segunda-feira, junho 23, 2014

Fado Português

Precisávamos de ganhar.
Não ganhamos.
Para ganhar dava jeito termos jogado bem.
Não jogamos
E,naturalmente, marcar mais golos do que o adversário.
Não marcamos!
Assim regressamos ao velho fado de nos agarrarmos à calculadora com a mirifica esperança de que a racionalidade de uma ciência exacta dos números nos mostre uma realidade diferente daquela que ontem,uma vez mais, nos entrou pelos olhos dentro.
Temos o "melhor do mundo", é verdade, mas o "melhor do mundo" não é este Ronaldo preso por arames e a jogar sabe Deus (e ele próprio) com que sacrifício e correndo riscos físicos sérios na "louca" esperança de apurar para a fase seguinte uma selecção que não merece.
Porque para lá de Ronaldo...é o terror quase absoluto.
Da rábula dos pontas de lança que duram dez minutos antes de entrar Éder que dura o resto do tempo mas sem resultados práticos.
Daquele corredor esquerdo da nossa defesa que "morto" Coentrão se tornou numa verdadeira avenida para os nossos adversários fruto da burrice de um seleccionador incompetente que deixou de fora Antunes para convocar o "protegido" André Almeida um dos jogadores mais banais que alguma vez vestiu a camisola de Portugal.
De um meio campo apático e sem intensidade, onde a imagem deste ou daquele parece ser prioritária em relação à profissão que exercem(só no Portugal de Paulo Bento um jogador com a imagem apalhaçada de Raul Meireles é sempre titular pese embora um rendimento a roçar o ...miserável), e que deixou Portugal sem fio de jogo e sem permitir aos nossos extremos fazer aquilo que sabem melhor e que é aparecerem nas costas da defesa em lances de velocidade.
De uma defesa em que apesar de tudo Ricardo Costa foi o melhor (ele que teoricamente até seria o 4º central) face ao naufrágio disciplinar de Pepe e à penumbra de Bruno Alves bem abaixo do que lhe é habitual.
E por aí fora...
Face ao Gana alguns, desconfio que poucos, ainda estarão de calculadora na mão fazendo contas impossíveis.
Por mim já estou noutra.
A de querer saber a quem serão pedidas responsabilidades pela má planificação de toda esta campanha.
Do estágio nos EUA à preparação dos jogos no Brasil.
Passando, como é óbvio, pela justificação para tantas lesões que quase transformaram o quartel general da selecção em Campinas num hospital de campanha.
Quanto a Paulo Bento , à sua vergonhosa convocatória(que para além de muito mais já contemplava jogadores ...lesionados) e à gestão incompetente dos jogos, só me resta uma duvida:
Se depois do jogo com o Gana ganha vergonha e se demite ou se é a própria FPF que perde a vergonha e o demite.
Qualquer outra solução é lesiva dos interesses da selecção de Portugal.
Depois Falamos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Fado, não. A palavra certa é mais trocar o A pelo O e vice-versa. EUA com treinador alemão a jogar contra a Alemanha no último jogo? Todos os caminhos vão dar ao empate.

Quim Rolhas



Francisco Guimarães disse...

Bem, infelizmente, continua valido o meu prognóstico de Dezembro de que Portugal não iria conseguir ganhar nenhum jogo do seu grupo.
Quanto aos que fazem contas eu lembro-lhes o seguinte: 1º a Alemanha até poderá perder com os EUA para "escapar" ao Brasil antes da final (só tem de estar atenta ao Gana!); 2º o selecionador dos EUA é....alemão!
Ou seja, não temos hipóteses! Deixem-se lá de contas!

Digam o que disserem sobre as qualidades de Ronaldo, Nani, Moutinho ou outras estrelas, numa selecção tem de estar: quem lute, quem garanta, quem UNA o grupo e os portugueses à sua volta e, principalmente, quem esteja apto 100%. Não é o caso de muitos dos seleccionados de Paulo Bento e do próprio PB! Só voltaremos a ter verdadeiras alegrias quando aparecer outro Scolari que, por muitos defeitos que tivesse e por muito que houvesse quem o contestasse, soube montar uma selecção que lutou, garantiu, uniu o grupo e os portugueses à sua volta e que estava sempre fisicamente 100% disponível!

Rui Cardoso disse...

Caro Cirilo, concordo plenamente. Sabemos que no futebol como na vida temos muitas opções a tomar e só não erra quem não as toma, mas desta vez foi mau de mais.
O resultado é o mesmo da Coreia, vimos embora no fim da fase de grupos, mas apesar das opções discutíveis do estágio, Macau na altura, apenas faltou uma ponta de sorte para que o resultado pudesse ter sido bem diferente. Agora no Brasil, onde tínhamos no banco o boxeur da Coreia, JVP, tudo se preparava para correr mal. A convocatória foi impressionante, pensei que seria missão do selecionador, escolher os 23 que estivessem em melhor momento de forma no final da época, porque o mundial é no final da época. Resultado, escolheu os jogadores que mais gosta e que mais minutos tiveram de qualificação, sempre os mesmos, podem estar magoados, exaustos, em baixo de forma, etc, isso não contou para nada. A partir desse dia deixou de ser a minha seleção e não sendo particularmente dotado em previsões, fiquei imediatamente convencido que não passávamos a 1ª fase. Depois mantiveram a opção de estágio/tournée, desta vez foram dar autógrafos aos EUA, não aprenderam nada?? Mas e o que dizer da absurda escolha de Campinas? O estádio mais perto estava a mais de 1000km!!!É como irmos de férias para o Algarve e arrendar apartamento em Beja. Das lesões musculares nem vale a pena falar, se uma grande parte dos jogadores já foram debilitados, como iriam ficar bem? A menos que a quantidade de autógrafos que davam, tivesse o efeito secundário de curar mazelas. Acabamos apenas de ter a sorte de Pepe, Rui Patricio e Hugo Almeida não poderem fazer o 2º jogo e com isso ainda tivemos algumas esperanças, mas logo Paulo Bento as desperdiçou com a inclusão do AA e do Postiga. Não é fácil falhar tanto. Só para terminar, deixo-te uma questão: como é possível o PB só trocar o Raul Meireles (Foi ao mundial??) aos 68 minutos(????) quando o RM estava a fazer figura de corpo presente e o Varela tem sido um jogador talismã da seleção? Não percebo mesmo nada...

lobo disse...

So voltaremos a ter uma boa selecçao quando o Paulo Bento e o Ronaldo sairem. O paulo bentas e um treinador mau nas escolhas que faz e não tem discurso para dar força tanto aos jogadores como adeptos, o Ronaldo porque prefiro ver onze operarios dentro de campo a lutar ,do que 10 a trabalhar para como um quer.....

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Ou isso...
Caro Francisco Guimarães:
Eu nem a calculadora tenciono ligar porque já (quase) todos percebemos que a viagem de regresso tem data marcada.
Quanto ao resto receio mais dois anos de mais do mesmo.
Caro Rui Cardoso:
Obviamente que estou de acordo com o teu comentário.
Mas tenho um principio para o futuro de que não abdico. Enquanto a selecção for treinada por esta aberração só verei os jogos se não tiver mesmo mais nada para fazer. Em dois anos e tal destruiu tudo que de bom foi feito no tempo de Scolari. Como diria o especialista em escatologia, e presidente de um clube da 2ªa circular, dos lados da selecção vem um vento muito mal cheiroso.
Caro lobo:
Acontece que sem Ronaldo nem ao mundial tinhamos ido. Ou já se esqueceu do play off com a Suécia? Espero que Ronaldo jogue mais meia duzia de anos na selecção. Com colegas de equipa bem melhores e com um treinador a sério isso sim.

il disse...

São todos coxos, ole!
São todos coxos, ole!
São todos coxos, ole!
São todos coxos, ole!ole!
Buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuh!

Mike_the_Bike disse...

Espero bem que o Paulo Bento tenha a dignidade de se demitir no final do Campeonato do Mundo. Esta equipa foi uma desilusão.
Resta agora pensar no futuro, que quanto a mim terá de ser obrigatoriamente sem PB.

lobo disse...

E a minha opiniao, mas não foi so o Ronaldo que nos trouxe ao mundial, e bom jogador mas não defende e limita algumas jogadas,pois amua se não lhe passarem a bola,e ontem foi o unico a não ir festejar o golo do nani ,não entendo o porque,por isso como acredito mais no colectivo e na raça ,do que ter uma estrela da equipa ,so teremos alegrias quando o Ronaldo ,Paulo Bento e alguns amigos sairem....depois falamos

luis cirilo disse...

Cara il:
Nem todos.
Caro Mike:
Se PB tiver um pingo de vergonha demite-se no fim do jogo com o Gana. Não põe o lugar à disposição para lhe ser renovada confiança.
Que é o que me parece que se está a preparar...
Caro lobo:
O Ronaldo é o melhor jogador do mundo e em condições fisicas normais seria titular em qualquer uma das selecções que disputa o Mundial. É "sui generis" que exista em Portugal quem ache que a selecção pode passar sem ele.