terça-feira, fevereiro 28, 2012

Que Dizer?

Há derrotas que custam a digerir!
E esta é uma delas.
Porque raramente vi, se é que alguma vez vi, uma tão clara superioridade do Braga sobre o Vitória em mais de 40 anos que levo a ver o velho derby do Minho.
O contrário,isso sim, já tive o prazer de assistir várias vezes.
Hoje não foi o árbitro, nem os fiscais de linha, nem a sorte ou o azar.
Não.
Foi a superioridade natural de quem tem melhor plantel, melhor equipa e joga melhor.
De quem marcou quatro golos e podia ter marcado outros tantos tão claras as oportunidades de que dispôs.
Creio que hoje se comprovou quão diferentes tem sido as trajectórias dos dois clubes nos últimos dez anos e que levaram a uma completa inversão de posições na hierarquia minhota e no próprio futebol português.
Claro que podemos argumentar com os disparates do Freire e do N'Dyaie (o do Freire é imperdoável)que apressaram o colapso da equipa e permitiram o avolumar do marcador.
Mas em boa verdade quando Freire foi expulso já perdíamos por 0-2 e o Braga já tinha desperdiçado várias oportunidades de golo.
Como continuou a fazer, felizmente para nós, ao longo do jogo.
Não é justo culpar-se Rui Vitória ou Nilson pelo fracasso.
O primeiro porque tem rubricado um bom trabalho no meio de tantos problemas e dificuldades.
Nos últimos oito jogos ganhamos seis.
Entre os quais,apenas há uma semana,ao Benfica até então invicto na Liga.
Quanto a Nilson é verdade que foi infeliz nos dois primeiros golos.
Nos quais se viu na contingência de tentar emendar falhas de marcação dos colegas.
Mas em contrapartida com o habitual punhado de excelentes defesas evitou uma humilhação ainda maior.
A verdade nua e crua,dura mas inevitável,é que o Braga mereceu ganhar.
Não porque tenha sido melhor neste jogo.
Foi-o de facto.
Mas essencialmente porque é hoje melhor que o Vitória em muita coisa em que o Vitória foi melhor do que eles durante décadas.
E reconhecer isso é o primeiro passo para recuperarmos o nosso estatuto de quarto clube português e maior clube do Minho.
De um passado glorioso de supremacia em relação ao Braga restam-nos os adeptos.
Única área em que ainda somos claramente maiores e melhores que o Braga.
É tempo de tratar do resto!
Depois Falamos

P.S Não sou supersticioso em nada. Mas este é daqueles jogos em que não podemos jogar com outra cor nas camisolas que não seja o branco!
Porque é a cor da nossa identidade.

5 comentários:

jose machado disse...

Bom dia Caro Luis Cirilo

Este jogo foi realmente humilhante.Eu ja tinha dito que a saida do João Paulo por 1 mês representava o adeus do Vitória à luta pelo 5º lugar.Há uma coisa que técnicos e dirigentes têm de saber, o Freire e o N'Dyaie não reunem condicções psicologicas nem técnicas para jogar futebol ao mais alto nível são verdadeiros enterras e é um problema que tem que ser resolvido. O Nilson denota nos ultimos jogos alguma pertubação o que é de estranhar num jogador com a sua experiência,será a instabilidade do clube a refletir?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Podiam ter sido outros tantos ? Qual jogo foi que o sr. viu ?

JM

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Infelizmente é a mais pura das verdades, não é de hoje, que o Braga há muito que nos ultrapassou. Somos um clube que, de quando vez temos uns fogachos, mas na realidade estamos ao nível, em qualidade futebolística, de um Rio Ave, Paços de Ferreira, Gil Vicente e afins. No que diz respeito à estrutura directiva, com todo o respeito, devemos estar ao nível do Sandineses ou do Ronfe.

Abraço
Abraço

Anónimo disse...

caro Cirilo:

estranho ainda não ver aqui qq comentário. A derrota foi tão pesada que não nos apetece escrever....

Estas realidades devem ser bem percebidas por si e pela equipa do julio mendes. Assumir uma atitude mais humilde e saber que o lugar do vitoria está muito abaixo do nosso rival. e enpreender uma arrancada de baixo, com sustentação para os pr
oximos 5 anos.
Já agora sem servilismos a benficas e quejandos mas a ter uma postura mais próxima dos nossos interesses e dos clubes que os perseguem. O Gil e o Braga são clubes a ter em conta e onde o afastamento só nos penaliza . Então o Braga e o Vitória estão alutar por algo comum (distanciamento dos 3G, igualdade de oportunidades e tratamento, respeito nas instancias do futebol). podemos desperdiçar mais vozes para esta luta mesmo que sejam interpretadas por um nosso rival? acho que não... quer quiramos quer não, unir sinergias entre Vitoria e Braga será uma possivel saída que o vitória 8 e o Braga) teráõ a ganhar. Não ver isto é ser muito vesgo sobre os horizontes dos 2 clubes. E depois quem tiver viola que a toque. para já, nós nem cordas temos...

luis cirilo disse...

Caro josé machado:
Realmente a falta do João Paulo foi por demais notória.
Enfim o 5º lugar já foi mesmo.
Caro JM:
O que deu na sporttv.
Caro Pedro:
Vem aí o tempo de mudar.
Caro anónimo.
Temos a consciência clara de que hoje o braga vai à nossa frente em vários parâmetros de aqvaliação. Mas também sabemos que há no Vitória as potencialidades necessárias a inverter a situação.
Sabemos o caminho.