segunda-feira, julho 13, 2015

Inversão de Valores

Se há coisa que me choca no futebol de hoje, e já aqui escrevi sobre isso mais que uma vez, é o fenómeno profundamente negativo daquilo a que se pode chamar os "pais-empresários" e que vão proliferando como cogumelos por Portugal e não só.
"Pais-empresários" são aqueles que tem como primeira prioridade para os seus filhos não a educação, não a formação profissional, não um futuro dentro daquilo para que estão vocacionados (e que pode nada ter a ver com desporto) mas sim a sua transformação em jogadores profissionais de futebol susceptiveis de celebrarem grandes contratos e ganharem imenso dinheiro.
São pais que olham para os filhos como autênticos PPR que lhes vão garantir, a eles pais, um futuro sem preocupações e uma reforma dourada.
Conheço imensos casos assim.
Gente que não olha a meios para impor os seus filhos como jogadores mesmo que seja necessário pisar e atropelar todos aqueles que apareçam como obstáculos ao acesso a esse pote de milhões que é o profissionalismo acham eles.
Sejam os directores que não fazem aos meninos os contratos que os pais acham que eles merecem, sejam os treinadores que não os põe a jogar com a regularidade que entendem obrigatória, sejam os próprios colegas de equipa que não lhes passam a bola tantas vezes como os "pais-empresários" exigem que aconteça.
Conheço, e lidei enquanto dirigente do Vitória com vários pais desses, e uma coisa posso garantir.
São tudo menos bons pais, amigos dos filhos e bons conselheiros para as suas vidas.
São, isso sim, bastas vezes os maiores responsáveis pela infelicidade dos filhos, pelo avolumar das suas frustrações, pelo insucesso das suas vidas profissionais.
É o preço da ganância.
Depois Falamos

P.S. As recentes declarações dos pais do "trintão"Iker Casillas são apenas um exemplo extremo de até onde pode chegar a insanidade !

2 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

E quem diz no futebol (ou no desporto) diz na vida escolar, social, etc.
Aceita-se que os pais queiram o melhor para os filhos mas os pais tem de saber o limite até onde podem ir.
Por isso hoje em dia é tão difícil encontrar pais que sejam pessoas sensatas e equilibradas na educação dos seus filhos.
Felizmente, muitos já ainda capazes de fazer um bom trabalho.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Há de tudo.
Mas nessa matéria há muito pai e muita mãe que tem de meter a mão na consciência.
Esoecialmente, neste contexto, aqueles que acham que tem em casa um Ronaldo ou um Messi