sexta-feira, junho 27, 2014

Desrespeito


Sou do Vitória como é sabido.
Apenas e só como é normal nos vitorianos e vitorianas.
Mas tenho uma simpatia natural pelo Moreirense, como é normal nos vitorianos, tal como a maioria dos adeptos do Moreirense também simpatizam com o Vitória.
Aliás há muitos vimaranenses que são sócios dos dois clubes.
E por isso fiquei naturalmente satisfeito com o seu regresso à primeira Liga e ainda mais com o facto de se terem sagrado campeões nacionais da II liga com absoluto mérito.
É um clube bem organizado, muito bem gerido e que anda há muitos anos na elite do futebol português em função desses factores atrás referidos e que lhe permitem superar a dificuldade de ser um clube sediado numa freguesia de um concelho onde existe um grande clube como o Vitória.
Foi pois com surpresa que constatei que tendo  .a equipa vimaranense obtido o titulo de campeão nacional da II liga não tinha sido recebido na Câmara Municipal com a pompa e circunstância registada com outros campeões nacionais .
Na ultima reunião de Câmara o vereador André Coelho Lima, surpreso com o facto tal como eu e muitos vimaranenses, questionou o presidente do município sobre as razões de tal discriminação para com o clube de Moreira de Cónegos.
Recebeu a espantosa resposta de que a Câmara apenas homenageia campeões nacionais da 1ª divisão seja em que modalidade for.
Fiquei perplexo.
Porque o titulo de campeão nacional da II Liga de futebol é um titulo relevante obtido em compita com as equipas B de alguns dos principais clubes portugueses e com clubes de cidades como Penafiel, Faro, Portimão,Viseu,Aveiro, Chaves, Matosinhos e por aí fora.
Onde um titulo natural seria valorizado, e celebrado, de forma bem diferente.
E não me parece que seja boa politica de valorização do município e dos seus principais clubes o ignorar os títulos por eles obtidos com todo o mérito.
E como uma desgraça nunca vem só não pode passar em claro idêntico desrespeito do município perante o Xico Andebol.
Também ele campeão nacional da 2ª divisão e consequentemente promovido à 1ª divisão.
Também ele esquecido pelo município. 
Dois clubes de Guimarães campeões nacionais de duas modalidades de topo a quem a câmara "negou" uma homenagem mais que merecida.
É bom que este elitismo municipal(só homenageiam campeões de 1ª divisão nem que seja de chincalhão) não seja esquecido pelos vimaranenses quando chegar o tempo de puxarem pela memória.
Porque Guimarães faz-se com todos e não apenas com os de 1ª divisão.
E não apenas no desporto sejamos claros.
Depois Falamos. 

9 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito para lembrar ao Sr. Luís Cirilo que Chefe que é Chefe sabe sempre o que faz e nunca se engana. Com atitudes destas, no dia em que o Domingos Bragança cair desgraçadamente pelas escadas abaixo e acabar todo partido, vamos todos concluir que afinal ele não tropeçou porque Chefe que é Chefe sabe o que faz.
Também tenho muita simpatia pelo Moreirense e fiquei muito contente pelo regresso deles à primeira Liga. Idem aspas ao Andebol do Vitória. Grandes feitos! Presto daqui a minha singela homenagem a ambos.
Das duas uma: ou a Câmara de Guimarães anda demasiado ocupada a homenagear campeões da 1ª divisão das respectivas modalidades; ou entende que descartar homenagens aos Campeões da II Divisão, seja de que modalidade for, segue uma política rigorosa de contenção de custos, muito em voga desde que Sócrates deixou o Governo.
Analisado este incidente à lupa, fica mal à Câmara de Guimarães armar-se em esquisita e querer impôr às três pancadas regras de admissão a homenagens desportivas quando outras, como por exemplo a Câmara de Nelas (Viseu), soube, com a humildade que lhe é reconhecida, homenagear atletas que subiram da I Divisão Distrital à Divisão de Honra... de Séniores!! Paciência, aqui não deu para mais! Mas pronto, lá fizeram uma festarola com um pacote de batatas fritas e vinho a martelo na mão. No final, todos ficaram sorridentes na foto e isso bastou.
Quanto a nós, é o que temos, Sr. Luís Cirilo.
Também não é de excluir que a Câmara estivesse este tempo todo distraída com a história da Selecção no Mundial e de maneira a não dar o braço a torcer para não dar a impressão de ser apanhada desprevenida na reunião quinzenal do Executivo pelos direitos de autor da ideia trazida pelo Dr. Albano Coelho Lima, tenha rapidamente pensado numa saida airosa que culminou com uma ementa pior que o soneto.
Com executivos socialistas, Sr. Luís Cirilo, não se pode pedir muito porque pensam que lhes estamos a tirar o pão da boca. Só a deles é que importa. Uns porque consideram que o salário que recebem no fim do mês é sempre pouco para aturar quem se lhes antecipa. Outros porque o pensamento tacanho consumado com a falta de inteligência não dá para reconhecer quando não têm razão nenhuma.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Poça, Sr. Luís Cirilo! Detesto enganar-me, mas às vezes acontece. Não tenho bem a certeza de o fiz porque nunca copio o que escrevo e limito-me a deixer discorrer o prosa pelo teclado, mas queria dizer em cima Andebol do Xico em vez de Andebol do Vitória. Saiu-me de rompante em virtude da minha pureza de pensamento devotado ao nosso grandioso Clube. Como só penso no Vitória, por favor perdoe o meu lapso.
E claro, embora seja Chefe de mim próprio e não faço tenção de cair tão cedo, não me custa nada admitir nada que errei. Bom fim de semana.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Pouco a acrescentar ao seu comentário. Deliciosamente irónico da primeira à ultima linha.
E verdadeiro em todas elas.
Mas como bom Chefe de si próprio vai ter de fazer outra correcção. É André e não Albano Coelho Lima.
Acontece...

Dino Mendes disse...

Meus senhores por acaso sou um ferronho e socio do Moreirense mas por favor deixem a camara ocupar-se de coisas mais importantes a tanta gente carenciada so pensam em protagonismos um abraço

luis cirilo disse...

Caro Dino Mendes:
Segundo o facebook do senhor presidente da câmara ele terá convidado o Moreirense e o clube é que não quis. Tem de dar os seus recados noutros lados. E quanto aos protagonismos nem vou comentar. Acho que os factos são claros

Anónimo disse...

Sendo Guimarães cada vez mais, uma cidade do desporto, e com os títulos sempre a caírem para cá.as Segundas-Feiras á tarde seriam reservadas a receber campeões...

Olga

luis cirilo disse...

Cara Olga:
Por mim...encantado.
Infelizmente a realidade anda um bocadinho longe disso

Anónimo disse...

Catano!
A propósito do meu 2º erro: é defeito endémico por ter nascido em plena ditadura, Sr. Luís Cirilo, e, sobretudo, por ter conhecido a respeitável figura do Sr. Albano em pessoa, avô do Dr. André. Mas pronto, volto a dar a mão à palmatória, ao contrário do sabidola Domingos Bragança que nunca se engana, nem mesmo reconhece que falou em total contradição, revelando ignorância e desprezo por oportunidades de dinamização, promoção e sensibilização desportiva. É como quem diz, a quem nasce de canheiro na mão, uma vassoura mete confusão.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
São coisas que acontecem.
E Albano Coelho Lima foi um nome grande do século 20 vimaranense.