo lugar, e sabendo-se que só estamos a dez dias da Liga Europa mas ainda a uns "terríveis" quarenta dias de fecho do mercado, não fará muito sentido dar o que se viu no sábado como definitivo.
Ainda assim há dois lugares na equipa que ainda precisam de uns ligeiros retoques partindo do principio que para lá de Bernard não sairá mais ninguém:
Um defesa central tipo "xerife" (que até pode ser Pedro Henrique) porque mesmo sabendo-se da ausência de Josué a verdade é que falta ali mais qualquer coisa e um ponta de lança (que pode ser Henrique Dourado se se confirmar a sua vinda) que dê expressão goleadora ao jogo da equipa.
A terceira nota é para o futebol praticado pelo Vitória que não deslumbrando, nem tal era expectável por várias razões a maior das quais a altura da época em que estamos, teve períodos muito agradáveis por força das boas exibições de Bernard, Montoya e Alex em especial.
E se considerarmos que ainda ficaram em Guimarães, para lá do já citado Josué, os reforços Tozé,Licá,Otávio,o lesionado Bruno Gaspar e o não convocado Bruno Alves creio que há boas razões para olhar esta época com optimismo.
A ver vamos...
Depois Falamos

11 comentários:

King_vsc disse...

Desculpe, mas não vou falar do jogo, porque infelizmente não tive oportunidade de ver.
Apenas queria dizer o que penso sobre uma pequena parte do seu texto:
-"...Ainda assim há dois lugares na equipa que ainda precisam de uns ligeiros retoques partindo do principio que para lá de Bernard não sairá mais ninguém:"
Quanto a mim, o Bernard não deve sair para já, apesar de o Jorge Mendes estar no negócio e ser parte interessada no mesmo... Tem-se falado em alguns clubes interessados e em verbas que não sendo nada de transcendente, não estarão ao alcance de um qualquer clube. Não porque o jogador não o valha, mas porque é um jogador ainda "verde" em alguns aspetos, mas inteligente na leitura do jogo, com técnica, sem medo de ficar com a bola, sem receio no um para um, mas que por vezes (ultimamente), tem tido tiques de vedeta, querendo fazer tudo sozinho, chutando de qualquer maneira, prejudicando dessa forma o jogo de equipa.
É um jogador muito jovem, com muita margem de progressão, mas ainda a precisar de ser bem trabalhado, para ser mais útil à equipa e valorizar-se ainda mais.
Atendendo à conjuntura, os clubes com dinheiro para adquirirem o seu passe, não arriscam valores muito elevados em jogadores que não entram de imediato na equipa e por isso, o mais natural, seria o empréstimo a uma equipa de nível inferior. Hoje, salvo raríssimas exceções, aposta-se no imediato!
Todos sabemos como foi péssimo para o Manchester, o negócio do Bébé (conduzido pelo mesmo Jorge Mendes), um fiasco de todo o tamanho!
Não quero dizer, com isto, que o jogador não vale os valores que são públicos, mas...
Conclusão: Tenho pena que o negócio não se venha a concretizar já, porque seria um alívio para as contas do Vitória, que talvez já não precisasse de vender outros ativos até ao final da época.
Oxalá me engane.

luis cirilo disse...

Caro King:
Penso que Bernard sairá até final de Agosto.
Se ficar naturalmente que será mais uma razão para estarmos optimistas quanto a uma boa época.
Concordo inteiramente com a sua opinião quanto à necessidade de ser bem trabalhado para poder atingir o que está ao seu alcance.
Ele denota alguma falta de "escola" em determinados momentos do jogo que um treinador atento aos detalhes poderá trabalhar devidamente

Anónimo disse...

Do pequeno resumo que vi considero haver sobejas razões para estarmos confiantes numa boa época.
E para bem até da equipa, por pensar mais em si do que no colectivo, que Bernard saia o quanto antes. Não falta gente para o respectivo lugar, e bem mais util, pragmática e versatil do que ele.

Chicote

Anónimo disse...

O Chicote ainda não se apercebeu que o Bernard é um dos maiores craques que passou por Guimarães. Jogador de classe, se bem que ainda com muito por onde evoluir. Com 20 anos...

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Concordo com as expectativas quanto à boa época. Quanto ao Bernard, sinceramente, não me parece que seja possível contarmos com ele.
Não é drama nenhum porque sendo um potencial excelente jogador existem alternativas.
Caro Anónimo:
O Bernard é potencialmente um excelente jogador. Quanto a ser um dos melhores que por cá passou vai uma distância que não sei se ele algum dia transporá.

Anónimo disse...

Eu até digo mais: o Bernard vai acabar por se queimar.
Já vi este "filme" antes.

Chicote

Anónimo disse...

Naquele lugar o melhor que já vi aqui e em todo o lado - Ademir Alcântara:
Pujante.
Possante.
Técnica acima da média.
Criativo
Versátil.
Remate colocado e potente com ambos os pés tanto a bater livres, como em remates de longa distância.
Não só dava muito jogo aos extremos e avançados como também aparecia na àrea a finalizar, e tinha também bom jogo de cabeça.
Infelizmente um escroque manuel barbosa "matou-o" no clube do regime, porque o Valdo como era titular da selecção tinha de jogar para lhe encher os bolsos numa futura transferencia.
Nãs digo que o Valdo não fosse um grande jogador, mas do que vi dos 2 o Ademir era mais completo.
Quanto não valeria se tivesse surgido 20 anos depois!

Chicote

Saganowski disse...

Não vi o jogo, mas, como bom vitoriano, não fiquei nada satisfeito com a derrota, ainda para mais por uma diferença de 2 golos! Mas como foi contra uma equipa que tem jogadores de craveira mundial e com outro palmarés, aceito.

Entendo que só a partir de 1 de Setembro poderemos ter uma ideia mais exacta sobre o que esperar desta equipa, pois aí a eliminatória da Liga Europa já terá passado (esperemos que com bom resultado), a Liga portuguesa já terá começado e o período de transferências já terá terminado.

Espero sinceramente que o treinador consiga singrar e que consiga com a sua equipa um sucesso que permita, lá para Abril ou Maio, dizer que o 4º lugar foi atingido.

luis cirilo disse...

Caro Chicote:
Há esse risco de facto.
Já para não falar do equilibrio psicológico do jogador.
Quanto ao Ademir subscrevo as suas palavras por inteiro.
Tivesse nascido 20 anos mais tarde e tivesse a sorte de ter um bom empresário e teria chegado muito longe no futebol europeu.
Vi o Valdo fazer grandes exibições mas nunca o vi jogar ao nível do melhor Ademir.
Tinha era boa imprensa, jogava no clube do regime e na selecção brasileira (em anos em que ela nada ganhou), e por isso teve muito mais projecção.
Caro Saganowski:
A equipa deixou boas indicações face a um adversário mais forte.
mas estou como tu; só a partir de 31 de Agosto saberemos com que contar até...31 de Janeiro.
São os regulamentos que temos

Anónimo disse...

4ª nota: o Vitória não tem arcaboiço para defrontar adversarios de outros patamares

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Nas competições em que está...tem.
Na Liga Europa pode ser que chegue a uma fase em que apareçam adversários intransponíveis.
Para já não é o caso