quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Falar Claro


Como não nomeei porta voz, não mando recados nem falo através de terceiros apenas aquilo que digo ou escrevo representa a minha opinião ou as posições que tenho sobre os assuntos.
E por isso com todo o respeito por opiniões que tenho lido e ouvido (e com algum desprezo, sejamos francos, por algumas poucas que apenas visam caluniar)devo dizer o seguinte:
Não sou pressionável nem impressionável naquilo que entendo que deve ser o futuro do Vitória.
Corro,há muitos anos, o gostoso "risco" de ter opiniões e de as tornar públicas sabendo que umas vezes terei razão e outras não.
O meu vitorianismo tem dezenas de anos,nasci com ele diria,e foi cimentado desde o campo da Amorosa até ao actual estádio D.Afonso Henriques passando pelo pavilhão do Inatel e pelo nosso pavilhão vendo milhares de jogos do clube,dos infantis aos seniores passando pelas diversas modalidades.
Há mais de 25 anos que escrevo regularmente na comunicação social , participo em programas de rádio e televisão, escrevo neste e noutros blogues o que penso sobre um clube que me tem acompanhado em toda a minha vida.
Respeito muito todas as opiniões bem intencionadas repito.
Mas tenho a certeza absoluta que os problemas do Vitória não se resolvem no facebook,nem nos blogues,nem noutras redes sociais onde o exercício de opinar não tem a correspondência da obrigação de resolver.
E por isso, para além das minhas preferências pessoais, tenho a obrigação de olhar para aquilo que mais interessa ao Vitória no presente e num futuro que tem de ser pensado com grande responsabilidade e sem margem de erro.
Não sou um entusiasta do modelo SAD.
Porque em Portugal não tem sido um sucesso e porque enveredar por esse caminho sem retorno podia colocar o clube em mãos indesejáveis que o transformariam sabe-se lá em quê.
Escrevi isso, e mais do que isso, e não retiro uma virgula.
Acontece que nos últimos dias tenho vindo a ter más e boas noticias.
As más são do conhecimento de todos mas seguramente nem todos as conhecem até ao seu verdadeiro limite.
Tem a ver com o passivo do clube, os seus compromissos de curto prazo,as ameaças judiciais e desportivas que sobre ele pendem.
Por isso entendo que deve ser nomeado um grupo de trabalho constituído por economistas e técnicos de contas associados do clube (não estou a falar de auditorias caríssimas e para as quais não há agora tempo) que reunindo com os responsáveis financeiros,o revisor de contas e o agora activo conselho fiscal possam em dois ou três dias dizer ao universo associativo qual é o verdadeiro passivo do clube.
Se o exposto pela direcção, se o adiantado pelo conselho fiscal, se outro superior.
E debaixo da supervisão do presidente da assembleia geral creio que esse trabalho permitirá que as candidaturas que entendam apresentar-se possam apresentar soluções financeiras responsáveis e adequadas à realidade e dimensão dos problemas.
Temos, todos, direito à verdade.
Mas também há boas noticias.
Que são a possibilidade, ainda não confirmada mas passível de o vir a ser, de um grupo económico sólido e credível eleger o Vitória como um clube a apostar no futebol português e disponibilizar-se a um investimento no clube de valores tão significativos que nos permitam disputar aqueles lugares que tanto ambicionamos.
Obviamente que só o farão através de uma SAD em que possam controlar a aplicação dos capitais que vão investir sem que isso ponha em causa que clube e SAD sejam dirigidos e administrados por vitorianos.
E as coisas são tão claras como isto.
Os sócios que são, e sempre serão soberanos no Vitória Sport Clube, decidirão livre e democraticamente porque caminho querem ir.
SAD ou SDUQ ( que grosso modo é o actual modelo para quem não constituiu uma SAD com obrigação de profissionalizar a gestão e não permitindo investimentos externos ao clube)visto não haver outra alternativa.
Vem aí uma campanha eleitoral em que candidatos apresentarão nomes,ideias, projectos e alternativas para o clube.
Porque esse é o debate que importa fazer.
Pessoalmente acredito que sejam quem forem os candidatos o adversário é só um:
O passivo do clube!
É esse, e só esse, que enquanto vitoriano quero derrotar.
Porque na próxima época quero ver o Vitória a jogar ao mais alto nível e não a disputar a subida à liga de honra com Ribeirão,Lousada ou Boavista!
Os associados decidirão.
Na certeza de que o clube é deles e o que eles decidirem será para cumprir.
Por mim, independentemente de tudo isso e dos resultados eleitorais,continuarei a ser sócio, a pagar cotas, a acompanhar o clube nos jogos em casa e fora quando posso.
È o que tenho feito toda a vida.
Depois Falamos

13 comentários:

Fumega7 disse...

Acho que seria interessante as listas ouvirem ideias dos sócios. Eles podem contribuir com ideias que levem a soluções. Quanto à SAD não sou contra nem a favor, antes de decidir isso tenho perguntas que acho que são importantes responder em relação à mesma:
1) Quem são os Investidore? De onde vem, como construiu a sua riqueza e se tem problemas com a justiça? (Para não acontecer como o Portsmouth e o Neuxatel, que viram os seus investidores presos)
2) O que vamos passar para a SAD? Que activos? Jogadores e equipas técnicas? Estádio? Complexo? Tudo?
3) Como será feita a questão da divisão das receitas? Qual a % do total de quotas pertencerá à SAD? Vai haver aumentos de quotas ou preços de lugares anuais? Se sim quanto? Se o estádio ficar na posse do clube, quanto vai pagar a SAD pelo uso do Estádio? Como se vão equilibrar as contras do clube, sem receitas de publicidade e TV? Através do lucro da SAD? Como vai ser feita a divisão dos dividendos da SAD? Remunerção e prémios dos administradores?
Estas são perguntas a responder para não acabarmos como o Sporting em falência técnica.

Depois acho que a SAD responde ao problema do passivo mas o que se será feito para ele não regressar? Cortar nas despeas? Que despesas? Aumentar receitas? Que receitas?

Estes são os temas que gostava de ver respondidos sobre SAD.
Em relação ao resto será:
as equipas, que tipo de mundanças para o clube, o programa.

E de forma a dar as minhas ideias, para consideração, deixo aqui este link:
http://www.galoescaldado.blogspot.com/2012/02/pec-vitoria.html

Anónimo disse...

BEM PRESIDENTE! VAMOS VITÓRIA!

1128

Miguel Sampaio disse...

o que me parece é que ha pessoas que sao contra a SAD so porque sim. Eu pessoalmente PREFERIA nao ter-mos de criar uma SAD, mas pelo que vejo e pelo que entendi do que o Sr Cirilo Explicou é que pode nao haver outra alternativa. Se por lei, tivermos que optar por SAD ou SDUQ, e se a que der mais garantias ao Vitoria for a SAD entao deixem de ser casmurros e comecem a pensar no bem do Vitoria e nao sejam (citando o nosso ilustre PM) piegas. Eu quero um vitoria de titulos de conquistas, de gloras. Nao quero so dizer SOMOS UNICOS, e o Vitoria é um clube especial e o Vitoria é tudo, mas quando me perguntarem quantos titulos temos eu fico sem resposta.


Força Luis Cirilo

Por um Vitoria de conquistas...Assim nos fez o D. Afonso Henriques...

Anónimo disse...

CONCORDO ! Finalmente vejo dizer algo :)
Força Luis Cirilo !!

Miguel Salazar disse...

Subscrevo por completo a tua opinião, LC.
É de facto imperioso e URGENTE saber a verdade.
E a verdade tem que ser do conhecimento quer dos sócios, quer dos potenciais candidatos.
Só assim poderemos tentar compreender a situação actual do clube, e só assim teremos a possibilidade de ponderar sobre as necessidades actuais, e optar conscientemente sobre as melhores alternativas para sair desta crise onde nos encontramos.
A questão da SAD seria, à partida, uma má solução para o clube, mas se o descalabro for assim tão grande, poderemos mesmo não ter alternativa.
Mas tudo será muito mais fácil se os sócios souberem a verdade.
Todos nós queremos o melhor para o clube. Se tiver de ser a SAD, pois então que seja, mas em vez de nos dizerem que é uma inevitabilidade, mostrem-nos antes porque é que é uma inevitabilidade. E a melhor maneira de o fazer é sabendo a verdade sobre as contas do clube.
Eu sou formalmente a favor da realização dessa auditoria por uma comissão de base alargada.
Digam-nos o que se passa, para que nós possamos escolher a melhor solução.
Que tudo seja feito agora como nunca foi... com transparência e honestidade.
Estes dias têm de ser os dias de uma nova Era, de uma nova maneira de estar.
Que a auditoria se faça rapidamente.
Neste momento, a situação agrava-se a cada dia que passa.

Palmira disse...

Em relação ao assunto da SAD, concordo inteiramente com o Miguel Sampaio!

Mas, na minha opinião, o primeiro passo seria uma reunião entre o presidente da Assembleia Geral, elementos do conselho fiscal, o ROC … ou seja, economistas e técnicos de contas… gente que entende do assunto… para que seja rapidamente elaborada avaliação séria e criteriosa da real situação económica do Vitória (que excede, em muito, os ditos 19 milhões de euros).
Assim sendo, os candidatos estudariam as diferentes soluções de forma concreta.

Após a apresentação das propostas/ideias/soluções/projetos de cada candidato, a decisão recai sobre os verdadeiros interessados no Vitória… nós … os Vitorianos.

Março será o mês de todas as decisões!

Guima disse...

O que escrevi a 20 de Março de 2010 não fugiu da realidade...

http://bancadanascente.blogspot.com/

Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!! disse...

Boa noite, caro Luís Círilo.Costuma-se dizer que só não muda de opinião quem é como aqueles animais de orelhas grandes....Se nos provam com factos que não estaríamos a ver determinado assunto de maneira correta, é inteligente mudar, e não revelador de falta de personalidade, como muitos querem fazer parecer.Isto para lhe dizer que me revejo na sua posição sobre as SAD.Mas devido a situação, absolutamente dramática, que o Vitória vive-tenho sérias dúvidas que a passivo não vá já, infelizmente, perto do 25 000 000€,temos que considerar todas as hipóteses...temos que discutir, no bom sentido, evidentemente, ouvir, abrir a mente, e sobretudo UNIRMO_NOS! Se o caro amigo está prestes a conseguir o financiamento de um grande grupo económico, avance!Agora, desde já apelo a todos os vitorianos que tenham o espírito de querer ser devidamente informado que revelou o Filipe Fumega.Eu pelo menos vou querer ver respondidas, CABALMENTE, todas as questões que ele aqui deixou, e mais uma, que na minha modesta opinião, e de um leigo em matérias de contabilidade e finanças, que é a mais importante.O que é que o Vitória vai dar em troca desse financiamento?Qualquer um sabe, e nos dias de hoje ainda mais, que ninguém dá nada a ninguém...Para o bem do Vitória,gostaria que fossemos todos devidamente esclarecidos.Saudações vitorianas.Vitória até morrer!!!!!!!!!!!!!

Rita Oliveira disse...

aprecio muito a sua frontalidade e o facto de ter opinião e de assumir que ás vezes se engana.
creio que também nisso pode fazer a diferença face aos anteriores presidentes que conheci.
devo dizer que hoje ao ler o jogo fiquei revoltada com aquela cena de os chamados históricos (pimenta,pedro xavier,manuel almeida e se calhar mais alguns)estarem a ponderar uma candidatura.
o senhor pimenta machado já não tem nada para dar ao Vitória.
Aliás gosta tanto do clube que desde que saiu do presidente nunca mais foi a um jogo e isto são palavras dele.
O senhor pedro xavier gosta do clube mas é um "maria vai com as outras" porque esteve lá não sei quantos anos com pimenta e depois andou a apoiar o Milo durante o primeiro mandato como todos sabemos.
O senhor manuel almeida até dá para rir.à beira dele o Milo até é um orador eloquente e de vergonhas já estamos cheios. Esses senhores e os jornalistas a quem "oferecem" as noticas tem de perceber uma coisa de uma vez por todas: Histórico é o Vitória e hisóricos somos nós adeptos que nunca falhamos no apoio. e o Luis Cirilo é quem melhor nos representa.porque é um de nós e porque sempre tem estado ao lado do clube.

luis cirilo disse...

Caro Filipe:
As suas questão são interessantissimas e absolutamente pertinentes. Não lhe posso dar ainda resposta visto estarmos numa fase de negociação que pode ou não resultar. Mas assumo o compromisso de responder a tudo isso muito antes do dia 31 de Março para que todos possam ficar esclarecidos.
Caro Anónimo:
Vitória acima de tudo.
Caro Miguel Sampaio:
A legislação e a situação aflitiva do clube podem empurrar-nos para soluções que de outra forma não escolheriamos. Certo é que se propusermos a SAD será de forma clara e transparente.
Caro Anónimo:
Já tenho dito umas coisinhas aqui e ali...
Caro Miguel:
É o principal compromisso que todos os candidatos devem assumir para com o Vitória e os vitorianos.
Dizerem a verdade, apurarem responsabilidades no descalabro,serem intransigentes na defesa dos interesses do clube.
Pessoalmente considero que essa comissão de apuramento do passivo é completamente indispensável para que os vitorianos e as candidaturas saibam a real situação do clube.
Cara Palmira.
Estou de acordo consigo.
Como sabe pedi publicamente a constituição de uma comissão de apuramento do passivo para que todos possamos saber a realidade do clube. Só assim poderemos construir candidaturas responsáveis e capazes de fazerem frente aos problemas.
Sei que da parte do presidente da AG existe total disponibilidade para isso. Espero que dos restantes orgãos do clube isso também se verifique.
Caro Guima:
Pois não.
Infelizmente chegamos a este ponto.
Caro vitória até morrer:
Considero as perguntas do Filipe Fumega absolutamente pertinentes. E terei não só o gosto como também a obrigação de a elas responder em tempo util.
Não tenho soluções milagrosas para o Vitória. Sou apenas um vitoriano que juntamente com um grupo de vitorianas e vitorianos estamos a procurar soluções para este enorme problema em que o clube está metido. Sem desejo de protagonismos ou de lugares. Apenas com espirito de serviço a uma instituição que todos adoramos.
Cara Rita:
Ainda hoje disse á Rádio Renancença que não tenho adversários nesta disputa. O inimigo,chamemos-lhe assim,é o passivo do clube e é apenas esse que quero derrotar.
Acho que todos os vitorianos,mais ou menos assiduos (os sócios avaliarão),tem o direito de entenderem que são solução.
Por mim seja bem vindo quem vier por bem.

Anónimo disse...

Meu Bom Amigo,

Não percebo nada de futebol, como sabes, e do Vitória muito menos (mas conseguiste a proeza de me tornar adepto da causa), apesar disso folgo em saber que continuas em grande forma nas tua análises, sempre com a mesma dedicação e frontalidade, bem como, mantém a tua visão critica intocável...

Um abraço,
Pedro Ferreira

José Gonçalves disse...

Luís Cirilo, gostava de colocar uma questão que julgo ser importante. Parece-me que, nesta altura, se perfila como o candidato mais forte para assumir a presidência do Vitória.

Um dos outros potenciais candidatos, Luís Freitas, pondera desistir da candidatura devido ao prazo não ser o apropriado. Ainda não conhecendo o seu projecto e o pessoal envolvido nele, o que acha de uma possível integração do outro Luís à sua lista? Não lhe parece que tornaria ainda mais forte o seu projecto?

Cumprimentos e Viva o Vitória

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
É sempre um enorme prazer ver-te aparecer por aqui.
Ainda bem que te converti à causa vitoriana.
Temos de marcar um jantar no famoso "pavilhão municipal algures em Matosinhos" para reforçarmos essa tendência vitoriana.
Caro José Carlos:
É uma sugestão própria de um vitoriano preocupado com o clube.
Ainda não estou na fase de fazer convites mas não me esquecerei dos seus argumentos