domingo, abril 19, 2015

O Nosso 14

No "castelo" encontravam-se duas equipas com trajectórias bem diferentes nos últimos três meses.
De um lado o Vitória em trajectória descendente, fragilizado por transferências e lesões, bem longe da equipa que na primeira volta chegou a encantar.
Do outro lado um Braga em claro bom momento, a quem Janeiro não fez mossa e a poder contar com todos os seus principais jogadores, e com uma sequência de bons resultados que indiciavam um momento de motivação acima do normal.
Mas quando o árbitro apitou para inicio do derbie percebeu-se que as aparências iludiam.
E muito.
Individualmente:
Douglas:Um jogo tranquilo. No pouco que teve para fazer fê-lo com segurança
Plange: Na enésima insistência nele para lateral direito provou,pela enésima vez, que não é opção para aquele lugar. Remedeia mas nada mais.
Kanu: Regressado após lesão fez a sua melhor exibição com a camisola vitoriana. Intratável.
Moreno: Um daqueles jogos que o capitão vitoriano adora jogar. E jogou-o muito bem.
Luís Rocha: Excelente exibição. Muito seguro a defender e incisivo a integrar-se no ataque fazendo uso da sua capacidade para efectuar cruzamentos com peso ,conta e medida. Perto do golo num livre de excelente execução.Foi pena terem-se perdido três meses porque era óbvio ser ele a solução para substituir Traoré.
Cafu: Para mim a mais brilhante exibição vitoriana na noite de sexta feira. Foi dono e senhor do meio campo. E barreira intransponível para a organização do jogo por parte do meio campo adversário. Tal como Moreno ( e o inesquecível capitão Flávio Meireles) adora estes jogos.
André:Um bom jogo, ajudando à supremacia da intermediária vitoriana, e quase um golo naqueles remate à barra. Um jogador a a regressar ao seu melhor plano.
Bernard: Mais um jogo de altos e baixos. Marca quase todos os livres e cantos e marca-os quase todos mal. Os cantos teimosamente direitos ao primeiro poste e ao primeiro defensor e os livres direitinhos à barreira. Mas depois pega na bola e nalguns lances demonstra o imenso talento que tem.
Precisa de estabilizar.
Sami: Esforçou-se. Mas não fez o Braga arrepender-se de o ter dispensado.
Tomané: Uma bela exibição. Muito bem a cair nos flancos e a criar lances de ida à linha, muito bem a segurar a bola e a dar tempo aos colegas para subirem, teve ainda um remate perigoso que saiu a um palmo do poste. Se tem jogado num flanco com Álvez e Valente na área provavelmente o Braga teria regressado a casa com uma derrota mais pesada.
Valente:É ponta de lança e é na área que pode ser mais útil à equipa. Quando cai nos flancos perde rendimento porque não é claramente o seu espaço natural. De salientar o arreganho com que se bateu equiparável aos de Moreno e Cafu. Mais um que gosta,sabe-se porquê, de defrontar o Braga
Bouba: Uma substituição bem vista por Rui Vitória numa altura em que importava não consentir surpresas. Entrou bem.
Álvez: Era para entrar mais cedo mas o golo de Valente retardou (mal do meu ponto de vista) a sua entrada. Não teve tempo para saliência especial.
Gui: Substituição para queimar tempo e nada mais
Assis, João Pedro, Ivo e Otávio não foram utilizados.
Um triunfo importante em termos de defesa do quinto lugar.
Mas vale apenas, e só, três pontos e não pode ser extrapolado para lá disso.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

Concordo a 100% com a sua análise.
Para mim, o melhor jogador do Vitória foi o Cafú. A meu ver, não só neste jogo, merece ser mais destacado pela comunicação social. Ele é novo, e se tiver "cabeça", pode vir a ser um jogador ainda mais influente no Vitória.

Quanto ao resto, partilho da sua opinião (vi noutro post). O Vitória jogou com 4 jogadores da formação. O Moreno sem "pernas" adora estes jogos e faz bem o papel de capitão. O Luis Rocha cumpriu. É novo e prefiro os erros "inocentes" dele que as habilidades de emprestados. O Cafú nem é preciso dizer mais nada. O Tomané precisa de um golos, porque de resto dá tudo em campo.

Fernandes.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Não sei se isso é bom ou mau, mas concordo com todas as palavras do texto que escreveu.

Destaco, ainda assim, quando refere ter sido "pena terem-se perdido três meses porque era óbvio ser ele [Luís Rocha] a solução para substituir Traoré". Fascina-me como é que a equipa técnica demorou tanto tempo a perceber uma coisa que era visível para qualquer acompanhante próximo do Vitória. Ainda que Luís Rocha tenha cometido um par de erros graves nos dois jogos em que actuou (em Moreira, no segundo golo, e, na passada sexta-feira, num lance em que quase isola Rafa, tendo este feito uma tentativa de chapéu ao invés de seguir para a baliza), mostra uma qualidade muitíssimo maior em comparação com as banalidades (para não dizer pior) que lhe tiraram o lugar durante demasiados jogos. No entanto, pressinto que a utilização de Luís Rocha esteja a prazo, como estava a de Assis: basta fazer um jogo menos conseguido (e se com influência directa no resultado ainda pior) que Breno voltará a ser o detentor do lugar. Um jogador jovem, é verdade, mas que sendo, pelo que mostrou até agora, emprestado e banal, não tem uma única característica que seja mais benéfica para o Vitória do que Luís Rocha - que, para além do rendimento desportivo que apresenta, é um activo financeiro do clube.

Em adição, sobre Tomané afirma ter estado "muito bem a cair nos flancos e a criar lances de ida à linha, muito bem a segurar a bola e a dar tempo aos colegas para subirem". Já acerca da exibição de Valente, diz ser "ponta de lança e é na área que pode ser mais útil à equipa". Apetece-me perguntar: custa assim tanto à equipa técnica ver isto? Ainda hoje, segundo sei, o antigo treinador de Ricardo Valente declarou que ele se destaca mais como ponta-de-lança. Se Tomané já deu mostras suficientes de se sentir mais à vontade nas alas (e é aí que contribui mais para a equipa) não falamos de uma troca natural e mais do que evidente? Mesmo acrescentando Alvez à equipa titular (que tem cláusula de compra, ao contrário de três senhores que cá estão a prazo), com Tomané e Valente nas alas a equipa só poderia render mais do que até agora.

Relativamente a Sami e a Nii Plange, creio já não valer a pena dizer o que quer que seja. Infelizmente, são teimosias de Rui Vitória. Ainda assim, merecem ser sempre mencionadas, pois acabam por prejudicar bastante a equipa. Tendo, na equipa B, um lateral-direito e um conjunto de extremos, jovens, com potencial é lamentável que se aposte nestas duas abéculas futebolísticas. É a aposta nos jovens...

Para terminar, a propósito do que diz em "o golo de Valente retardou (mal do meu ponto de vista) a sua entrada", revoltou-me a forma como Rui Vitória preferiu não mexer numa equipa que estava longe de ser perfeita apenas e só porque se colocou em vantagem. Havia alguma forma de a equipa piorar com a saída (creio ser previsível que fosse ele) de Sami? Colocando um espantalho no seu lugar, a equipa estaria mais bem servida.

Um abraço,
José Miguel

luso disse...

Basicamente concordo com a análise, mas o melhor jogador, para mim, foi o Luis Rocha, que me surpreendeu pela maturidade e audácia que patenteia.
Gostei obviamente do Cafú, do Tomané e do Valente, mas no geral todos estiveram bem.
Todos?
quase todos...

Miguel disse...

E que tal experimentar Gui no lugar de Hermani?...

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
Também penso que o Cafu pode chegar muito longe. Tem talento, técnica e capacidade fisíca para isso. Outro dia escrevi,com grande indignação de amigos sportinguistas,que não trocava o Cafu pelo William Carvalho.
E não trocava mesmo.
Caro José Miguel:
Também estou de acordo com o seu comentário por inteiro.
A mim,enquanto vitoriano e adepto do futebol,custa-me muito ver a dificuldade com que algumas evidências custam a ser assumidas no Vitória. Coisas que entram pelos olhos dentro (Luis Rocha a lateral,Tomané nos flancos, Valente na área, Sami e Plange na bancada)demoram meses a serem implementadas e nalguns casos desconfio que não o serão nunca! Isso junto ao desgraçado mês de Janeiro que a SAD nos proporcionou deram num terceiro lugar que esteve ao nosso alcance e foi ingloriamente desperdiçado.
Quanto à entrada do Alvez foi uma tristeza a forma como ela foi retardada só porque marcamos um golo. O Braga estava encostado ás cordas e a entrada do Álvez ajudaria a derrubá-lo de vez. Até porque de certeza que não faria pior que o Sami.
Caro luso:
Tem razão. Quase todos...
Digamos que todos os que...jogaram estiveram bem.
Caro Miguel:
Pode ser uma alternativa em Vila do Conde face à ausência de Tomané