terça-feira, junho 17, 2014

Serenamente!

Já sei que alguns, os do "costume" e/ou os "inspirados pelos do "costume", vão soltar "cobras e lagartos" a este post através de comentários que terei o grato prazer de não publicar.
Mas não ficaria bem com a minha consciência, nem com o vitorianismo de que não abdico, se não comentasse esta imagem e tudo que a ela está associado.
Todos os vitorianos, e quero crer que todos os vimaranenses, ficaram extremamente felizes com o triunfo do Vitória no campeonato nacional de juvenis em futebol.
Mas em volta desse triunfo aconteceram factos que do meu ponto de vista são inaceitáveis.
O primeiro foi a FPF não ter entregue taça e medalhas no fim do jogo.
O argumento do vice federativo (Carlos Coutada) de que tal não aconteceu porque havia um ambiente de alguma "crispação" em volta do jogo não é aceitável.
Porque em volta de jogos decisivos há sempre crispação e isso não impede que os troféus sejam entregues.
A administração da SAD do Vitória não devia ter aceite que assim fosse.
E desvalorizar o facto, porque "alguém" telefonou a "alguéns", não é a atitude que se esperaria neste contexto em que é a imagem e o respeito ao clube que estão em causa.
Porque ainda recentemente, a titulo de exemplo, os basquetebolistas do Benfica receberam taça e medalhas no nosso pavilhão num ambiente que em nada lhes era favorável e não veio mal nenhum ao mundo.
E estava muito mais gente que no domingo em Alcochete.
A atitude da FPF é inaceitável e demonstrou falta de respeito pelo Vitória.
Se calhar tinham outro nome gravado na taça e tiveram de emendar....
O segundo facto reprovável foi o discurso do presidente da câmara.
Considerando que é uma taça especial porque é a primeira que o Vitória e Guimarães ganham no seu mandato.
Há coisas que até se podem pensar. Mas não dizer.
Porque o Vitória não ganha títulos para abrilhantar mandatos.
Sejam de quem forem.
E é, até, uma enorme injustiça para com o Moreirense que semanas atrás se sagrou campeão nacional da II liga com todo o mérito.
O terceiro facto que considero inaceitável é taça e medalhas terem sido entregues nas instalações da Câmara.
Não!
Assim não!
Porque qualquer  "municipalização" de uma conquista desportiva  não pode merecer a concordância de quem quer o Vitória, e qualquer clube, completamente independente do poder politico.
Seja ele qual for.
Já que a taça não foi entregue no dia e no sitio certos (Alcochete no final do jogo)então não faria diferença esperar mais algum tempo e entregá-la em instalações vitorianas perante todos os vitorianos que pudessem estar presentes.
Fosse na Assembleia Geral de 5 de Julho fosse no primeiro jogo em casa da próxima época.
Qualquer dessas hipóteses seria preferível à opção de ontem.
Que até pode ter sido na melhor das intenções mas não devia ter acontecido.
Tenho pena de ter que fazer estes reparos em volta de uma conquista que tantos nos alegrou a todos mas em boa verdade não ficaria bem comigo próprio se não o tivesse feito.
Até porque muito tenho eu calado...
Depois Falamos

P.S . Gostei de ver o dr Domingos Bragança corporizar a ambição de todos os vitorianos em verem o Vitória ser campeão nacional de futebol.
É um imenso desafio, como frisou o presidente do clube e da SAD, mas nele estou certo que todos os vitorianos estarão ao lado de quem erguer essa bandeira de forma consequente.

13 comentários:

MF disse...

Eu apesar de sempre quase sempre do contra, em vez de soltar cobras e lagartos, solto ... aplausos!

Alguém que coloque um contador regressivo com os dias que faltam para as próximas eleições... nunca mais chega a hora de livrar-nos desta direção!

Anónimo disse...

MF, parece.me que ainda vais gramar com esta direcçao muitos e bons anos

Anónimo disse...

Só há uma explicação para o acontecido. A FPF teve vergonha de entregar o troféu em Alcochete porque lá é terra de touradas.
De resto, aplaudo incondicionalmente o post, que é um manual de "tiros" certeiros. Parabéns

Francisco Guise disse...

Corroboro e aplaudo.
Apenas peca por pouco, porque mais haverá, certamente a dizer, sobre este assunto.
A quem estará a fazer favores agora o Sr. Eng.?... ups, saiu...

Anónimo disse...

demasiados fantasmas por aqui...

lobo disse...

E nestes momentos lamento ,que o senhor Luis Cirilo não seja o nosso presidente

FILIPE RIBEIRO disse...

concordo com tudo e acrescento que a fpf entregou aos ditos cujos a taça e as medalhas do futsal no domingo porque estava lá o bem cheiroso

luis cirilo disse...

Caro MF:
Discordar é legitimo e valoriza o debate. E vivo muito bem com isso.
O desta vez estar de acordo apenas mostra que pensa livremente e sem preconceitos.
As eleições são em Março de 2015 salvo qualquer imprevisto.
Caro Anónimo:
Como sempre, no clube, imperará a vontade dos sócios.
Caro Anónimo:
Obrigado.
Mas pode ser , quem sabe, que esta atitude da FPF ainda dê que falar. A ver vamos.
Caro Francisco:
Sobre este e outros assuntos há naturalmente mais a dizer. Mas é bom que existam mais vitorianos a pronunciarem-se sobre eles.
Caro Anónimo:
Nenhum fantasma.
Apenas factos.
Caro lobo:
Seja quem for o presidente o Vitória tem de exigir respeito. E dar-se ao respeito. E isso não aconteceu neste caso.
Caro Filipe Ribeiro:
O "bem cheiroso" também estava em Alcochete à espera de poder levantar mais uma taça. Mas teve azar. O "perfume" do nosso futebol suplantou o mau cheiro que há por aquelas bandas

Anónimo disse...

A Câmara Municipal até podia organizar um beberete para congratular em privado os jogadores, equipa técnica e direcção. Quanto a isso, nada havia a dizer. Mas transformar o escadario da GMG em local onde se entregam troféus a título oficial, também não concordo Sr. Luís Cirilo.
Só se justificava se a CMG fosse a institição que gerisse a equipa que conquistou o troféu nacional. Nesse caso, fazia o sentido tirar partido da cena. Quanto a mim, o argumento autárquico de colocar sempre paternalidade em todas as conquistas desportivas não pode prevalecer sob pena de estarmos a agir com uma intencionalidade política duvidosa.
Por essa perspectiva, conota-se algum aproveitamento político de Domingos Bragança a uma escala tão reduzida que nem sei se é assim tão relevante para a manutenção da maioria socialista.
A menos que o engenheiro Júlio Mendes esteja já com fito manhoso de novos rumos e engenhe uma maneira ardilosa de voltar a agradar ao Partido onde está filiado para não ficar esquecido na rectaguarda. Quer dizer, queiramos ou não, chegou-se à frente! Talvez depois da experiência falhada na LPFP ele se queira agora aventurar na política, começando a mostrar trabaho com o estatuto de Presidente do Vitória que mais troféus importantes conquistou.
Esta é a leitura que faço por trás deste acto solene que fica para a posteridade com numa fotografia de perfil em grande plano do próprio Júlio Mendes, em pose de imperador, a segurar o troféu. Está lá tudo.
Este episódio marca também o início de um interessante duelo de movimentos a seguir entre Júlio Mendes e Amadeu Portilha, ambos na corrida ao 'poleiro' de Domingos Bragança. O primeiro como actual presidente do Vitória e o outro, actual vice-presidente da CMG e antigo director do Desportivo de Guimarães, ambos com muita sensibilidade desportiva e que não querem deixar passar nenhuma oportunidade em claro para ganhar mais votos.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas: A segunda parte do seu comentário não vou comentar. Embora me apetecesse.
Quanto à primeira nada haveria a opor a que a Câmara recebesse os jovens campeões para os homenagear. Assim acontece em todo o lado e nas mais diversas modalidades.Agora fazer da Câmara o palco da entrega do troféu é uma promiscuidade inaceitável e mistura o que nunca deve ser misturado. Tenho moral para pensar assim. Em defesa do Vitória, nos tempos em que fui deputado na assembleia da república,tomei posição num assunto desagradável para o governo de então. Que era liderado pelo PSD. E tomei posição pelo Vitória como é evidente.

Pedro Miranda disse...

Antes de mais parabens pelo blog e pelo seu empenho na causa de todos nós.
Deixe-me discordar de imputar ao Dr. Domingos Bragança o facto do trofeu ser entregue na Câmara. Deveria ter sido no campo sem dúvida alguma mas mal seria se a nossa Câmara não aceita-se este acto apenas por poder dar asas a comentários puramente politicos. Penso que deveria deixar de lado a sua costela laranja nestas analises,porque penso que qualquer Vitoriano sem ligações politicas pensou que isto foi apenas promação do Dr. Bragança. E sejamos francos, se Julio Mendes que voltar à politica certamente todos sabem a cor que ele quererá envergar agora...basta reparar na lista que ele escolheu para o Vitoria.
A mim preocupa-me muito mais que mais uma vez só vamos ter o plantel completo no final de Agosto do que estas questões que,mais uma vez, acho que deveriam ser vistas com olhos de ver.

Anónimo disse...

Ó Pedro Miranda
Então vai imPUTAR a quem ?
Ao Presidente da Junta ?
Ai estes xuxas ...

luis cirilo disse...

Caro Pedro Miranda:
No meu texto não há qualquer conotação politica e muito menos a defesa do meu partido. Nunca misturei Vitória com PSD e se tivesse de escolher entre eles escolhia sempre o meu clube.
O pudor, se existisse,devia ter impedido o executivo de receber aquela cerimónia nas suas instalações. Porque em nossa casa só se faz aquilo que nós queremos.
O PS e o executivo camarário é que partidarizaram uma cerimónia desportiva. Com a vergonhosa conivência da FPF.
Quanto ao plantel...depois falamos.
Caro Anónimo:
Clato que a sresponsabilidades tem de ser imputadas ao executivo camarário