sexta-feira, julho 31, 2015

O Nosso 14

Devo dizer que a equipa inicial foi dentro do esperado e não merece grandes criticas.
Podia ter jogado este ou aquele em vez de aquele ou aqueloutro mas sempre dentro disto e num esquema táctico que se previa assim.
Apenas merece alguma discordância o teimar-se no erro, que vem de Rui Vitória, de jogar com Tomané em cunha e Valente no flanco quando parece evidente que ao contrário seria bem mais proveitoso.
Quanto ás exibições individuais:
Douglas: Sem culpa nos golos esteve  bem no restante(pese embora algumas saídas "tremidas") com destaque para bela intervenção logo aos dois minutos.
Arrondel: Dois bons cruzamentos mas algumas dificuldades a defender. Parece-me claro que o lugar será disputado entre Bruno Gaspar e Pedro Correia.
Moreno: Procurou ser o primeiro organizador de jogo mas sem grande sucesso. A defender denotou dificuldades nos cruzamentos.
João Afonso: Tal como Moreno revelou intranquilidade nos muitos cruzamentos dos austríacos. No lance do penalti o árbitro foi enganado pela simulação do avançado.
Luís Rocha: Defensivamente cumpriu sem problemas mas a atacar apenas se viu na primeira parte. A partir daí,provavelmente por instruções recebidas, pouco subiu. E foi pena porque é um jogador de pendor ofensivo.
Cafu: A defender cumpriu sem problemas de maior. Ainda tentou rematar de meia distância mas sem sucesso.
Bruno Alves: O que se lhe pedia?Circulação de bola, apoio a Cafu no controle da intermediária, ajuda a Arrondel a fechar o flanco direito e um posicionamento de grande rigor táctico quando a equipa atacava. Penso que cumpriu. Sem brilhantismo (na noite de Innsbruck alguém brilhou?)mas com eficiência.
Montoya: Tem qualidade mas ainda está na fase de aprendizagem do que é o futebol europeu. A sua substituição pecou por tardia até porque ao sair para o intervalo denotava evidentes problemas físicos.
Alex: Por ele passou o melhor futebol do Vitória. A passar, a rematar, a criar espaços. Uma exibição de bom nível.
Tomané: Mais do mesmo. Emparedado entre os centrais, numa luta inglória, apenas teve uma oportunidade de visar a baliza. Quando descaiu par ao flanco viu-se mais. Mas o tempo já era pouco.
Valente: Tão longe da baliza é evidente que perde rendimento. Não regateou esforços, ajudou a defender, mas é óbvio que o seu lugar é na área.
Tozé: Trouxe dinamismo à equipa e capacidade de remate de meia distância. Marcou o golo depois de um belo passe de Alex e parece ser , de momento, a melhor alternativa para a posição 10.
Dourado: Apenas uma oportunidade mas em que revelou o instinto de área. É reforço!
Licá: Entrou a 30 segundo do fim numa substituição absolutamente inexplicável.
Porque não se reforça o ataque a 30 segundos do fim nem se queima tempo quando se está a perder com um adversário inferior e já encostado ás cordas.
Assis, Pedro Henrique, Bouba e Vigário não foram utilizados.

O melhor em campo: Alex

Depois Falamos

16 comentários:

Anónimo disse...

Bruno Alves cumpriu ?! Desculpe Sr. Círilo, Bruno Alves é apenas mais um equívoco nesta equipa. Não tem andamento para jogar no Vitória, é um facto. Lamento, é com certeza um bom rapaz, é da formação, sei que o senhor o aprecia, mas não chega. Creio que terá sido o canto do cisne, não me parece que volte a jogar no Vitória.
Outros equívocos:
- Arrondel: Pedro Correia, não sendo um primor é infinitamente melhor que o francês. Já tinha dado sinais preocupantes com o Fenerbahce, o treinador teimou e foi o que se viu. Como é possível um jogador deste calibre equipar à Vitória ? Mal de nós se não temos na equipa B ou nos juniores melhor do que o Arrondel.
- Montoya: vimo-nos e desejamo-nos para nos vermos livres do Barrientos, foram buscar o sósia ao Vasco da Gama. Mais um brinca-na-areia, com toque de bola, mas objectividade nula. Este tipo de jogador não tem lugar na Europa. O Barrientos nem na Polónia o quiseram, já está de volta ao Uruguai !

Porém ontem a equipa falhou como um todo, e quando é assim nem os "equívocos" têm grande culpa. A responsabilidade é totalmente do treinador. Custa-me muito escrevê-lo porque apoiei a promoção dele à 1ª equipa, mas tem de arrepiar caminho e urgente.
Estranhamente vimos ontem uma equipa muito mal posicionada em campo, o meio campo completamente perdido que nem ataca nem defende. Nas bolas paradas, um filme de terror. Reflexo da estratégia defensiva. Aquilo que foi uma das nossas grandes mais valias o ano passado, é hoje o nosso maior pesadelo. Faltou o Josué, mas este filme foi visto durante toda a pré-época.
Próxima 5ª feira adivinham-se as titularidades para Bouba, Tozé e Pedro Correia.

P.S. - se o treinador sabia que o Altach jogava no poder físico, não seria caso para jogar Bouba Saré + 10 ? Você pede um xerife para a defesa, mas olhe que com esse moço ninguém arrebita cachimbo no meio campo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sobre Bruno Alves temos opinião diferente está visto.
Quanto ao resto estamos mais de acordo nomeadamente a necessidade de serem feitas alterações na equipa com a entrada de outros jogadores.
Penso que Dourado,Tozé e Pedro Correia estarão na primeira linha de opção.
Quanto a Montoya parece-me ter qualidade mas ainda não se adaptou ao futebol europeu pelo que temos de lhe dar tempo. Ontem devia ter ficado nas cabines ao intervalo até porque não estava em condições fisicas de continuar em jogo.
Enfim...

Rui Lopes disse...

Boa tarde,

Não vale de muito apenas individualizarmos o desempenho dos jogadores quando estes são dirigidos por alguém que foi contratado por cunha do Sr. Armando Marques - pelos vistos são parentes - e tem um vencimento semelhante a empregados - vitorianos de aviário - como é o caso do sr. dr. Barreira. Assim vai o Vitória.
Na verdade, cada vez fico mais convencido que o futebol e os adeptos não são a prioridade do clube. o Vitória é uma vaca com umas tetas muito generosas. É pena o clube não lucrar nada com isso. O Rui Leite sempre saiu do Vitória?
Bem sei que aquilo que abordo não é o jogo, mas, provavelmente, justifica muita coisa.
Abraço,
Rui Lopes

luis cirilo disse...

Caro Rui Lopes:
Sobre o treinador é sabida a minha opinião.
Que é muito anterior ao jogo de ontem.
Quanto ao resto que refere é motivo para preocupação de todos aqueles que andam atentos à realidade do clube.
Para os que ganhar a Taça justifica tudo é que está tudo bem

Luís Araújo disse...

Sr. Rui Lopes, o problema que aflorou do salário do Dr. Barreira e do Armando Evangelista, é que o primeiro é demasiado alto (bons milhares de euros) e o do treinador é demasiado baixo para a dimensão do Vitória. Se calhar é mais importante um advogado - sem currículo que o justifique - do que um treinador num clube de futebol. Há coisas difíceis de explicar. Gostei da analogia das tetas:) Adiante.

Sr. Cirilo, o Vitória fez uma exibição devia envergonhar todos sem excepção. Demos uma pobre imagem de um clube que se diz ímpar - e o é na nossa realidade futebolística. O Vitória tinha obrigação de jogar mais perante um fraco adversário, que diga-se, em nada foi inferior ao Vitória, tal a desorganização que este apresentou. Só lamento gostar tanto do Vitória e continuar a chatear-me com isto.

Agora preparamos a saída do Josué - um elemento importante - com a justificação de mais um grande negócio financeiro. Já todos percebemos que o projecto desportivo não existe, o importante são os negócios. Se calhar, isto entronca no 1º parágrafo e todos ficamos a perceber porque é que que temos advogados tão bem pagos, num clube que se diz com dificuldades financeiras, e onde temos jogadores da equipa principal a receberem menos que esse tal dr. Barreira e outros. O Josué é um deles, portanto, faz muito bem em querer sair.
Na quinta lá estamos a apoiar o Vitória, mas com a certeza que teremos uma época, como muito bem o Sr. Cirilo referiu, em que serão as individualidades a resolverem, pois colectivamente parecemos uma equipa do campeonato de seniores.
Cumprimentos,

Luís Araújo.

luis cirilo disse...

Caro Luís Araújo:
Quanto aos salários dos funcionários que referiu não posso comentar porque não conheço.
Naturalmente que se o director-geral ganha mais que o treinador principal é algo de insólito e difícil de explicar.
Quanto ao resto é evidente que tinhamos de jogar mais e melhor e ganhar o jogo.
E não vale a pena alguns virem com as desculpas esfarrapadas do inicio de época ou da falta de experiência de alguns jogadores.
Inicio de época é para as duas equipas (pode é questionar-se se o grau de exigência foi igual nomeadamente nos adversários defrontados) e não me parece que num clube que fazia o seu primeiro jogo de sempre nas competições europeias houvessem jogadores com grande experiência das mesmas. A verdade é que fomos incompetentes e por isso perdemos.
Quinta feira acredito que vamos ganhar e seguir em frente. Mas para isso há coisas que tem de ser mudadas..









Guimarães disse...

Agora temos portistas assumidos como diretores no Vitória???

Rui Cordeiro da Silva disse...

Deixo só aqui umas notas, porque o jogo de ontem foi penoso de mais pra ser analisado:

O Arrondel deve ir imediatamente para a equipa B.
O Bouba fez falta. Num jogo contra aquelas torres, era preciso um jogador de físico, para impor respeito no meio campo.
O Bouba, o Tozé e o Dourado tem de entrar de início na segunda mão!
Em grande parte do jogo não houve fio condutor, era só pontapé para a frente.
A entrada do Licá é do mais anedótico que há! Queima tempo, queima o jogador e queima o treinador!
Esperemos não sairmos nós queimados na quinta à noite!

luis cirilo disse...

Caro Guimarães:
Não sei a quem se refere. Mas não fico excessivamente admirado.
Caro Rui:
Estamos de acordo.
Embora, do meu ponto de vista, o problema não tenha estado no meio campo defensivamente falando. Já em termos ofensivos só depois da entrada de Tozé é que o nosso meio campo ganhou ascendente.
Quanto ás entradas de Dourado e Tozé no próximo jogo parecem-me indiscutiveis.

Rui (Milk) disse...

Bom dia,

Sr. Cirilo, o tal director-geral é portista assumido nos círculos mais íntimos, apesar de na juventude ter sido um ferrenho benfiquista e agora, veja lá, diz-se vitoriano (nunca em momento algum gostou do vitória). Pudera! Isso seria irrelevante se tivesse currículo e competências para assumir o cargo. Infelizmente, não é o caso.

Rui (Milk)

António Mendonça disse...

Portanto, este director-geral é um homem que está sempre de bem com a vida. Se bem entendi, foi benfiquista quando lhe disseram que o Eusébio era maior; passou para portista quando assistiu às sucessivas vitórias do clube nos anos 90 e 2000; agora é vitoriano (???!!) para justificar o lugar que ocupa. É destes homens que o país precisa.

luis cirilo disse...

Caro Rui (Milk):
Sabendo quem é o director-geral não o conheço suficientemente para poder comprovar o que me diz.
Sei que jogou nos escalões de formação do Vitória. Mais nada.
Caro António Mendonça:
Como disse ao responder ao Rui (Milk) não sei se é assim ou não

Anónimo disse...

Boa tarde

Nunca aqui escrevi , mas não posso deixar passar algumas cousas que se estão aqui a insinuar sobre o dr. Frederico barreira . Ponto prévio , e advogado como eu , e sinceramentevum bom advogado . Segundo , não ganha milhares de euros . Até ganha bem menos que o que exige a função , mas foi uma aposta pessoal de carreira . Terceiro , o dr barreira jogou nas camadas jovens do vitoria , e sócio há muitos anos , e vitoriano . Quarto , como o senhor Cirilo se lembrara , quando entrou no vitoria , foi o dr Frederico que convenceu alguém a ajudar o vitoria bá altura mais difícil da sua vida . Por isso , tenho pena que o senhor Cirilo que até conhece minimamente a pessoa em questão , não consiga vir a terreiro defender quem o merece .

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O dr.Frederico Barreira merece naturalmente a minha consideração e por isso em nenhum momento corroborei as criticas que lhe são feitas. Não me posso pronunciar sobre o seu ordenado porque não o conheço nem sobre eventuais simpatias por outros clubes porque nunca as conheci.
Tive ,aliás, o cuidado de dizer que o que sabia é que ele tinha jogado nos escalões de formação do clube.
E sei que é sócio antigo.
E,sim, posso confirmar que numa altura muito complicada do Vitória ele foi das pessoas que se mexeu para ajudar dentro das suas possibilidades e conhecimentos.
Quando ele foi nomeado director-geral escrevi no facebook que me parecia uma boa escolha e não tenho razões para pensar o contrário.

Rui Lopes disse...

Bom dia,

Sr. Cirilo, se me permite e como fui eu quem aflorou a questão do director-geral, julgo ser meu dever referir algumas coisas:

1- A comparação que fiz entre o salário do director-geral e do treinador foi no sentido de vincar as prioridades do clube. Não me interessa se o Sr. Barreira é muito ou mal pago (para mim ganha demasiado para a "realidade" desgraçada apregoada pelo Presidente do clube), é saber se um director-geral pode ter um vencimento semelhante ao treinador da equipa principal. Isso entronca na crítica que todos fizemos à pobre exibição do Vitória na Áustria e às baixíssimas expectativas que temos para a próxima época, apesar de reconhecermos alguma qualidade do plantel.

2- O Dr. Barreira é sócio e foi atleta do clube. Isso não significa que seja vitoriano. Todos conhecemos bi-clubistas e todos eles têm um denominador comum: gostam de um chamado "grande" e do Vitória. Basta ver a forma como reagem às derrotas do "grande" para percebermos a sua preferência principal. Na verdade, o dr. Barreira festeja as vitórias do porto (perguntem a quem o conhece desde miúdo). Isso é importante? Para mim, é apenas um pormenor lateral, até porque acho que isso só acontece porque é um fervoroso nortenho e vê o Porto como capital do norte.
Já agora, o Castelo-Branco é casado e tem um filho isso faz dele um heterosexual?

3- Se em determinado momento ajudou o clube, temos todos a agradecer-lhe. Espero, acredito que assim seja, o lugar que ocupa seja fruto da sua competência e não a paga de um favor. Pois se assim for, teremos de criar uns quantos lugares de directores-gerais para fazermos justiça a todos aqueles que ajudaram e continuam ajudar o clube.

4- Por fim, e respondendo directamente ao "amigo" advogado, quando refere que recebe "bem menos que a função exige", remete-nos para a ladaínha habitual de todos os dirigentes que vão para o Vitória: fazem-no sempre com enorme sacrifício profissional e familiar.

Cumprimentos,
Rui Lopes

luis cirilo disse...

Caro Rui Lopes:
Acho que o director-geral Frederico Barreira deve ser avaliado pelo seu desempenho nas funções pelas quais é remunerado.
Naturalmente que para os vitorianos é mais gratificante verem os lugares na estrutura do clube ocupado por pessoas que sejam exclusivamente vitorianas mas em boa verdade todos sabemos que nem sempre isso acontece.
Até em funções bem mais importantes que aquela de que estamos a falar.
Não sei se o Frederico Barreira festeja ou não golos de outro clube mas espero que não.
Conheço o caso de um ex dirigente ,em anos recentes, que ainda hoje jura amor eterno e fidelidade exclusiva ao Vitória mas os vizinhos do prédio onde habita são testemunhas (auditivas) das suas explosões de alegria com os golos do Porto quando há transmissões televisivas de jogos desse clube.
Quanto ao ponto 4 do seu comentário apenas posso estar completamente de acordo.
Falo por mim: Das quatro vezes que integrei os orgãos sociais do Vitória fi-lo sempre com enorme honra,muita alegria e motivação e sem qualquer sacrifício