quinta-feira, junho 19, 2014

Imaginemos...

Imaginemos que a "doutrina Coutada" faz escola.
A "doutrina Coutada" é aquela segundo a qual se num jogo que decide um titulo houver algum sinal de crispação(falta saber como define Coutada o grau da mesma e a perigosidade respectiva mas isso são peanuts...) então o troféu respectivo não é entregue ao capitão da equipa campeã no final da partida  e fica a entrega diferida para o dia seguinte no local que der mais jeito a quem o vai entregar e a quem vai acolher a cerimónia de entrega.
Imaginemos...
Imaginemos que a 13 de Julho pelas 20.00h, no Maracanã do Rio de Janeiro, se encontram Brasil e Portugal!
Nas bancadas estão 70.000 brasileiros e 5.000 portugueses.
Os brasileiros não admitindo sequer um "Maracanazo" como o de 1950 e os portugueses sonhando com a repetição de 1966.
Imaginemos que Portugal ganha.
Pela "doutrina Coutada" os 70.000 frustrados brasileiros nas bancadas propiciam um clima de crispação incompatível com a entrega do troféu.
E perante a natural frustração de jogadores, dirigentes e adeptos Ronaldo não recebe a taça Jules Rimet.
Imaginemos que nessa noite Sepp Blatter liga a Fernando Gomes a explicar que devido à crispação o troféu não tinha sido entregue no final do jogo mas se-lo-ia no dia seguinte.
Imaginemos que Blatter se mete num avião e vem a Portugal.
Imaginemos que jogadores, técnicos e dirigentes federativos são convidados para no dia seguinte ao triunfo se apresentarem na residência oficial do primeiro ministro para serem homenageados como é da praxe.
Imaginemos ,ainda, que ao chegarem a S. Bento a comitiva lá encontra Blatter, a taça e as medalhas, e Passos Coelho preparado para fazer a respectiva entrega ao lado do presidente da FIFA.
Imaginemos que cerimónia se desenrola nesses moldes com Blatter e Passos Coelho a entregarem as medalhas aos campeões do mundo.
Alguém se quer dar ao trabalho de imaginar o que diria o PS de Seguro, o PS de Costa,a CDU, o BE de tão inaceitável mistura entre politica e desporto?
No mínimo exigiriam ao Presidente da República, pela milésima vez, que demitisse o governo.
Tudo o que foi atrás escrito é pura imaginação!
A "doutrina Coutada" não.
Já foi posta em prática.
E não é por ter sido aplicada a uma "escala" muito menor que a de um Mundial de futebol que deixa de ser grave.
Porque a dignidade de um clube, dos seus jogadores e técnicos, não se mede à escala.
Depois Falamos.

P.S Espero que desta vez mesmo aqueles que anteriormente fizeram de conta que não perceberam...percebam!
Porque na génese de tudo está um imenso desrespeito da FPF pelo Vitória.
A partir daí,e face ao que se passou, não é difícil concluir o resto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Admirei uma vez a sua imaginação para um cenário hipotético adaptado ao Campeonato do Mundo, Sr. Luís Cirilo. É bem visto. E à luz do que aconteceu com o Vitória, o que daria prazer aos portugueses era ver os brasileiros amouchar o facho em pleno Maracanã.
Já tinha percebido num comentário anterior que o Sr. ainda não ia deixar morrer este assunto sem dizer algo mais. Até a mim, ainda me estava entalado qualquer coisa mais na garganta.
Nós sabemos que dos executivos camarários socialistas é sempre de esperar comportamentos escaganifobéticos.
Porém, passou-me na ideia que toda esta situação seja o início dos futuros ataques de controlo remoto ou por tentáculos de Mário Figueiredo para obstaculizar as acções do Vitória, e anda gente aqui esteja a pensar que Carlos Coutada é fino ou tem ideias próprias, mas afinal serviu de carne para canhão para cumprir o seu papel de persuasão.
Repare, o actual Presidente da Liga, Mário de Figueiredo, ex-advogado do Marítimo, é genro de Carlos Pereira, presidente do Marítimo, o mesmo que em Fátima saiu aos gritos e a insultar Júlio Mendes e quem estava com ele naquela hora.
Por outro lado, Mário de Figueiredo é sócio na sociedade de advogados Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto da Costa, portanto a Liga, directa ou indirectamente, anda de reboque portista e agora já só falta que o Marítimo seja campeão por todos os meios possíveis.
Quanto a mim, a crispação sportinguista referida pelo Carlos Coutada é um pretexto que pegou mal. Foi engolido em sêco pelo impotente Vitória e chega à Câmara em forma de bacanal político, aquilo o Sr. Luís Cirilo o denomina de promiscuidade e que eu acrescento ser de índole manhoso, safado e inoportuno.
Tou certo ou tou errado?

Quim Rolhas

Anónimo disse...

esta teoria não faz sentido.
Então e se fosse o Sporting a ganhar o jogo?
Se calhar, e pelo menos na perspetiva dos lisboetas, era o resultado mais provável.
E também não teriam recebido o troféu, suponho eu.

Anónimo disse...

"Imagine" John Lennon
Grande musica nos dá este senhor...

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Está certo.
Certissimo.
Excepto na questão da Liga que não mete neste assunto "prego nem estopa" para usar uma expressão cara ao nosso edil.
A mim o que ainda admira, ainda que pouco, é algumas pessoas que enchem a boca com o Vitória e se arvoram nos seus maiores defensores ficarem calados numa circunstâncias destas ou tecerem comentários de pura subserviência ao poder camarário.
Caro Anónimo:
Continue a preocupar-se com o Sporting que faz bem. Eu preocupo-me com o Vitória.
Caro Anónimo:
Eu também gosto imenso dos Beatles. Embora neste contexto a musica que me ocorre seja o "Help"

Anónimo disse...

Eu sei.
Calma e pára o baile! Vou tentar ser um pouco mais explícito.
Sr. Luís Cirilo, há uma linha muito ténue a separar Liga e FPF. Obviamente, se eu fosse presidente da Liga, que nada tem a ver com a entrega deste troféu, e quisesse vingar-me de quem me fez frente, fazendo de mim morcão e alvo a abater perante a sociedade portuguesa durante os últimos meses, eu ia tentar usar tudo o que estivesse ao meu alcance para começar a causar estrago, inclusive o pobre do Carlos Coutada, que é vice-presidente da FPF e até o Sporting que nada pinta nesta história. Olhando para a cara do Mário Figueiredo, ele é tudo menos santinho e não perderá todas as oportunidades que tiver para dar o troco.
Portanto, servir-se do avatar Coutada para dar a primeira chicotada, abre as hostilidades.
No enatando, estou em crer que o Mário de Figueiredo não é assim tão letal porque se o fosse, o futebol seria pior que a máfia. A esta hora, coitado, deve andar a demolhar os colhões numa praia qualquer do Funchal e nós a pensar o pior dele!
Sr. Luís Cirilo, queria deixar vincado que é tão legítimo rebuscar pensamentos destes, como a Câmara achar que pode fazer tudo o que lhe apetece, nomeadamente, servir de palco para entrega de troféus às camadas jovens do Vitória e aproveitar-se disso para embandeirar em arco tentando convencer parolos que o PS é tão eficaz dentro e fora dos campos de futebol, dentro e fora do Vitória, ao ponto de não sabermos onde começa a Câmara e onde acaba o Vitória.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Apenas uma nota.
Não faça de Carlos Coutada um coitadinho que foi instrumentalizado neste processo.
Ele sabe muito bem o que fez e porque razão o fez.

Anónimo disse...

Pode ser que nada tenha a ver, Sr. Luis Cirilo. Eu é que não excluo nada.
Os elos que ligam pessoas e instituições nestas histórias são muitas vezes insondáveis. Nada pode ser deixado ao acaso.
Para se descobrir verdades como esta, a mistura de alhos com bogalhos permite-nos alcançar o fio à meada e ajuda a formular um entendimento cabal das circunstâncias.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Quem sabe se nas entrelinhas não está a explicação.
Quem sabe...

Rui Cordeiro da Silva disse...

Politica e futebol nunca deviam andar juntas! Nisso, Pimenta Machado tinha muito cuidado!

lobo disse...

E muito simples....como temos um presidente bonzinho acontecem estas coisas ,mas com outro presidente (Luis Cirilo) a taça era entregue em Alcochete....julio abre a Pestana...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
São áreas que tem tudo a ganhar mantendo-se a razoável distância uma da outra.
Caro lobo:
A taça ou era entregue em Alcochete no fim do jogo ou ninguém da FPF a entregava naquelas condições. Só fazia sentido ser entregue no nosso estádio antes de um jogo oficial.
Sinceramente acho que o Vitória esteve de boa fé no processo e foi "vitima" de interesses terceiros.