sábado, abril 18, 2015

Limpinho

Foto: www.vitoriasc.pt/ João Santos
Os derbies são assim.
Pouco importa a classificação, o aparente estado de forma das equipas,o suposto favoritismo que se atribui a cada uma delas.
Importa é o que demonstram em campo,a atitude de cada uma, a motivação individual dos jogadores perante o desafio especial que um derbie sempre constitui.
E em todos esse itens o Vitória foi superior ao Braga.
Pelo que conseguiu um triunfo justo, escassa na expressão, mas limpinho.limpinho, limpinho.
Porque no futebol quando ganha o melhor nada mais há a dizer.
A verdade é que o Braga, pese embora a prosápia do seu treinador, entrou no estádio D. Afonso Henriques como tantas equipas pequenas o fazem dando a iniciativa do jogo ao adversário e esperando com uma atitude extremamente conservadora e defensiva que a sorte do jogo acabe por os favorecer.
Como se um complexo de inferioridade os impedisse de fazerem jus aos dez pontos de vantagem na tabela classificativa e assumirem, no mínimo, uma atitude de disputarem o jogo pelo jogo em todo o terreno.
Aliás a semelhança do Braga com outras equipas que vem a Guimarães jogar daquela forma estendeu-se à pequena falange de adeptos bem longe dos milhares que andaram a apregoar pela comunicação social.
Mas, também aí, nada de novo!
Quanto ao Vitória fez a melhor exibição da segunda volta o que não encerrando em si nenhuma dificuldade especial deixa a expectativa de um final de campeonato mais consentâneo com o valor do plantel e as ambições de clube e adeptos.
Ao ponto de se poder perguntar por onde andou durante meses "este" Vitória.
Uma boa exibição individual e colectiva, uma atitude dominadora e a busca do golo que apenas apareceu por uma vez mas esteve iminente em mais três como foram os casos do portentoso remate de André à barra, de um livre muito bem marcado por Luís Rocha e de um desvio subtil de Tomané que errou o alvo por muito pouco.
Das exibições individuais se falará noutro texto mas ainda assim importa relevar algumas delas pelo contributo que tiveram para o jogo.
Especialmente as de Cafu, Moreno, Tomané e Luís Rocha curiosamente quatro jogadores "feitos" no clube e que por isso vivem estes jogos com especial intensidade.
E acho que se depois do 1-0 o Vitória tivesse "forçado" a nota, nomeadamente com a entrada imediata de Álvez (que estava na linha para entrar aquando do golo mas veria a substituição retardada por minutos), poderia ter dilatado o resultado face a um Braga completamente "à nora".
Mas Rui Vitória optou por jogar pelo (mais) seguro e o resultado final acaba por lhe dar razão.
Três preciosos pontos na luta pela Europa (onde o Vitória tem de estar sempre) mas que nem são a salvação de uma segunda volta muito fraca ,até agora, nem um resultado de "outro mundo".
Apenas um triunfo justo e merecido da melhor equipa em campo face a um adversário que normalmente sai de Guimarães vergado ao peso da derrota.
Agora há que manter a atitude e o espírito de conquista evidenciados neste jogo e ir a Vila do Conde buscar mais três pontos para consolidar o quinto lugar.
Carlos Xistra, sem erros graves, mostrou uma vez mais ter pouco jeito para a função.
Depois Falamos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande Vitória, rumo ao 4º lugar. Depois falamos...

Anónimo disse...

Poucos, mas incansáveis de inicio ao fim, aliás, como a equipa do Braga inalcansável pelo Vitória daí o menor interesse por parte dos Bracarenses neste jogo. O da taça despertou muito mais interesse, visível também na presença de adeptos bracarenses no DAH. E um jogo que se diz importante, "Derby do Minho" nunca se pode jogar a uma sexta-feira às 20:30h. Muitos como eu trabalham... Estão a matar o Futebol! Em relação ao jogo, vitoria merecida do vitória por mérito do vitoria e demérito do Braga. Que o VSC se consiga apurar para a europa, e o Braga vença a taça, para bem do futebol do minho!

Anónimo disse...

Sabe aonde o Braga ganha??
A partir do momento em que dá mais importância ao Braga nos primeiros parágrafos que à vitoria do vitoria......mas no futebol é mesmo assim,na altura do jogo da taça de Portugal uma equipa lutava pelo apuramento para a Liga dos Campeões e a outra estava aonde está no 4ª lugar do campeontato...É futebol...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Para o quarto lugar já vamos tarde. Por culpa nossa e de mais ninguém e muito menos deste modesto adversário de sexta feira.
Caro Anónimo:
Todos os pretextos servem para tentar camuflar uma realidade.O Braga é e sempre será mais pequeno que o Vitória. E então em termos de adeptos a diferença ainda é maior. O que se viu na 6ªa feira é a vossa realidade.
Quanto ao dia do jogo concordo. Mas os clubes são umas autenticas marionetes nas mãos da sport-tv.
Caro Anónimo:
Com essas "vitórias" do Braga posso eu bem.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

Continuo a não perceber como é que eles se sentem tão grandes e não conseguiram fundar um clube na cidade... foi preciso um sportinguista para despertar o interesse daquelas gentes pelo futebol.

Depois, a tentação pelo vermelho foi maior e então mudaram o equipamento para vermelho. Contudo a cada época ainda ousam a ter o segundo equipamento verde ou azul!

Como é que eles se querem comparar com o Vitória se até o presidente António Salvador disse o que disse sobre os adeptos do Vitória?

O Sporting CB sem dúvida que é o maior clube de Braga.

Anónimo disse...

Triunfo justíssimo do Vitória! A mostrar que se não houvessem alterações na Equipa havia tudo para se almejar o 4º posto na Prova. Infelizmente não o fizeram, o que aliado a péssimas opções técnicas e táticas do Rui Vitória faz com que o 5º seja o possível.

Quanto ao Braga, mostrou mais uma vez, que é pequeno. Não é que vinham mais de 1000 adeptos, e vieram 350. E levaram uma coça nas Bancadas, que nem deram luta. Enfim, o Vitória tem definitivamente de voltar a ser o Clube mais representativo do Minho como foi ao longo de quase toda a vida, com excepção desta última década. Haja mais ambição.

Vitória Até Morrer! Ass. Zé Vitoriano.

Anónimo disse...

O clube mais representativo de Braga é o ABC, se tivesse futebol o SC Braga nem existia. É um clube pouco acarinhado pelos bracarenses, ao contrário do ABC. O SC Braga enquanto jogou no 1º Maio era muitas vezes confundido Arsenal da Devesa.
Ganhar a este clube é uma obrigação do Vitória.

Luis Costa disse...

Ao contrario do que muitos previam (eu incluído) foi sem duvida uma grande vitória e "sem espinhas".
Mas é preciso calma e não embandeirar em arco, pois muita coisa continua mal.

Na 1ª parte não fizemos 1 remate à baliza !!
Sami 80 minutos em campo !!
Ricardo Valente continua a ser "queimado" a jogar a extremo !!
etc

A grande diferença (para melhor) a que assistimos foi a atitude dos jogadores que parece que "ganharam pernas" e deu para disfarçar os erros acima mencionados da equipa tecnica.

Esperemos que a atitude se mantenha nas 5 fianis que temos pela frente para garantir o 5º lugar.

P.S. E o que dizer daquela gritante falta de "olhos na cara" de RV e companhia aquando da 1ª sustituíçao ?
R.Valente estava no chão a pedir a substituíçao e eles optam por manter a saída do Sami. Depois fez entrar o Alvez à pressa para o lugar do Valente, e ele nem sabia se havia de aturar na linha ou no meio !!! Ficamos uma serie de tempo sem ninguém a fechar no lado direito.
Simplesmente ridiculo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quando o nascimento é por cópia do que já existe condiciona bastante o futuro. Embora faça a justiça de reconhecer que nas novas gerações há cada vez mais adeptos do SCB e menos dos outros clubes.
Caro Zé Vitoriano:
Perdemos uma excelente oportunidade de ficarmos em terceiro lugar. Porque se os que venderam em Janeiro tivessem ficado, mais a contratação de Valente e uma melhor utilização de jogadores como Barrientos e Crivellaro, teríamos equipa para ficar em 3º. Assim resta-nos o 5ª.
Caro Anónimo:
É uma obrigação que temos cumprido bastante bem ao longo da História.
Caro Luís Costa:
Foi um bom triunfo mas não mais que isso. Houve uma melhoria exibicional,é verdade, mas a repetição dos erros que referiu.
Agora´há é que segurar o 5º lugar