quinta-feira, junho 26, 2014

Sim ou...Casa

E hoje se saberá se Portugal tem futuro neste Mundial ou se a exemplo de Espanha,Inglaterra e Itália (para citar apenas os dois últimos campeões do mundo e a "pátria" do futebol) regressa a casa debaixo da frustração imensa de ter ficado muito aquém das expectativas.
Não vou aqui debruçar-me sobre o seleccionador, a FPF , a preparação do Mundial e quejandos porque sobre isso está dito tudo que havia para dizer até hoje.
Antes lembrar que Portugal vai entrar em campo com a obrigação absoluta de ganhar e marcar vários golos (quantos vai depender do Alemanha-EUA) sabendo que depende do resultado da Alemanha e o seu próprio triunfo por si só não basta.
Embora como qualquer português deseje o apuramento, e "torça" por ele enquanto ele for possível, devo dizer que a minha esperança é quase nenhuma face ao que tem sido o percurso de Portugal neste mundial brasileiro.
Esmagado pela Alemanha, impotente perante os Estados Unidos, é preciso um grande dose de fé para acreditar que no ultimo dia vai correr tudo bem quando nos nos dias anteriores tudo correu mal desde as exibições aos resultados passando pelo número incompreensível de lesões.
Mas é futebol e por isso sendo Portugal melhor que o Gana (mesmo nesta deprimente versão "Paulo Bentiana"),e tendo nas suas fileiras um jogador genial como é Ronaldo (embora diminuído), há sempre alguma esperança de que o milagre possa acontecer.
Logo, a partir das 17.00h, saberemos se o "sonho" tem substância ou se o "pesadelo" será o resultado desde ultimo dia do grupo G.
Apurado ou eliminado só uma certeza existe para Portugal.
Fez a cama em que se vai deitar.
Depois Falamos.

P.S. É evidente que o empate no Alemanha-EUA bastar ás duas equipas também não é factor de tranquilidade.
E não é pela amizade entre Low e Klinsmann que até já trabalharam juntos nas selecção alemã.
É mesmo porque nesta fase a poupança de energias é importante e por isso um jogo "entretido" (como dizia o grande Quinito) convém aos dois.

7 comentários:

Francisco Guimarães disse...

É, de facto, no Alemanha-EUA que reside o busílis da questão. Se fosse eu a mandar na Mannschaft entregava a iniciativa do jogo aos Yanks sem grande vontade de defender pois a derrota germânica e o respectivo 2º lugar no grupo evita o confronto com o Brasil até à final.
Por outro lado o "Team USA" está bem como está (0-0) pois o empate garante o apuramento e o 2º lugar ficaria para eles.
Posto isto acho altamente improvável que os alemães ganhem esse jogo (mesmo se o Gana começar a golear no nosso jogo, eles só tem que não perder o deles!)

Resta dizer que também acho altamente improvável que Portugal ganhe, muito menos de goleada!

Ou seja, sou dos que pensa que Portugal já está fora do Mundial (se é que alguma vez lá esteve...) e acho que P.Bento já deveria ter mandado o CR para Madrid como pediu o presidente merengue (assim como outros que já deveriam ter sido mandados para casa!)
Penso também que PB, os jogadores e restante staff remunerado da FPF deveriam entregar os seus prémios de presença a instituições portuguesas carenciadas como forma de fazer alguma coisa de jeito pelo nosso país!!!

Anónimo disse...

A minha expectativa é , Sr. Luís Cirilo, que encaro este Portugal vs Gana como o derradeiro teste ofiial de preparação para o jogo inaugural da fase de qualificação do Euro 2016 com a Albânia no próximo dia 7 de Setembro.

Quim Rolhas

lobo disse...

Que vão para casa ja chega de férias a pala do pais, e esses comentadores e etc que vão para casa ja tou cheio de os aturar a eles,a publicidade, e todos os que querem ganhar dinheiro a custa da selecçao......

Mike_the_Bike disse...

Concordo com o Quim Rolhas, é importante a selecção não se desmoronar completamente, de forma a não prejudicarmos a preparação para o Euro 2016... senão, voltamos ao mesmo, e nem vale a pena arrumarmos a calculadora... a Casio e a Texas Instruments é que devem lucrar com a nossa Selecção...
Mas estou convicto que ainda não é hoje que regressamos para casa... haja esperança!

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Ora aí está um conjunto de boas ideias. Só não partilho em relação a Ronaldo.
E partilho da sua visão do que é o interesse alemão e americano.
Caro Quim Rolhas:
Também pode ser. Esperemos que já sem PB.
Caro lobo:
Por mim podem ficar mais umas duas semanas. Infelizmente não ficam.
Caro Miguel:
Quem me dera a sua fé

Anónimo disse...

Acabou-se o nosso Mundial, Sr. Luís Cirilo. Até gostei deste último jogo e da vitória sobre o feitiçeiro do Gana que assim perde toda a credibilidade.
Espero que esteja enganado, mas esta a vitória vai permitir a Paulo Bento segurar-se por molas até às próximas duas derrotas consecutivas.
Portanto, estamos bem preparados para defrontar a Albânia no dia 7 de Setembro, só que a Dinamarca, com Paulo Bento, vai ser outra vez osso duro de roer.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Com PB qualquer adversário é complicado.