sábado, abril 11, 2015

Não foi Giro!

Nem o jogo,nem o resultado, nem as sequelas para o futuro.
Nada foi giro.
Começando pelo fim o Vitória sai de Moreira de Cónegos sem três titulares que vão estar ausentes do próximo jogo em dois casos (Josué e Bruno Gaspar) e não se sabe de quantos no caso de Alex dado que ainda não é conhecida a gravidade da lesão.
E com o quinto lugar já ameaçado de muito perto é evidente que para o Vitória cada jogo em falta será uma verdadeira final, na defesa de uma classificação que lhe permita a presença europeia na próxima temporada, pelo que num plantel já severamente desfalcado no mercado de Janeiro a ausência destes três jogadores vai pesar e muito.
Quanto ao resultado é evidente que foi péssimo. 
Porque por um lado o Vitória não "podia" perder pontos neste jogo e por outro porque, pese embora o domínio do adversário desde a expulsão de Josué, a verdade é que o Vitória teve sempre o jogo controlado e o Moreirense para além dos dois golos apenas teve um outro remate de verdadeiro perigo a que Douglas se opôs com excelente defesa.
Sendo igualmente verdade que Marafona também só teve de se empregar a fundo na defesa de um livre de Bernard.
Mas a eficácia conta e o Vitória,uma vez mais, não foi nada eficaz.
Quanto ao jogo teve dois períodos distintos.
Um até à expulsão de Josué e outro depois disso.
Sendo que a expulsão para além de inferiorizar a equipa numericamente mostrou ao que "vinha" o árbitro lisboeta Hugo Miguel (será que é simpatizante do Belenenses?) cuja actuação claramente tendenciosa prejudicou e muito o Vitória.
Se a expulsão de Josué me parece correcta a verdade é que no início do lance há falta sobre Moreno que ao não ser assinalada permitiu o desenvolver da jogada até à falta e vermelho para o jogador vitoriano.
Depois a inacreditável expulsão de Rui Vitória, o cortar de um lance perigoso de Tomané marcando mão quando a bola bateu na cara, o permitir sucessivas faltas aos jogadores do Moreirense sempre com o cuidado de não amarelar duas vezes o mesmo jogador tudo contribuiu para inclinar o campo a favor dos adversários do Vitória (do de hoje e de outros...) e intranquilizar a equipa vitoriana.
Mas foi "só" por causa do árbitro que o Vitória perdeu?
Hoje, em grande parte, pode dizer-se que sim pese embora haver também algumas responsabilidades próprias quer na forma como a equipa foi estruturada para o jogo (e mexida durante) e nos golos sofridos.
A aposta em Sami foi uma vez mais improdutiva e a entrada de Plange para substituir Alex foi uma opção dificílima de perceber quando a equipa estava em inferioridade numérica e faria bem mais sentido reforçar o miolo com Bouba ou João Pedro face, até, ao já habitual sub rendimento de Bernard.
Mas acredito que mesmo com essas discutíveis opções o Vitória não teria perdido, e provavelmente até teria ganho, se tivesse encontrado uma arbitragem isenta na noite de hoje.
Mas não encontrou.
E essencialmente por isso perdeu complicando a manutenção do quinto lugar na classificação.
Depois Falamos.

P.S. Gostei das declarações de Arnaldo Teixeira no flash interview do final do jogo.
Sereno mas incisivo e pondo o dedo na ferida.
Infelizmente desconfio que será a única reacção da parte do Vitória.
Como de costume...

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Já estou ansioso por mais uma semana a falar do árbitro. Isto parece um pesadelo, por ser uma repetição sem tirar nem pôr do pós-Bessa. E que deu o resultado que deu: tamanha indignação redundou numa apatia generalizada e em derrota no jogo seguinte.

Relativamente à equipa, a Rui Vitória, a Nii Plange, a Sami, a Bernard, a Tomané, a mediocridade e pequenez aquando da inferioridade numérica: não digo mais nada, não vale a pena. (ainda que todos os aspectos que referi acima tenham explicações diferentes) Falar, falar, falar e ver todos os fins-de-semana o contrário do que o senso comum já tratou de afirmar há muito tempo é desolador.

Um abraço,
José Miguel

Anónimo disse...

Já deu para ver que vai ser mais um ano atrás do SCBraga. Desde que Salvador é presidente (há 12 anos), só uma vez o VSC ficou à frente do SCB.
Pelos vistos, o problema agora chama-se Belenenses...

Anónimo disse...

Sr Luís Cirilo acho que a postura da equipa é que permite que as arbitragens sejam assim. O Vitória tem de entrar no jogo seguro, a praticar bom futebol, e com altivez perante o adversário. Mas encolhe-se fica fragilizado e inseguro jogo após jogo. Com a equipa assim os árbitros não têm problema nenhum em ajudar outros que anseiam por destaque; porque há clubes que têm influência na liga através das respetivas associações regionais e porque mostrar serviço é a única forma de manterem o clube em atividade. Nota-se demasiado o desleixo de trabalho de bastidores da parte da direção do Vitória. Não é só falar nos jornais. Em dois dias esquecemos o que lemos. É preciso ter voz ativa na liga e na associação de futebol de braga! Nota-se demasiado a influência institucional de determinados clubes. Veja-se os jogos do braga, belenenses e dos outros 3 - do Chaves e Sport Lisboa B na segunda liga - e percebe-se logo o como se conseguem boas classificações no campeonato português. Não foi por acaso que o braga não ganhou, há pouco tempo atrás, o campeonato. O Sport Lisboa foi levado ao colo na segunda volta: tudo lhe era falta e penalty e favor. Mas o braga foi a melhor equipa nessa época... O futebol português precisa de uma operação Furacão!

E adeus Europa. Não estou a ver o Belenenses o Rio Ave e o Paços a perder pontos como o Vitória... Em 3 meses e meio apenas ganhamos um jogo. É inacreditável o treinador não conseguir por a equipa a jogar. O futebol do Vitória parece matraquilhos.

luis cirilo disse...

Caro José Miguel:
Desta vez nem indignação houve. Para quem manda no clube foi como se nada se passasse. Já diz o povo que "fraco rei faz fraca forte gente" e esta SAD exemplifica isso todos os dias.
Parece que tem medo de erguerem a voz em defesa do Vitória.
Caro Anónimo:
Desta vez sou obrigado a dar-lhe razão. Para o Vitória, infelizmente, até o Belenenses já é problema.
Caro Anónimo:
O Vitória é uma equipa à deriva, fragilizada a partir de dentro por um Janeiro(reabertura de mercado) inconcebível, e que vai ter muita dificuldade em segurar um lugar europeu. Se a isso somarmos a porcaria que existe no nosso futebol e há qual somos incapazes de resistir, nem que fosse protestando, o cenário é realmente muito preocupante.

Luis Costa disse...

Meu caro
Mais uma vez assistimos à grande incompetencia de RV, quer no 11 inicial, mas principalmente na hora de "mexer"
O escritor simplesmente não sabe o que fazer, e desta vez é até inademissivel que se fale nas saídas de Janeiro porque o Moreirense foi muito mais penalizado que nós e ainda por cima tinha os 2 avançados/PL lesionados.

Uma palavra par Arnaldo Teixeira que disse uma grande verdade "RV nada fez"
E o certo é que nada fez para que saíssemos de Moreira com outro resultado, assim como, a avaliar pelo futebol praticado à 4/5 meses a esta parte, nada tem feito nos ultimos tempos porque não há "fio de jogo"

Culpas também para a gestão desportiva que mantém um incompetente deste calibre tanto tempo no clube. É inacreditavel como ninguém vê nadinha de futebol.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Em relação ao onze inicial apenas discordo totalmente de Sami e parcialmente de Bernard.
Quanto ás mexidas concordo plenamente que meter Plange no lugar de Alex foi um erro com influência no desenrolar do jogo porque o que a equipa "pedia" era reforço do miolo para passar do 4-3-3 a uma quase obrigatório 4-3-2 face à expulsão de Josué e ao recuo de Cafu. Optar por um 4-2-3 é que foi um risco que não compensou nada.
As saídas de Sami e Bernard foram bem vistas embora tardias face ao não rendimento de ambos. E depois a duvida sobre a razão porque não havia um central no banco. Lima Pereira ou até Denis Afinal se a B, com a época "feita", teve três na ficha d ejogo com o Tondela um deles podia ter reforçado a A.
Mas a principal culpa de tudo que se está a passar é da gestão desportiva feita pela SAD. Falar do treinador ou dos jogadores apenas serve para desviar atenções