segunda-feira, junho 16, 2014

É Hoje

É hoje que Portugal se estreia no Mundial do Brasil.
Um Mundial com golos, e isso é de realçar, mas sem exibições de encher o olho daquelas que ficam na memória para lá do final dos jogos em que se produzem.
Aliás depois de ver os jogos dos primeiros quatro dias é muito difícil, para além da nova versão da "laranja mecânica"(excepção à regra e único jogo que vale a pena recordar), afirmar que já se "viu" um candidato claro ao titulo.
Claro que a segunda parte da Argentina frente à Bósnia (exemplo claro da importância de ter um treinador que sabe mexer na equipa), a exibição letal da Itália frente à Inglaterra, pormenores do jogo do Brasil indiciam que essas equipas podem aspirar a estarem presentes no jogo derradeiro.
Aspirar.
Mas hoje é dia do Portugal-Alemanha.
Duas equipas com aspirações nesta prova com os alemães assumindo o habitual favoritismo a serem campeões mundiais e os portuguesas aspirando a de jogo a jogo irem andando até onde puderem sem perderem de vista o ...Maracanã.
Considero que dificilmente a selecção de Portugal terá um jogo tão difícil como este ao longo da sua presença no Brasil.
Porque a Alemanha tem uma equipa fortíssima, uma mentalidade ganhadora, um sistema de jogo que "cilindra" quem não se lhe souber opor.
Nomes como Neuer, Ozil, Gotze, Lahm, Schweinsteiger, Schurrle, Podolski, Muller e o veterano (36 anos) Klose dispensam apresentações tal a valia que lhes é reconhecida e a capacidade que transmitem enquanto equipa.
Mas Portugal também tem os seus argumentos.
O maior dos quais é obviamente Ronaldo um jogador que, pura e simplesmente, teria lugar em qualquer uma das equipas presentes neste mundial do Brasil.
Mas nele não se esgotam os argumentos portugueses.
Há uma defesa que sofre muito poucos golo, um meio campo que sabe trabalhar o jogo e esconder a bola quando tal se torna necessário e na frente jogadores com talento  e argumentos para infundirem respeito à defesa alemã.
Todos os olhos e grande parte das esperanças estarão em Ronaldo como é evidente.
Mas tenho o feeling de que hoje poderá ser o dia de ...Nani.
Em boa forma, "fresco" depois de uma época menos desgastante do que lhe é habitual, sabedor de que é uma oportunidade extraordinária de ser visto pelo mundo (ainda por cima numa altura em que está no "mercado") Nani pode perfeitamente ser hoje a "carta" que baralhe os alemães e conduza Portugal a uma excelente estreia no Mundial.
Assim seja!
Depois Falamos

6 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Assim espero Luís Cirilo. Sinceramente, estou com um bom pressentimento em relação à nossa selecção, acho que já merecemos ter uma alegria!
O futebol, e a selecção, podem ser o elo de união da maioria dos Portugueses... a ver se ao menos durante algum tempo esquecemos tudo o resto que está à nossa volta e que não nos dá alegrias nenhumas!
O Sócrates vai festejar com o Cavaco os golos de Portugal, o Costa com o Seguro... até a Manuela Moura Guedes vai para casa do Marinho Pinto ver os jogos da nossa selecção.
Quando o Mundial acabar, volta tudo à normalidade, os cortes, os impostos, o chumbos do TC, mas pelo menos durante algum tempo limpamos todo esse lixo das nossas cabeças, e somos mais felizes...

luis cirilo disse...

Caro Mike:
Digamos que o futebol funciona como uma pausa no dia a dia.
Então que seja uma pausa tão boa quanto possível.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo, sei que a Alemanha é favorita para este jogo de estreia do Grupo G e se fosse apostador a minha aposta seria no sentido em que ambos marcam, ainda desconhecendo quais os plantéis oficiais.
Mas porque sou português; porque a Alemanha vai jogar contra um ambiente hostil, maioritariamente de apoio à nossa Selecção; e porque o calor tórrido e a humidade relativa beneficiam os portugueses neste duelo, deixo aqui o meu prognóstico de 3-1 a favor dos portugueses. Sonhei na passada semana com os 3-0, mas temos de ser realistas que resultados desses não passam dos sonhos.
Ainda assim, como sou sempre a favor do bom futebol, fair-play e do espectáculo, espero, acima de tudo, que ganhe o melhor.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Oxalá tenha razão.
Mas se as coisas não correrem exactamente assim que não seja o seu gato a pagar a "factura".
Ele não tem culpa.

Anónimo disse...

Bem, pelo menos, acabou-se a ilusão, Sr. Luís Cirilo. Portugal não tem argumentos para esta Alemanha, logo também não tem qualquer argumento de peso para progredir neste campeonato Mundo, mesmo com Ronaldo. Pode já começar a encomendar o funeral e as coroas, que eu mando lá alguém acender as velas. Mais vale ficarmos já pelo caminho nesta fase de grupos porque mais à frente vai doer mais.
Perdemos e perdemos bem. Tinha sonhado ganhar 3-0 e afinal acabamos por perder 4-0. Mas como eu sonho sempre a preto e branco, fica agora explicado que a minha projecção akáshika foi um mal entendido.
O árbitro também teve mãozinhas muitos leves nos critérios que escolheu para decidir contra Portugal. No entanto, não se pode dizer que as suas decisões tivessem influência decisiva no desenho da goleada.
Na opinião, dois golos são da responsabilidade de Rui Patrício (que nunca devia de ter sido escolhido depois da grande performance de Beto na LE), um do árbitro e outro do Pepe.
De salientar que o meu Bom Amigo teve razão em apontar reservas, há alguns meses atrás, quando viu o luso-brasileiro Pepe a festejar no Real Madrid com a bandeira de Espanha à cintura. Pensei nisso e acho que, depois desta putice de hoje, ele devia era de ser banido da selecção porque ninguém pode perder a cabeça numa situação destas, sobretudo quando se representa o País de "coração" ao mais alto nível. Vá-se lá saber por anda onde o coração dele. Talvez no cu dos espanhóis.
Acabei o jogo a pensar no Hitler e a ver o coro de gozo dos germâmicos, enfim a duvidar se o raio da superioridade da raça ariana é mesmo uma vantagem incontornável no futebol quando comparada com a portuguesa.
Quanto ao gato, Sr. Luis Cirilo, a partir dos 3-0 e ainda antes do intervalo, ele foi lá para fora caçar pássaros. Dá bem para aferir o grau de desilusão que o bicho apanhou.
Esperemos hoje à noite que o compatriota Carlos Queiróz e o seu Irão supere a Nigéria ou pelo menos sofra o menos possível às mãos da Nigéria. No futebol, como o Sr. Luís Cirilo muito bem sabe, os milagres são raros de acontecer.
Portanto, por muito que me custe dizer isto: com as lesões de Hugo Almeida, Fábio Coentrão e expulsão do multicultural e poliglota Pepe, que se travou de razões às cabeçadas em alemao com Muller, o nosso destino ficou traçado!
A partir de agora, não há nada, nem ninguém que nos salve.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Vamos com calma. Nada está perdido