domingo, abril 26, 2015

Empate que Empata

É "chover no molhado" afirmar que o Vitória perdeu o quarto lugar (e até o terceiro) por culpa própria ao não conseguir manter o ritmo da primeira volta muito por força do catastrófico mês de Janeiro e respectivas entradas e saídas de jogadores.
A realidade é que lhe resta defender o acesso à Liga Europa por via da defesa do quinto lugar e isso parece-me perfeitamente ao seu alcance.
Contudo um triunfo em Vila do Conde, conjugado com o empate caseiro do detentor do quarto lugar,ainda podia abrir uma pequena janela de esperança em atingir essa posição nas quatro jornadas que faltam.
E a verdade é que o Vitória fez por isso.
Entrou a jogar com inteligência, boa ocupação dos espaços e uma toda atacante que permitia adivinhar que o golo apareceria a qualquer momento fruto de algumas boas jogadas desenvolvidas pela equipa.
Assim aconteceu num lance em que a matreirice de área de um verdadeiro ponta de lança "sacou" uma falta desnecessária e a respectiva grande penalidade que o próprio Álvez transformou com classe no primeiro golo do jogo.
A partir daí o Vitória soube suster a reacção vilacondense e continuou a fazer o seu jogo, ao ritmo que lhe convinha,  conseguindo atacar pelos dois flancos fruto das boas subidas ao ataque de Bruno Gaspar e Luís Rocha conjugadas com a clarividência de André e as movimentações de Valente e Álvez que perturbavam a defensiva adversária.
No segundo tempo a toada manteve-se não surtindo efeito as duas alterações na equipa adversária, feitas ainda na primeira parte, pelo que parecia estar-se mais perto de um segundo golo vitoriano do que do empate do Rio Ave.
Foi então que se conjugaram dois factores indissociáveis.
A "entrada" no jogo do árbitro e o excessivo recuo vitoriano após a expulsão de Kanu.
Sejamos claros:
O segundo amarelo a Kanu é inteiramente justo e um jogador já "amarelado" não pode entrar a um lance com a ingenuidade com que o jogador vitoriano o fez.
Acontece é que o primeiro amarelo ,ainda no decorrer da primeira parte, tinha sido injusto porque Kanu apenas jogou a bola e o árbitro viu mais do que havia para ver.
Como aliás durante todo o jogo viu sempre comais severidade as faltas vitorianas do que as vilacondenses chegando-se ao espantoso paradoxo de Lionn ter chegado ao final da partida sem um amarelo quando fez mais que suficiente para ver o vermelho!
A par disso, que não justifica o empate (por mais duvidas que existam sobre um fora de jogo no golo do Rio Ave), o Vitória teve um ataque de pânico e recuou atabalhoadamente para a defesa quase prescindindo de sair a jogar e recorrendo ao pontapé para a frente como pobre forma de "organização" de jogo.
O Rio Ave,é claro, em superioridade numérica e vendo o medo adversário cresceu, pressionou, chegou ao empate e até podia ter ganho se não fora a barra e a classe de Douglas num par de oportunidades.
É igualmente verdade que também o Vitória podia ter chegado ao segundo golo pelo menos em três oportunidades.
Numa um defesa desviou um bom remate de Valente, noutra o guarda redes fez uma grande defesa a remate de Sami e na derradeira Bernard esqueceu-se,uma vez mais, que o futebol é um jogo de equipa e optou por um remate fraco e sem perigo ao invés de servir Valente ou Sami que estavam bem melhor posicionados.
Em suma um empate justo, face ao que se desenrolou, mas que "empatou" definitivamente as já poucas possibilidades de o Vitória chegar ao quarto lugar.
E, uma vez mais, podemos queixar-nos em boa parte de nós próprios.
Manuel Mota, o árbitro, fará bem em dedicar-se ao seu negócio de talhos porque na arbitragem não me parece que vá longe!
Depois Falamos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís,

Atribui-se a Einstein a frase "Insanidade é continuar a fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

Aplicando esta frase a Rui Vitória e respectivas opções em relação, por exemplo (o rol seria interminável, portanto vamos aos aspectos mais berrantes), a Sami, Bernard, chuto para a frente e reacção à inferioridade numérica, creio que se percebe facilmente por que razão me dá toda a vontade de lhe espetar um post-it (contendo a frase acima mencionada) na testa, de forma a que ele não se esqueça dela.

Não poderia terminar sem mostrar o meu respeito por quem foi apanhar chuva e não se calou, mesmo tendo de assistir a mais uma demonstração de pequenez e de teimosias pessoais que só prejudicam o Vitória.

Atentamente,
José Miguel

luis cirilo disse...

Caro José Miguel:
Só não estou ansioso pelo fim desta época porque receio,e muito, a próxima.
Quanto ao resto acho que tendo RV responsabilidades nalgumas das situações que refere não é ele o maior responsável. A SAD é que lhe deu cabo da equipa que fez uma excelente primeira volta. Os erros de RV apenas contribuem para aumentar essa evidência

Luis Costa disse...

Meu caro

Então a culpa não é de RV mas sim da SAD.
Concordo em parte consigo, uma vez que é a SAD que decide manter o escritor, como nosso treinador/manager.

Se fizer um "apanhado" desta segunda volta, não há 1 unico jogo em que não se possam apontar ERROS GRAVES a RV.

E este, também não foi exceção.
Mais uma vez, a forma como ele colocou a equipa depois da expulsão é de quem não percebe nadinha de futebol (já não falar nas más utilizações de Tomané e R.Valente ou na utilização do Sami).
E o pior é que já em Moreira e no Bessa foi a mesma coisa, mas o "escritor" simplesmente não aprende com os erros e não evolui.

A SAD faz muitos erros e discordo da gestão desportiva deles, mas tentar semana após semana, "desculpabilizar" erros grosseiros da exclusiva responsabilidade de RV, que nos tem custado muitos pontos e quem sabe outra classificação, com o "mês de Janeiro" é querer tapar o sol com a peneira.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Tenho apontado alguns erros a Rui Vitória.
E em Vilado Conde eles voltaram a aparecer. Desde a equipa inicial ás opções no banco passando pela gestão táctica(substituições) depois da expulsão ingénua de Kanu.
Mas o erro maior, aquele que deu cabo da equipa, foram as saidas de Hernâni,Traoré,Defendi, Barrientos,etc.
E com eles os erros de RV seriam muito menos importantes.
Por a culpa em cima do treinador apenas serve para branquear os erros graves de quem está acima dele.

Luis Costa disse...

Em parte concordo consigo.
A incompetencia deste treinador era escondida ou pelo menos disfarçada pelo talento de alguns jogadores.

Mas nisto, como em tantas coisas na vida, a verdade vem ao (quase) sempre acima, e a qualidade de RV enquanto treinador está a ser demonstrada jogo após jogo.

E quer queiram ver ou não, mesmo com a venda e dispensas de alguns jogadores (nas quais RV também tem responsabilidades), foram, e continuam a ser, os erros tecnicos/taticos e a incompetencia na preparação dos jogos, nas equipas e nas substituíçoes deste treinador/manager, que nos fizeram perder o quarto lugar.

Anónimo disse...

Boa tarde

Eu penso que neste jogo, quem perde os 2 pontos n é unicamente o treinador. Senão vejamos:Uma das expulsões mais clássicas no futebol é a perca do central ou do trinco e por consequencia qualquer projecto de treinador sabe colmatar. Não é necessario inventar é nunca mexer nos jogadores que seguram no jogo(Bernard) e sim tirar um dos alas atacantes para não descompensar a equipa. O RV tinha de meter (o que fez) o central e também o Bouba porque estava a ganhar e segurar o jogo a meio campo era imprescindivel.É recorrente o Vitória quando sofre uma expulsão parece que fica a jogar com 7 jogadores porque o treinador mexe mal na equipa.Outra coisa que penso que o Snr. Luis Cirilo tem apreciado mal é a prestação do Bernard,para mim o melhor jogador do Vitória(contra o Braga e Rio Ave)e a equipa quando o perde fica atarontada.
M/Cumprimentos
J.M.

Anónimo disse...

O golo do Rio Ave nasce de uma perda de bola do Sami que ainda por cima ficou parado e deixou o jogador do rio ave cruzar para a área. Quando foi substituído via se na cara dele a culpa no empate. Parece que o Sami tem que jogar sempre por imposição do FCPorto. Também aos 89 m foi marcado um fora de jogo ao Rio Ave que não existiu e que dava o 2-1, já que o jogador adversário ficava isolado com outro colega ao lado.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
O grande problema é a falta de uma gestão desportiva eficaz.
Tudo o resto vem por acréscimo incluindo alguns erros cometidos pelo RV nesta segunda volta.
Ao que sei nas vendas o treinador nada pode fazer e até nem terá sido ouvido ou achado num ou noutro caso.
Nas dispensas não sei em relação a todas mas sei que Barrientos,por exemplo, era um jogador com que o treinador gostaria de ter contado.
Também não sei qual a sua margem de independência em relação aos emprestados do Porto,ou seja, se ele está condicionado por clausulas dos empréstimos.
Mas sei que tem teimado em "soluções",com Plange à cabeça,que todos sabemos que não o são.
Enfim...só não estou ansioso pelo fim da época porque receio,e muito, a próxima

luis cirilo disse...

Caro J.M:
Do meu ponto de vista RV mexe mal na equipa quando Kanu é expulso.
Faria muito mais sentido tirar Sami para meter Josué. E apostar ,também, na entrada de Bouba para render Bernard e reforçar a capacidade defensiva.
Como se sabe não fez nada disso.
E a entrada de Gui,então, é perfeitamente incompreensível.
Quanto a Bernard estamos em desacordo.
Tem feito exibições pautadas por um egoismo que tem de ser corrigido. Em Vila do Conde, por duas vezes, teimou em rematar(mal) quando tinha colegas em bem melhor posição. Para além de perder muitas bolas e marcar defeituosamente os lances de bola parada. É um jogador com enorme potencial mas que está a jogar bem abaixo do que pode.
Caro Anónimo:
É como diz. Tem de jogar sempre. O lance que refere existiu e é um erro do árbitro a nosso favor. O unico em todo o jogo porque de resto foi muito caseiro. Como se viu,por exemplo, no critério de amostragem de cartões

Anónimo disse...

Dizer que RV contava com barrientos, é mesmo frase para o inico do mês que está no seu término.

RV apenas "perdeu" 2 jogadores(traoré e hernani), todos os outros que enumera e que sonha que eram fundamentais no Vitória é isso mesmo... um sonho.

Em relação á SAD e a sua gestão desportiva, já que passa muito tempo pelas redes sociais, vê o que o RV veio dizer no fim do mês de janeiro, logo a SAD(a que fez parte da sua fundação entre outras coisas) em termos desportivos fez o que o "treinador/manager" pediu, culpabilizar a SAD por querer equilibrar contas e disponibilizar jogadores que foi pedido e a custo zero é nada mais do que azia, vá-se lá entender porquê.

A sorte do Vitória é quem tem uma equipa técnica da equipa b(aquela que todas as pessoas sérias sabiam o que queria fazer com ela) que faz de hernani´s, bernad´s entre outros dar o salto e assim continuarmos ser um clube chamativo para vários jovens com valor.

Espero que o meu comentário seja aceite, o 25 de abril foi á 41 anos, mas vindo da sua aceitação...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Começo pelo fim.
É fantástico que um cobardola que nem coragem tem para assinar o nome venha para aqui falar do 25 de Abril como se tivesse alguma moral para o fazer.
E publiquei-o porque é bom que aquelas pessoas que gostam de debater o Vitória com seriedade vejam bem o "nível" de alguns apoiantes da SAD do Vitória e o tipo de argumentação a que na sua cobardia e estupidez recorrem.
E é por respeito por aqueles que realmente gostam do Vitória que vou deixar aqui alguns esclarecimentos porque o "anónimo" (se calhar nem tanto como isso) só merece o desprezo a que os lambe botas devem ser votados.
Sobre Barrientos eu sei o que o treinador pensava do jogador. E também sei porque não jogava. Se o lambe botas não sabe vá perguntar a quem sabe.
É mentira que apenas tenhamos perdido Hernâni e Traoré. Perdemos mais. Entre eles Defendi que tinha lugar de caras nesta equipa.
Quanto ao tempo que passo ou deixo de passar nas redes sociais não é problema seu. Uma coisa garanto: quando estou a ver jogos do Vitória não ando pelas redes sociais nem consulto tablets. Se não percebeu vá perguntar a quem perceba.
Não fiz parte da fundação da SAD. Já tinha saído à meses quando ela foi constituida. Mais um recado que percebeu mal. Tenho responsabilidades,isso sim, em ter convencido muitos associados que era a solução unica para o clube. E era. Mas não "esta" SAD nem com "esta" gestão desportiva.
Quanto à equipa B e ás pessoas sérias volto ao inicio.
Não é um anónimo cobardola que dá lições de seriedade. Muito menos a quem sabe a verdade sobre a constituição da equipa B.
E sobre muitas outras coisas!