sábado, abril 11, 2015

Covadonga, Espanha


2 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Caro Dr. Cirilo:

Creio que todos os cristãos deviam fazer uma visita a Covadonga . Fui lá e foi um belo passeio e de qualquer maneira os Picos da Europa são um "must".Mas o que me tinha levado lá foi a história da Reconquista, pois que o seu começo se situa precisamente nesta região.

Esta batalha toma um certo relevo hoje, em que se fala muito de Califatos !, quando pensamos que em 722, a batalha de Covadonga, entre o Califato Omeya e o reino das Astúrias , sob o comando do herói Pelàgio, marcou o inicio da reconquista da península, que levou séculos a realizar, e acabou em 1492 ,em Granada, quando Isabel a Católica expulsou os últimos Muçulmanos. Com a ajuda do nosso Rei Conquistador que libertou a "nossa" parte uns anos antes...

Encontrei na Citânia de Briteiros um fragmento visigodo esculpido , idêntico a um que se encontra no museu de Cangas de Onis datando da época desta batalha de Covadonga.

luis cirilo disse...

Caro Joaquim de Freitas:
Visitei Covadonga e a região asturiana anos atrás e confirmo inteiramente o que diz. É um belo passeio que recomendo vivamente. Com a vantagem de as Astúrias serem perto do norte de Portugal.
E para quem gostar de História, como é o meu e o seu caso, então é imperdoável não visitar essa região tão importante para a Reconquista cristã.