segunda-feira, junho 02, 2014

Reis

A noticia da abdicação do Rei Juan Carlos de Espanha, em favor de seu filho Filipe, sendo a surpresa do dia acaba por não ser uma surpresa tão grande assim.
Por três razões fundamentais.
O periclitante estado de saúde do monarca, sujeito a constantes problemas que levaram a vários internamentos e intervenções cirúrgicas, que o iam progressivamente incapacitando para o regular exercício das suas funções.
O degradar da sua imagem pessoal, por força de caçadas ao elefante e outros escândalos (incluindo o do genro Inaki Urdangarin), que foram fazendo com que o seu nível de popularidade junto dos espanhóis estivesse em que da continua nos últimos anos.
O vir-se tornando normal, até o Papa Bento XVI seguiu esse caminho, que detentores de cargos para toda a vida continuem a ter vida para além dos cargos.
Aconteceu noutras monarquias europeias e acontece agora em Espanha com absoluta normalidade.
Um pequeno parêntesis solidário com o Príncipe Carlos que vai ser Rei lá para os 75 anos de idade!
Sucede a Juan Carlos o filho Filipe.
Aos 46 de idade, e preparando-se desde a mais tenra juventude para ser Rei, está numa idade e maturidade capazes de darem um novo alento e uma nova imagem (até por ser casado com uma plebeia) não só à Família Real como á própria monarquia que bem estava a precisar de novas caras e novos protagonistas.
Não sou monárquico.
Costumo dizer,até, que sou "ferozmente" republicano.
Mas sou grato ao que a monarquia fez por Portugal durante 800 anos e reconheço que o Rei Juan Carlos teve um papel determinante na passagem pacifica do franquismo para a democracia e depois na defesa desta aquando da intentona militar para instaurar uma nova ditadura.
Foi um excelente Rei cujo principal defeito foi não ter sabido sair no tempo certo.
O que acontece a muito boa gente.
Nas Monarquias e nas Republicas.
Com Reis e "Reizinhos".
Espero, e desejo, que Filipe VI seja um Rei à altura do que Espanha precisa.
"Viva o Rei".
Depois Falamos

11 comentários:

Anónimo disse...

Sou completamente anti-monarquico,as pessoas devem ter mérito naquilo que são e não nascerem com o destino traçado,esta gente são um bando de sanguessugas que vive à custa de quem trabalha, nas sociedades modernas deveriamos mandá-los trabalhar.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A razão essencial pela qual sou republicano é o principio da igualdade entre todos.
Mas respeito quem pensa de forma diferente e prefere a monarquia à república.
E se há povos que preferem regimes monárquicos estão no seu legitimo direito. Que deve ser respeitado.

il disse...

«...sou "ferozmente" republicano...» Que vergonha! Eu, como sobrinha do Afonso Moniz, obviamente, sou monárquica :))))

A sério: essa treta da igualdade já mostrou que os tubarões comem os peixinhos. Porquê? Nasceram com muitos dentes -os peixinhos não. Se o tubarão for treinado/educado para proteger os peixinhos e se for obrigado pelos ditos a fazê-lo, pode ter a certeza que funciona melhor.

Infelizmente depois de 200 anos de desvarios e roubalheiras -em nome da igualdade, fraternidade e liberdade, eu penso que das 3 temos de dar, doses relativas, a todos.

declaração de interesses - no séc. XIX, a minha família era liberal, dos que tinham grupos terroristas para impor a liberdade...

luis cirilo disse...

Cara il:
Eu sou republicano apenas por achar,convictamente, que todos os seres humanos devem ser iguais nos direitos e nos deveres.
De resto reconheço a imensa importância que a Monarquia teve para o nosso país. A começar pelo meu conterrâneo Afonso Henriques sem o qual nem havia Portugal

Anónimo disse...

Caro Luis,
O único mérito do rei que agora abdica foi ter assegurado a democracia para a Espanha. Quanto ao resto é o que se vê e ouve. Infedilidades, escândalos familiares gravíssimos e principalmente deterioração da coesão territorial do reino.
Bem haja para Filipe VI, ainda que o Filipe 2,3 e 4 não tenham deixado muitos saudades cá por Portugal.
DF

Anónimo disse...

Mais importante do que ser republicano ou monarquico é ser Democrático. E para a democracia funcionar que tal um referendo ao Povo a perguntar se quer república ou monarquia ?

Anónimo disse...

Já dei vivas ao P.R. e não me importaria de dar vivas ao Rei.

Portugal nasceu monárquico a República foi imposta por um acto anti-democrático.

Um dos erros do Estado Novo foi,no meu ver, após a eleição do Gen. Craveiro Lopes e no final do seu mandato não ter feito um referendo perguntando ao Povo qual dos regimes preferia. Monárquicos e Repúblicos teriam 7 anos para argumentarem e esclarecerem o povo.

Hoje estamos a manter 4 presidentes e mais um vem a caminho. Só desejo aos aposentados,e ao actual uma longa vida para verem, o lindo serviço que prestaram à Nação. Enquanto não vier o referido referendo que deverá ser antecedido de um grande debate, só espero que o novo P.R. seja um PORTUGUÊS sem ligações aos partidos políticos para evitar os casos Sampaio - Santana Lopes e Cavaco - Passos Coelho. Com um REI estes casos não se davam.
E Já que falou no Rei de Espanha não sabe que a Monarquia Espanhola fica mais barata que a República Portuguesa aos respectivos povos ?

Anónimo disse...

A monarquia foi sempre necessária em sociedades rudimentares, pequenas, em formação, antes de chegarem à maioridade democrática. Assim que evoluem, as sociedades divorciam-se da monarquia. Deixa de ser útil porque privilegia um punhado de cidadãos em detrimento da maioria, contrariamente ao Princípio da Igualdade, com diz o anonimo das 11:47. Portanto, em sociedades civis com um sistema político escolhido pelo povo não faz sentido nenhum haver Monarquia.
A mim, Sr. Luís Cirilo, não me aquece, nem arrefece ver outros países com Monarquia, inclusivamente a Espanha, desde que não sejamos nós. Só acho anedótico o sistema republicano português permitir que o Partido Monárquico, o PPM, que já andou colado ao PPD e CDS, apareça como partido no boletim de voto quando se fosse eleito, certamente iria tudo fazer para desmoronar a República e implantar a Monarquia. Patético. É como dormir com o inimigo debaixo do mesmo tecto!
Quanto ao novo Rei de Espanha, Filipe VI (?) sou da mesma opinião que a sua. Ele está mais do que preparado para substituir o pai.
No entanto, acho que este é um assunto de espanhóis. Não nos diz respeito. Meteram-se na monarquia há 40 anos para fugir à ditadura. Agora querem sair da monarquia e não sabem como! Quando assim é, mais vale continuar tudo como está até eles, enquanto consciência colectiva, saberem exactamente o que fazer a seguir.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Rei é Rei!
Nos tivemos mais bons anos de reinados do que parcos anos de república!
Somos com orgulho pertencer a cidade do nosso primeiro Rei ( falamos português ) ! Temos gênese real...!
Se não fosse a política de esquerda desfasa completamente da realidade política... Talvez considera-se um Rei!
Mas como gostamos de eleições..... Temos aquilo que merecemos! Ou do PSD ou do PS.
Países ricos.... Todos que preservam monarquias!
Países pobres... Sufragamos mamões !
Depois eu falo...
Pedro Machado

luis cirilo disse...

Caro DF:
Acho que o balanço do reinado é mais positivo que negativo.
Caro Anónimo:
Por mim...
Caro Anónimo:
Eu sou republicano.
Mas acho bem a ideia de um referendo à Republica. Não devemos ter receio da opinião do povo.
Caro Quim Rolhas:
Partilhamos dos princípios republicanos.
Quanto a Espanha estou de acordo. É problema deles e acho ridícula a quantidade de pessoas que em Portugal anda a dar palpites sobre o assunto.
Caro Pedro Machado:
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Também há republicas prósperas.
A Alemanha e a Suiça por exemplo

Anónimo disse...

CARO QUIM ROLHAS
ENTÃO NÃO ACHA ANEDÓTICO O SISTEMA REPUBLICANO PERMITIR QUE O PC (COMUNAS) APAREÇA NO BOLETIM DE VOTO QUANDO SE GANHASSEM AS ELEIÇOES ACABAVAM COM AS MESMAS?