quarta-feira, julho 22, 2015

Novos Equipamentos

O Vitória e a Nike estabeleceram uma parceria que atinge este ano o seu terceiro e ultimo(?) ano de duração e que será ou não renovada para os anos futuros no decorrer da época desportiva que agora se inicia.
Fui,desde há muitos anos, um entusiasta da vinda da Nike (a maior marca de artigos desportivos do mundo)para o Vitória e por isso acompanhei com redobrado interesse estes três anos de parceria na expectativa de que os nossos equipamentos correspondessem plenamente ao significado e potencial do seu fabricante.
Três anos depois, e três equipamentos apresentados, não posso dizer que estou desiludido mas não atingi o grau de satisfação que esperava atingir.
Vejamos:
No primeiro ano fiquei desiludido.
Talvez fruto de negociações tardias os equipamentos eram...banais daqueles que são fabricados em série para venda ao público em tudo quanto é lugar.
Apenas as camisolas de guarda redes tinham um "cheirinho" Nike.
O resto era pura desilusão.
No segundo ano passou-se do 8 ao 80:
Os melhores equipamentos que a Nike fez para o Vitória.
Correspondendo ao tradicional, camisola branca e calção preto, com umas meias originais e bem conseguidas e uma camisola principal muito bonita.
O segundo equipamento era também ele bonito, dentro do tradicional, e os equipamentos de guarda redes eram também muito bonitos.
Foi o ano em que a Nike correspondeu plenamente ás expectativas.
Este ano que dizer?
Deixando de lado esta miserável apresentação, negação total do que deve ser um marketing agressivo e competente, em que os jogadores vestiram as camisolas por cima das suas roupas não trajando calções e meias e ignorando os equipamentos dos guarda redes pode dizer-se o seguinte:
A camisola do primeiro equipamento é bonita, embora não tanto como a da época anterior, regressa-se ao calção branco e ás meias lisas dentro de um equipamento que também é comum no clube.
Não é uma desilusão, longe disso, mas sinceramente esperava-se algo diferente.
E, pessoalmente, preferia que se mantivesse o calção preto.
O segundo equipamento é francamente bonito, inovador em relação aos tradicionais segundos equipamentos, e estou certo que será um sucesso de vendas o que é sempre importante.
Os equipamentos de guarda redes, um dos quais é verde pelo que se viu a Douglas e Assis em Istambul, é que esperam por posterior apresentação
Em suma três anos de ligação que não sendo três anos de deslumbramento foram,ainda assim, três anos em que a parceria foi no minimo satisfatória em termos dos equipamentos apresentados.
Ficando o senão de, por razões que não conheço,nunca ter existido um terceiro equipamento precisamente um segmento em que a Nike costuma "brilhar".
Pode ser que no futuro, a manter-se a ligação, ainda venhamos a ter um desses equipamentos totalmente diferentes que a Nike apresenta noutros clubes.
Depois Falamos

12 comentários:

Anónimo disse...

Sei que o factor financeiro é importante na escolha da marca dos equipamentos.

Sou Portista e quando a Nike saiu do meu clube o que parecia ser uma má medida , sinceramente acho que a nivel dos equipamentos foi bom. A Nike, e a Adidas quase que fazem tudo igual em todo o mundo por terem muitas equipas. No ano passado com a Warrior e este ano com a NB acho que os equipamentos, gostemos ou não (por exemplo não gostei do rosa do ano passado), são feitos em exclusivo para o FCP e não são imitações ou "sobras" de outras equipas. Como são marcas com menos equipas noto uma maior ligação aos clubes que representam em relação às Nikes e Adidas!

Anónimo disse...

O que se pode levar de bom da "parceria" com a Nike, além de outras coisas que nos possam escapar, é mesmo o sucesso de vendas de material desportivo. Creio que no 1º ano de Nike foram vendidas +4000 camisolas, enquanto no último ano da lacatoni (o da taça!), tinham sido vendidos pouco mais de 1300, isto dito pelo Hugo Freitas na altura. E imagino que as deste ano que passou tenham tido ainda mais sucesso, porque o que não falta, em dias de jogos, são adeptos com a camisola da época 2014/2015, principalmente a branca(eu inclusivé), e sejamos corretos, os equipamentos eram muito, muito bons!

Anónimo disse...

Uma correção: no 1 ano existiu o 3 equipamento, o dourado.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Até hoje, os melhores... ou os que mais gostei foram os "Tiffosi" que eram simplesminte lindos.
Dos recentes concordo que a apresentação dos respectivos deixou muito a deszejar.

Chicote

Anónimo disse...

Preto e Branco.Calção preto camisola branca.Toda a vida foi assim, porra!
Tão lindo.Gostos não se discutem.
Branquinhos cheira muito a enfermagem.Mas enfim...
Quanto á marca que se lixe, qualquer uma serve.
Atá podem ser do "Martins Chapeleiro"!
E preciso jogar, ganhar somar pontos, caramba.

Obrigado LC
Parabéns
JECULA

Saganowski disse...

Gosto do regresso ao equipamento todo branco, a relembrar outros bons tempos e também do novo design da camisola preta (com riscas).
Gostava de manter a Nike ou ter uma marca tão boa como a Nike, já que voltar aos "Lacatónios" seria um retrocesso, tanto na qualidade, como no prestígio.
Quanto ao resto, que a bola comece a rolar a sério! :)

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É uma perspectiva interessante essa que expõe. E em linha com isso relembro que na época em que o Vitória foi equipado pela marca americana "John Smith" tivemos três equipamentos lindissimos. Infelizmente a marca resolveu desinvestir na Europa. Mas ainda hoje guardo memória desses equipamentos. Curiosamente o segundo equipamento de então tem algumas parecenças com o segundo desta época.
Caro Anónimo:
Concordo. Especialmente com a qualidade e beleza do equipamento de 2014/2015.
Caro Anónimo:
Tem toda a razão. Obrigado pela rectificação.
Caro Chicote:
São gostos que não se discutem.
Eu recordo alguns da Adidas, os John Smith, o Lacatoni da final de taça em 2013,o da Nike da época agora terminada, os da Coq Sportif, etc.
Caro JECULA:
A do "Martins Chapeleiro" teve piada. Mas estou genericamente de acordo com o principio.
Agora prefiro,claramente, os que tem camisola branca e calção preto porque são,do meu ponto de vista,os mais bonitos e os mais conformes com a nossa História.
Caro Saganowski:
Tu és de uma geração que se habituou ao Vitória todo de branco. A minha ainda é do tempo do calção preto. E esse será sempre o meu preferido. Alias foi mais uma razão de alegria termos a ganho a taça de Portugal equipados da forma tradicional

Raquel disse...

As estratégias de marketing do Vitória são, como dizer, pobrezinhas. E o material disponível na loja é muito pouco, é uma secção no qual o Vitória devia apostar mais e ter linhas mais variadas. Relativamente aos equipamentos, gostei dos três anos da pareceria do Vitória com a Nike. O primeiro ano foi o que, para mim, deixou mais a desejar. Adorei o primeiro equipamento do ano passado, achei que foi uma conjugação extremamente bem concebida (e adorei o pormenor das meias às riscas, muito diferente). Este ano ainda não tive oportunidade de ver os equipamentos ao vivo, mas pelo que vi gostei muito O primeiro equipamento mantém-se muito clássico, apesar de ser todo branco e as riscas ficam muito bem e o alternativo é muito diferente e muito bonito. Apesar de achar que em termos de vendas a primeira camisola possa não ter muito sucesso pelo simples facto de ser muito semelhante à da época anterior. Eu tenho a do ano passado e não sei se estou disposta a dar outros 70€ por uma camisola muito semelhante (mais uma vez reitero que ainda não vi ao vivo, até pode ter algumas diferenças significativas que não é possível ver através de fotos - as diferenças que até agora notei foi o tecido à frente, a inscrição que tem atrás e as riscas pretas). Provavelmente opto pela camisola alternativa.
Mas, para além da beleza dos equipamentos, é de salientar a qualidade da marca. É verdade que as camisolas têm um preço mais elevado, mas a qualidade é muito mas muito maior. As minhas camisolas Lacatoni estão todas estragadas à frente por causa do cinto do carro (a que tem ficou menos "estragada" é a alternativa com a cruz azul, que é uma camisola absolutamente lindíssima). As da nike continuam impecáveis, por muito uso que tenham! Por isso o meu balanço deste contrato é positivo. Espero que o Vitória continue com a Nike ou então uma marca da mesma qualidade. Apesar de tudo isto ser tudo "acessório" e como já foi dito, o importante é vencer e conseguir alcançar a melhor classificação possível!

Anónimo disse...

Vitória inaugura loja centro histórico

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=561747

luis cirilo disse...

Cara Raquel:
Genericamente estou de acordo com o seu comentário.
E particularmente de acordo com quanto á qualidade dos equipamentos Nike.
E até lhe conto um pormenor:
De há muitos anos a esta parte que os meus filhos coleccionam equipamentos do Vitória. Desde,pelo menos,1995.
E tem equipamentos Adidas,desse tempo, que já usaram dezenas de vezes e foram dezenas de vezes lavados e passados e continuam impecáveis.
Enquanto outros, de outras marcas, mais recentes estão em bem pior estado.
A Nike tem essa vantagem de confeccionar equipamentos de excelente qualidade e por isso espero que continue liga ao Vitória.
Caro Anónimo:
Uma excelente iniciativa. Mas como diz a Raquel Veiga a variedade é pouca e há que apostar em mais linha e numa muito maior diversidade.

Anónimo disse...

os do 1º ano nao era nada de especial.
os do 2º pioraram.
a camisola do equipamento principal com aqueles botoes de camisa de rancho folclorico,eram simplorios,parolos...como querem e nao podem parecia que rasgaram um lençol velho e deram-lhes uns remendos por cima.Então as meias a presos pfffffffffffffffffff...indignas do de serem usadas pelo batatinha em galas de piedade para a porcaria dos sem abrigo
Aldegundo Chafarim

luis cirilo disse...

Caro Aldegundo Chafarim:
É a sua opinião