terça-feira, junho 24, 2014

Duras mas Verdadeiras!

As declarações de Ronaldo, depois do jogos com os EUA, referindo-se à valia da selecção nacional e ao facto de nunca a ter visto como candidata ao titulo soltaram o já habitual coro recriminatório de umas "virgens púdicas" que detestam a verdade e adoram o politicamente correcto.
E que bem à portuguesa incensam Ronaldo quando ele faz grandes jogos mas adoram exibições menos conseguidas porque nelas vêem motivos para o criticarem por tudo e por nada.
Sofrem essas "virgens" do defeito português por excelência que é a inveja.
Adiante.
Acontece que num olhar pelos convocados é fácil perceber a razão de Ronaldo.
Começando pelos guarda redes(Patrício, Beto e Eduardo) não é certamente por eles que Portugal está como está. Todos os três são bons mas não são Vitor Baía, Manuel Bento ou Vítor Damas para citar três "monstros" da baliza.
João Pereira é curto como lateral. No tamanho e na inteligência. Vale-lhe ser empenhado.
Os centrais Pepe e Bruno Alves são uma boa dupla mas um tem as conhecidas limitações de inteligência e o outro parece também ele preso por arames.
Neto é bom jogador mas "apenas" isso e Ricardo Costa está lá pela polivalência,pela experiência (é o seu terceiro mundial) mas nunca poderia ser mais do que quarto central numa equipa com aspirações.
Coentrão, esse sim, é um jogador de grande nível que dá sustento a uma equipa candidata a vencer títulos.
 Infelizmente foi o primeiro a "morrer" para o Mundial.
Na defesa resta André Almeida um dos jogadores mais fracos que vi vestir a camisola da selecção.
No meio campo o que temos?
Miguel Veloso a jogar no competitivo campeonato da Ucrânia, Raul Meireles convocado apenas por teimosia do seleccionador porque fez uma época fraquissima e Moutinho que depois de várias épocas em alta rotação no FCP fez um campeonato de França muito para o fraquito.
São os titulares!
Depois?
William Carvalho, uma grande promessa mas que é ainda e só isso. Ruben Amorim que ás vezes é titular no seu clube.
Curtíssimo.
E na frente?
Ronaldo é..Ronaldo.
Nani é excelente mas ainda "deve" à selecção um conjunto de jogos a grande nível, Varela é bom jogador mas não mais do que isso, Vieirinha aos 28 anos é "aquilo" que se vê e já não dará muito mais.
Postiga está há 10 anos na selecção, tem marcado uns golos mas todos temos dificuldade de nos recordarmos de uma exibição, Hugo Almeida é presença regular mas mais por ser um jogador grande(morfologicamente diferente do português...comum) que um grande jogador e Eder é muito esforçado e talvez um dia marque um golo pela selecção.
Resta Rafa que como William Carvalho tem um enorme potencial. Potencial...
E por isso para uma selecção com aspirações a chegar longe neste Mundial o que temos(tínhamos) de facto e considerando que todos estavam a jogar ao seu melhor nível?
Ronaldo, Coentrão, Nani, Moutinho, Pepe e Bruno Alves.
Convenhamos que é curto.
Porque, a titulo de exemplo, em 2004 já tínhamos Ronaldo (embora muito jovem) e tínhamos Figo, Rui Costa, Ricardo Carvalho,Deco, Costinha, Pauleta, Maniche, Jorge Andrade, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Simão,Fernando Couto,Tiago, Nuno Gomes...e não ganhamos o Europeu em casa convém lembrar.
E em termos de valores essa selecção dava 10-0 a esta.
Por isso Ronaldo tem razão.
Toda a razão.
E ninguém mais do que ele tem moral para por os pontos nos is.
Afinal levou a selecção ás costas até ao Brasil.
Depois Falamos.

P.S. E ainda foi misericordioso. Porque podia ter dito , e é verdade, que a selecção para além de todos os problemas que referiu ainda tem um outro. Provavelmente o pior seleccionador da sua história.

P.S. 2 Mais do que palavras basta olhar para a fotografia que encima o texto para perceber bem a dimensão da nossa "tragédia" por terras de Vera Cruz...

20 comentários:

Anónimo disse...

O futebol é cada vez mais uma mentira.
Vale Zero.
Algumas das principais potências/colossos do futebol mundial, caíram "logo á primeira"...
E vão mais...
Essa é que é essa!
O resto são balelas.
Basta de futebol, viva o DESPORTO.

Pierre de Coubertin

Anónimo disse...

Gostaria de lhe perguntar qual a razão de desprezar o william carvalho... Para mim o melhor médio a jogar na selecção neste momento... Certeza que o senhor Cirilo não viu o jogo contra os EUA, se não, não falava dessa forma ! Não sou sportinguista, sou VITORIANO de gema, mas tenho olhos na cara... No entanto, tem direito à sua opinião..

Anónimo disse...

Ainda há esperança! Sei que estamos praticamente de fora, mas eu gosto de coisas difíceis e, às vezes, acontecem milagres, pricipalmente com portugueses. Por isso, atirar a toalha ao chão, só quanto soar o apito final. Até lá, vamos acreditar, Sr. Cirilo. Está no sangue!
Nas críticas lançadas à selecção, o Sr. Luís Cirilo está certíssimo.
Eu não acho que a França, Brasil, Costa Rica ou México, por exemplo, sejam melhores que a nossa e no entanto ainda lá continuam. Toda a logística à volta da selecção falhou e todos concluimos que o Brasil fez mal a estes jogadores.
De facto, para mais de 80% dos actuais seleccionados tem de ser o adeus definitivo à selecção. Já nos basta a vergonha de termos lá chegado com o estatuto de 2ª selecção mais velha.
Teve graça com aquela do Miguel Veloso a jogar no "competitivo campeonato ucraniano"! E o que dizer do turco onde jogadores como Bruno Alves e Raúl Meireles, quando lá chegam, é porque já estão a dar as últimas!
Muita coisa tem de mudar. E o treinador também. É a melhor parte.
Agora, depois desta limpeza, eu gostava de ver o Manuel José na selecção para ver se aquilo que ele critica no Paulo Bento dava para dar sucesso à selecção. Sinceramente, é o único que enche as medidas para o lugar em termos de idoneidade futebolística. Tem muita experiência e os jogadores com este tipo de treinador, superam-se a eles próprios.

Quim Rolhas

Mr.Karvalhovsky disse...

Antes de mais, embora não tenha grande confiança, no fundo ainda sonho que Portugal vai passar, esperando que o CR7 demonstre finalmente todo o seu potencial e que Portugal consiga um resultado histórico!

Agora, de facto essa grande imagem fala por si...

A equipa comparativamente com outras selecções que Portugal apresentou em campeonatos anteriores é mais fraca, mas está a render ainda menos do que aquilo que seria capaz com uma liderança melhor.

Dos não chamados, já nem vale a pena falar mais.
A demonstração de burrice do treinador tem falado o quanto baste.
Que afinal até na escolha dos estágios tem responsabilidade!
O Luis Cirilo, sempre tinha razão...

Em relação às palavras do CR7, na minha opinião são um bocado caricatas.
E passo a explicar o porquê:
É que ele no dia anterior ao 1º jogo, com a Alemanha, estava com uma grande bazófia de que era desta que iamos ganhar e que estava muito confiante.
Porque este era o ano de Portugal!
E agora vem com este discurso do coitadinho.
Até estou de acordo com ele, tal como referi acima, que a selecção não é das melhores que tivemos.
Mas se é verdade que ele carregou a selecção às costas até ao Mundial, também é verdade que neste mundial fez Zero.
E não se pode pôr de parte, no que respeita às exibições fraquíssimas com que estes jogadores nos brindaram.

Finalmente, em relação ao PB ter sido dos seleccionadores mais fracos de sempre, também partilho dessa opinião.
Pelo menos desde que vejo futebol, não me recordo de um pior.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não percebi o comentário. Se o futebol fosse essa mentira que diz ser os colossos não caiam na primeira fase. Porque as mentiras no desporto fazem-se para defender os mais fortes.
Caro Anónimo:
Muito obrigado por me ser permitido o direito á opinião no meu blogue.Sobre o William Carvalho já disse várias vezes que o considero um jovem com grande potencial. Desconheço a sua resposta em jogos de elevada dificuldade competitiva. E os Estados Unidos não são o tipo de adversário que coloca esse grau de dificuldade elevado. De resto já o vi jogar imensas vezes e acho que ainda não é um jogador feito.
Caro Quim Rolhas:
Eu, não podendo ser Mourinho,gostava de um estrangeiro. Impermeável a lobbys, empresários, jornais desportivos e afins. Um que convocasse os jogadores pelo valor intrinseco de cada um.
Quanto ao Mundial aprecio, e loucvo, os que tem esperança. Pessoalmente acho que dificilmente ganharemos ao Gana. "Esta" selecção chegou ao fim. Aproveitem-se Ronaldo e mais quatro ou cinco e o resto é para renovar

Anónimo disse...

Caro Lúis Cirilo
Concordando consigo em todas as críticas a Paulo Bento e respectivas convocatórias/opções falta saber o que pensa da direcção da FPF designadamente do "diretor" João Vieira Pinto.

Anónimo disse...

O Mourinho é o tipo de treinador detestável que gostaríamos de ver na selecção, mas não haveria compatibilidade com Ronaldo depois das turras de ambos no Real Madrid.
Um estrangeiro? Teria que ser melhor que Scolari, Sr. Luís Cirilo, o que não é fácil de encontrar.
Ainda assim, se eu tivesse de escolher um estrangeiro a dedo e que empolgasse, escolheria Maradona. A Argentina cometeu uma injustiça tremenda com ele e finalmente começa a ter um discurso coerente que me agrada. Nota-se que ele está ansioso por mostrar trabalho. Só lhe falta uma equipa técnica a condizer que, na minha opinião, deveria ser constituída por Luís Figo, Pauleta, Vítor Baía e David Beckam. Um inglês na equipa técnica para variar, para chamar num ou outro aspecto mais desagradável à razão. Ainda metia na equipa técnica o António Tadeia que anda a comentar jogos como se já soubesse o resultado final! Portanto, com alguém a dominar o futuro, ganha-se a "guerra".
Sonhar como devia ser, Sr. Luís Cirilo, chega a ser melhor do que viver a incerteza do agora. De uma coisa eu estou 100% seguro: voltar a confiar em Paulo Bento é voltarmos outra vez a ter resultados sofríveis e à tangente. Estragou em 15 dias o trabalho de quatro anos com piores registos do que os treinadores anteriores (Queirós e Scolari)! Logo Paulo Bento, com os resultados que obteve, não pode, nem deve continuar. Chegou ao fim o ciclo dele e de toda a equipa técnica de alma sportinguista que o acompanhou. Tem de dar lugar a outros para que se possa chegar mais longe. Pelo menos, agir em conformidade, é o que se espera da FPF. Se houver continuidade então vamos de mal a pior.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Agora é valente por dizer essas palavras?
Então não era ele que dizia não estar a 100% mas sim a 110% e que fez promessas de um grande mundial?

Já para não falar que ele é o porta-estandarte e subscritor do lobby mendes que fode a selecção toda de cima a baixo.

Não é o seleccionador e alguns jogadores que têm de mudar.
É tudo de cima a baixo.

E sabendo que estamos em Portugal. Isso não acontece.

Anónimo disse...

O Ronaldo nao tem coerencia no discurso, antes do jogo com a alemanha este ia ser o mundial de portugal depois pede humildade?se pedisse desculpa ficava melhor na fotografia uma selecao vergonhasa que envergonha o pais.

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
Já escrevi, por várias vezes, que JVP não devia ser director da FPF. Não só pelo seu passado disciplinar ao serviço da selecção (tal como Paulo Bento aliás)mas principalmente pelos problemas judiciais em que está envolvido.
Caro Quim Rolhas:
Paulo Bento é um grande problema desta selecção mas não é o único. Existem outros como este Mundial demonstrou de forma clara. Quanto ao futuro seleccionador é evidente que Mourinho seria o ideal mas não é possível. E sinceramente outro português não estou a ver quem. Jorge Jesus já disse que não quer e pelas mesmas razões de Mourinho; quer treinar todos os dias.
Manuel José é um homem zangado com a vida e com o futebol como se nota em todas as intervenções televisivas. Carlos Queiroz é incompatível com a estrutura da FPF e alguns jogadores. Talvez Fernando Santos mas já está comprometido com o Gabão ao que parece. Estrangeiro. Teria de ser sempre um perfil como Capello, Eriksson, Del Bosque, Van Gaal, ou seja um senador com um sólido curriculum e merecedor de um respeito generalizado.
Caro Anónimo:
Muita coisa tem de mudar embora eu ache que não vai mudar nada.
Ronaldo pode muito bem ter, com estas declarações,dado im incentivo a essa mudança. Aguardemos.

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Infelizmente não era muito difícil prever o que está a acontecer neste Mundial.
Sabemos como nos apuramos.
Incluindo o milagroso (talvez pelo local...)empate em Israel já em tempo de descontos.
Apuramo-nos para o play off sempre com a calculadora a trabalhar furiosamente.
Enquanto PB se divertia a chamar à selecção craques como André Almeida ou Ivan Cavaleiro que nem no clube jogavam. Pelo menos na equipa A porque na B iam jogando.
A par desses chamou os "amigos" de sempre independentemente do estado de forma ou do estado fisico.
Depois face à Suécia foi Ronaldo que resolveu. Como já tinha resolvido numa suada vitória na Irlanda.
Veio o Mundial.
E para lá de uma convocatória em que a incompetencia do treinador era visivel(para não entrar por outros caminhos...) veio uma digressão turistica aos EUA para gaudio dos emigrantes mas em que a selecção trabalhou num clima totalmente diferente do que ia encontrar no Brasil.
No Mundial foi o que se tem visto.
A liga dos amigos de Paulo Bento está presa por arames e a cada jogo aumentam os lesionados a par de exibições que eu tenho dificuldade em compreender.
Ronaldo, que está a jogar com limitações evidentes (basta ver a forma como remata)tem sido, apesar de tudo, daqueles que mais tem remado contra a maré. E não fora o seu magnifico cruzamento para o golo de Varela e amanha era mesmo para cumprir calendário.
Confesso que ao contrário de si não tenho nenhuma esperança no apuramento. Porque acho que Alemanha e Estados Unidos vão empatar e porque duvido muito que ganhemos ao Gana. Mas ficarei muito contente se estiver enganado.

Anónimo disse...

Está correcta a avaliação que faz sobre os treinadores portugueses, Sr. Luís Cirilo. Diria mais, o Manuel José continua em estado de choque, aturdido e até traumatizado. Tarda em recuperar daquele jogo no Egipto, do qual escapou à morte e onde morreram 74 adeptos.
Os actuais problemas da selecção, quanto a mim, são quatro: treinador, equipa técnica, jogadores na idade da reforma e equipa médica. Desaparecendo estes problemas, faz-se reset e encara-se com optimismo o jogo de Setembro com a Albânia. Nova equipa, novas caras, sangue novo.
Percebi a ideia de "senador" que se pretende para o cargo de seleccionador. Daqui a um mês, estarei no Algarve e já não vou cruzar-me todos os dias com o Van Gaal no golf, como no ano passado, porque ele já estará com o Manchester United. Menos um nessa sua lista, Sr. Luís Cirilo.
No entanto, só serei a favor de um treinador estrangeiro e europeu na Selecção Nacional, como esses que referiu, se a Alemanha, amanhã, não empatar com os EUA.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
De uma coisa pode estar certo: Ronaldo não é problema.
Problema é Paulo Bento, alguma da estrutura da FPF e jogadores que não deviam estar lá.
Caro Quim Rolhas.
Arranjar melhor seleccionador que o actual é mais do que fácil. Arranjar um bom seleccionador pode ser mais complicado. Mas arranja-se.

Mr.Karvalhovsky disse...

Tmb estou desconfiado num empate entre Alemanha e EUA...
Pq será?

Em relação a o Ronaldo ter sido "daqueles que mais tem remado contra a maré", discordo em absoluto.
Até posso compreender que ele esteja com limitações físicas, mas tem-se visto zero dele até agora.
Esse é para mim um facto.

Qto à esperança, essa é a última a morrer!

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
"Felizes os que acreditam sem verem porque é deles o reino dos céus".
Eu sou devoto do S. Tomé. Um grande santo e muito previdente.

Anónimo disse...

Caro Quim Rolhas
Só por curiosidade : quando daqui por um mes estiver no algarve, também levará o seu bichano? Sim, aquele que é .maltratado quando o Vitória perde

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,
embora concorde com o seu ponto de vista, acho que devíamos fazer o que os dirigentes da selecção não fizeram, ou seja, esperar pelo final do jogo de hoje... eu não estou nada crente, mas como ainda existe a possibilidade de passarmos, acho que os dirigentes da selecção deveriam ter respondido com o nome do seu Blog: "Depois falamos"...
Se jogarmos com gana, podemos vencer ao Gana e... sonhar!

Miguel

Anónimo disse...

Caro anónimo das 11:17, há um ditado que diz: «a curiosidade matou o gato». E há outro ainda bem mais incisivo que sentencia a curiosidade alheia da seguinte maneira: «A quem tudo quer saber, dá-se o cu a lamber».
No seu caso, como você se referiu à questão do meu gato preferido em termos educados, vou esclarecê-lo desde o princípio porque parece que há aqui um mal-entendido da sua parte, e até do próprio Sr. Luís Cirilo, que convém desfazer antes que assumam proporções surreais. Os meus animais são tratados como pachás, pelo menos, até à hora de irem parar ao tacho.
Em primeiro lugar, o balanço actual é este: tenho quatro cães, uma cadela prenha e três machos à solta no quinteiro e pela eira. Dois gatos, cerca de setenta galinhas, trinta frangos, dois gansos, dez patos, duas cabras e um côcho ou russo, para que perceba melhor é um porco, que por acaso é fêmea, está prenha e deve parir dentro de alguns dias.
Quanto ao gato, você deve estar a referir-se ao que está na cidade, é o que mora no apartamento e que todos os dias é visitado pela mulher a dias que lhe enche a pia de ração e água e ainda lhe limpa o cócó da caixa.
O que fica aqui na quinta chama-se "Rambo". Esse gosta de caçar ratos, lagartas, aranhas, moscas-varejeiras e pássaros. É o que ele mais gosta de fazer. Isso e dormir à sombra da figueira. E quem sou eu para o contrariar! Só peço a Deus que quando ele estiver com cio que se amanhe aqui perto de casa e que não se ponha a atravessar estradas nacionais.
Certamente, deve estar a referir-se ao primeiro, o gato da cidade, o «Nicolau». Chamei-o assim em homenagem às nicolinas e acabou baptizado de "Nico". Ora, o Nico é um gato assustadiço, principalmente com tudo o que esteja relacionado com o Vitória. Na verdade, como já disse aqui, sempre que há algazarra nos andares de cima ou de baixo, o bicho fica sem saber a onde se enfiar.
No apartamento ao lado, por exemplo, uma vizinha solteirona, boa pessoa e bem nutrida, sempre que muda de namorado, é o fim do mundo. O gato fica eléctrico com o pelo eriçado no máximo. Ninguém consegue dormir naquelas duas horas com tanta guincharia. Já pus duplo isolamento com lã-de-rocha na parede mestra, mas a senhora tem goelas de cantora lírica que fura tudo. Sao decíbeis a mais para os meus tímpanos. Pior para o gato que tem ouvidos de tísico.
Adoptei o Nico com quase um ano de idade. Quando o trouxe para o apartamento, pouco tempo depois descobri que quando alguém gritava «Vitória», ele trepava paredes a ponto de parecer que tinha diabo no corpo ou que eu lhe estava a dar uma coça.
Foi dessa maneira que nasceu o boato há uns meses atrás. Se é isso que quer saber, aqui nunca ninguém bate em animais, caro anónimo. Ultimamente, reparei que o Nico tem vindo a melhorar um bocadinho desde aquela sequência de derrotas do Vitória na última fase do campeonato. Também, os motivos para gritaria iam sendo tão escassos que acabei por me mudar para a quinta a onde fico a morar até ao Verão de S. Martinho e pelo meio proveito para umas escapadinhas até Almancil para baixar o meu handicap.
Portanto, quando eu estiver pelos algarves ao volante do buggy, com os meus tacos, só vou pensar em comezainas, tacadas e buracos. Quantos mais, melhor. Não se preocupe que fica cá gente capaz e bem paga para cuidar de toda bicharada.

Quim Rolhas

lobo disse...

ronaldo e sem duvida o melhor do mundo e ate e boa pessoa mas para mim não e discurso que um capitão deve ter....ronaldo tem sido um mono no campo não defende,não faz golos ,nao bate nem os livres e nao deixa mais nimguem tentar........enfim ta dentro de campo para mostrar os penteados

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Aguardemos com esperança. É o que nos resta.
Caro Quim Rolhas:
Admiro o seu sentido de humor.
Caro lobo:
É a sua opinião. Respeito mas não concordo.