quinta-feira, julho 02, 2015

Copa América

Mais ou menos entretidos com o europeu de sub 21, e a bela carreira da selecção portuguesa, quase que a Copa América passou ao lado das atenções de muitos dos que gostam de futebol para lá do próprio clube e selecção nacional.
Foi um pouco o meu caso.
Vi alguns jogos, especialmente de Argentina e Brasil, mas confesso que quase fui apanhado de surpresa por já estarmos na iminência de uma final que oporá no próximo sábado o anfitrião Chile a uma selecção argentina que será hoje uma das três sou quatro mais fortes do mundo.
Pese embora o factor casa, e a curiosidade que aguça o apetite de os chilenos nunca terem vencido a competição, creio que a Argentina é claramente favorita e poderá obter a sua 15ª vitória na competição igualando o Uruguai na liderança dos países com mais triunfos na mais antiga prova por selecções de todo o mundo.
Embora numa final isso possa não ser decisivo (e ainda esta semana demos cruelmente por isso...) a qualidade individual e colectiva da Argentina é claramente superior à do Chile e atacantes como Messi, Aguero, Tevez,Di Maria, Pastore, Higuain,Lavezzi fazem uma diferença dificilmente ultrapassável pelo outsider.
Mas uma final é...uma final  e a jogar em casa o Chile pode transcender-se.
A outra nota que fica desta Copa América é o declínio acentuado do futebol brasileiro.
Eliminados pelo Paraguai, que logo a seguir a Argentina esmagou por 6-1, os brasileiros mostram carência tácticas, técnicas e de qualidade individual outrora impensáveis.
Um país que deu ao mundo do futebol tantos e tantos grandes jogadores, que sempre se notabilizou pelos avançados de extraordinária qualidade que fazia alinhar na sua selecção, não tem hoje um ponta de lança digno desse nome e de vestir aquela camisola.
Pelo menos nos seleccionados não tem.
E mesmo noutros sectores existe uma falta de qualidade que arrepia quem sempre admirou o futebol brasileiro e não consegue perceber a mediania que nele se instalou e que já vem, no mínimo, desde o Mundial da África do Sul em 2010.
Por este caminho, e se não mudar de processos, o Brasil corre o risco de pela primeira vez na sua história nem para a fase final do próximo Mundial se apurar.
O que seria uma pena por tudo que a "canarinha" representa para o futebol.
Depois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Perdeu uma grande competição... muitos dias a deitar tarde, mas valeu a pena! Jogos fantásticos. Sempre ao ataque ! Fantástico !

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Perdi de facto.
Alguns dos horários também não ajudaram muito