sexta-feira, julho 24, 2015

Bernard

Este texto pode ser um pouco polémico mas esse, como se sabe, é o lado para que durmo melhor.
Analisando a saída de Bernard do ponto de vista estritamente desportivo (o financeiro não pode ser avaliado porque não é conhecido!) creio que a SAD do Vitória fez bem em vender o jogador neste inicio de época e antes de se iniciarem as competições.
Por várias razões.
Bernard é um jovem talentoso, a quem se adivinha um elevado potencial, mas ainda não é um grande jogador e tem ainda algum caminho a fazer para um dia lá chegar.
Em termos de futebol de topo é uma promessa mas não uma certeza.
Alimentar mais tempo o "romance" da sua saída, e mantê-lo como opção para o plantel, teria apenas o efeito de impedir o treinador de estruturar a equipa com os jogadores com que de facto pode contar enquanto Bernard continuaria com um pé dentro e outro fora( e a cabeça totalmente fora) como aconteceu durante grande parte da ultima época.
Em que apenas a sua prematura promoção a "pérola" e a obsessão de o vender mal fosse possível justificaram que tenha sido titular durante todo o campeonato quando em boa verdade esteve longe de o justificar em parte desse tempo.
Ficar com ele esta época seria mais do mesmo.
Apostar num jogador que não estava com a cabeça no clube, forçar uma titularidade "pró venda" que apenas serviria para "agitar" o balneário, e comprometer o sucesso desportivo com a expectativa do sucesso financeiro de uma eventual grande transferência.
E se como chegou a ser alvitrado nalguma imprensa a estratégia passasse por vendê-lo e ficar com ele mais um ano seria ,ao fim e ao cabo, ter mais um emprestado e disso já o Vitória usa e abusa como é sabido.
Foi melhor assim.
Bernard seguirá o seu caminho (espera-se que rumo a uma carreira de grande sucesso) e o Vitória poderá apostar em jogadores que estão no clube e que poderão ser valorizados com vista a uma futura grande transferência.
Como João Pedro ou Montoya por exemplo.
Uma nota final para dizer que apreciando muito o potencial de Bernard nunca vi nele as qualidades que alguns ,com manifesto exagero, gostam de lhe atribuir considerando-o um dos melhores jogadores que passou pelo clube!
E os do meu tempo ,ou ligeiramente mais novos, lembrar-se-ão de outro jovem africano que chegou ao clube com vinte anos e nele fez uma carreira extraordinária durante uma década.
N'Dinga Mbote é o seu nome.
E embora não goste de comparar jogadores com uma diferença de trinta anos não posso deixar de dizer que tomáramos todos que aos vinte anos Bernard jogasse o que jogava N´Dinga.
Depois Falamos

P.S: Para os mais distraídos relembro que esta concordância com a venda de Bernard se restringe ao vector estritamente desportivo.
O financeiro será avaliado um dia que se saibam os números da transferência.

11 comentários:

Anónimo disse...

o futuro dirá se foi ou não boa venda!

Anónimo disse...

Bom dia

A minha opinião sobre o Bernard é que se trata de um fora de série, cujo futuro, se nada de anormal acontecer o levará ao cume do futebol Europeu. É aquele jogador que leva pessoas ao estádio, pela sua magia e classe. São jogadores que sósinhos pegam na equipa e impõe um ritmo de jogo,tem poder de drible,sabe colocar a bola e remata bem. Agora, não é um produto acabado, nisso estamos todos de acordo e nesta sua aprendizagem irá ter ainda muito para aprender, mas o resto está tudo lá.Quanto á sua venda temos que aceitar,o Vitória tem que aproveitar estas oportunidades.

Cumprimentos
J.M.

Anónimo disse...

N'Dinga a jogar, Bassaúla a correr, e N'Kama a estourar..

Era muita bola!

Anónimo disse...

Subscrevo o comentário do J. M.
Bernard não é um jogador feito, pode nem vir a ser. Mas tem o talento e o dom dos predestinados.
Fazer dele um jogador de top, caso da minha convicção, não invalida dizer que N'Dinga foi também um predestinado, e a diferença de 30 anos justifica ele ter ficado sempre em Guimarães. Com o futebol /indústria de hoje, empresários e a promoção feita à volta dos jogadores - e Bernard foi promovido - N'Dinga faria quando muito 1 época em Guimarães, porque não era inferior ao Bernard.

Francisco Guimarães disse...

Ao Anónimo das 12:38 faltou o:

E o Cascavél a MARCAR!

vitor...iano disse...

Parece que voltamos ao tempo da outra senhora....
CLAUSULA DE CONFIDENCIALIDADE??? Lembram-se de cada uma!!!!!
O jackson vendido pelo FCP ao mesmo Atlético também tinha uma cláusula de confidencialidade??

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A ver vamos.
Desportivamente foi. Financeiramente ...não sei!
Caro J.M.
Não sendo tão entusiasta quanto ao futuro do Bernard, porque depende de muitos factores estamos genericamente de acordo no resto. E esta é uma transferência que em termos desportivos compreendo e aplaudo.
Caro Anónimo:
Eram esses e os outros.Uma grande equipa.
Caro Anónimo:
N'Dinga foi um dos muitos jogadores que nasceu cedo demais. E como ele há muitos exemplos. A começar por Eusébio e Pélé.
Caro Francisco Guimarães:
E o Jesus a defender, o Nascimento a varrer o meio campo, o Ademir a definir jogo, o Roldão a rasgar pelos flancos, o Miguel e o Néné a defenderem, o Costeado e o Carvalho/Basilio a encherem os flancos.
Caro vitor...iano:
Realmente essa da clausula da confidencialidade não lembrava ao diabo...

Anónimo disse...

negócio: 6 milhões.
vsc: 3 milhões e uns trocos
jorge mendes: 2 milhões e uns trocos
jorge pires: 600/700 mil euros

Anónimo disse...

... Mesmo sendo emprestado ao Getafe não lhe garantirá a titularidade na equipa desse clube.
O campeonato espanhol é de um nivel qualitativo e competitivo muito superior ao nosso, e na minha perspectiva ele aínda ainda está longe de poder corresponder.

Chicote

Anónimo disse...

este nao vai dar nada.O treinador nao e um frouxo como o que esteve ca e nao vai deixar saudades a ninguem,e os colegas nao vao aturar os egoismos de querer so a bola pra ele e fazer o que lhe da na gana
Aldegundo Chafarim

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se for isso...não é mau.
Mas não sabemos se foi.
Caro Chicote:
Concordo. Mas jogar num clube onde não há a obrigação de ser titular talvez lhe faça bem.
Caro Aldegundo Chafarim:
O que ele vai dar depende em muito dele próprio. Mas claro que vai ter de rectificar atitudes em campo