sábado, abril 11, 2015

Sampaio da "Névoa"

Reconhecendo a todos os portugueses que cumpram os imperativos legais o direito de serem candidatos à Presidência da República não consigo deixar de ter algumas saudades do tempo em que nas presidenciais aparecia o candidato do "queijo da serra".
Essencialmente porque era só um!
Tinha o seu espaço e não se metia no espaço dos outros.
Para Janeiro de 2016, quando se disputam as próximas presidenciais, é que parece não faltarem candidatos a candidatos  a quem basta uma entrevista a dizerem que se vão candidatar para serem de imediato levados a sério e tratados como verdadeiros candidatos.
Pelo menos pela pouquíssimo exigente comunicação social que vamos tendo.
Quando para se ser realmente candidato não basta a vontade de o ser o e gosto pelo protagonismo que alguns deles nem sequer conseguem esconder.
É preciso outra coisa essencial para além das ideias e dos meios para fazer campanha.
As assinaturas para formalizar a candidatura.
E tenho as maiores dúvidas que alguns dos agora emergentes candidatos a candidatos venham alguma vez a consegui-las dado o seu grau de notoriedade no país real (que é muito diferente dos programas de comentário politico nas televisões)ser nalguns casos pouco superior a zero.
E aí avulta um candidato que vem de uma "névoa" ,que alguns querem fazer sebastiânica, e que se não lograr o apoio de um cada vez mais dividido PS é seguramente o mais desconhecido de todos.
Gozando de excelente imprensa, do apoio de alguns lirícos socialistas sempre dispostos a patrocinarem por razões que só eles conhecem "causas" e personagens misteriosos, e da facilidade com que neste país se transformam irrelevâncias em protagonistas aparece Sampaio (pobre país se tivesse outro presidente Sampaio...) da Nóvoa a posicionar-se como o pré candidato mais perto de poder ser realmente o candidato socialista por escolha do secretário-geral António Costa à revelia da restante direcção do PS.
O que certamente "ajudará" muito a ter os socialistas mobilizados para a campanha se da "Névoa" acabar por sair um candidato a quem ninguém conhece uma ideia sobre o país pese embora estes últimos meses de grande exposição mediática.
Porque se à ultima hora o PS optar por outra solução (e não estou tão convencido como outros de que Guterres já esteja fora do cenário) o pré candidato Sampaio da Nóvoa terá de desistir da candidatura ou limitar-se a ser mais um candidato "queijo da serra".
Aguardemos...
Depois Falamos

Sem comentários: