terça-feira, setembro 13, 2011

Patriotismo

Nasci em Guimarães.
No velho hospital da misericórdia virado para o Castelo.
Sou adepto fanático do Vitória Sport Clube e seguidor da selecção nacional de futebol pelos estádios deste país nascido ,como eu,em Guimarães.
Apoio entusiasticamente todas as representações desportivas nacionais independentemente da modalidade e da importância da competição.
Tenho orgulho em ser vimaranense e português.
Pago os meus impostos há mais de trinta anos.
Faço os meus descontos para a segurança social.
Voto em todas as eleições como é meu dever.
Fiz dezasseis meses de serviço militar obrigatório a que não fugi.
Cumpro as leis do meu país.
É essa a minha contribuição para o patriotismo!
Que considero suficiente.
Por isso escusam de me vir com tiradas patrióticas a propósito de competições de futebol em que participam clubes portugueses.
Especialmente um cuja falange de simpatizantes se devia confinar á cidade em que está sediado mas cujo crónico atraso cultural do país leva a ter simpatizantes um pouco por todo o lado.
Que de português,pelo menos a nível de jogadores,não tem quase nada.
Por isso estamos conversados quanto a patriotismo futebolistico.
Sou pelo Vitória e por Portugal.
A partir daí por quem me apetece.
Barcelona, Atlético de Bilbau,Liverpool,Newcastle,Nápoles.
Amanhã,com imenso gosto,pelo Manchester United.
Também em nome de um europeiismo de que não me demito.
Depois Falamos

23 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!

Anónimo disse...

Muito bem!
Não nasci em Guimarães e não vivo em Guimarães há 18 anos.
As selecções, não tendo jogadores vimaranenses ou vitorianos, nada me dizem.
Sou UNICAMENTE VITORIANO.

Anónimo disse...

Por mim. não sou tão mauzinho.
Quero apenas que ganhe o melhor, e de preferência por muitos.

E já agora que o melhor seja o MU!

luis cirilo disse...

Caro Libertas:
Eu as selecções apoio independentemente de terem ou não jogadores vitorianos ou nascidos em Guimarães.
Claro que as naturalizações que estão na moda podem fazer-me repensar isso.
Porque quero apoiar uma selecção não um escrete.
Caro Anónimo:
De acordo

Anónimo disse...

Adepto ferrenho do Vitória também torço pelas selecções de Portugal, mas cujas derrotas não me afectam ao contrário das do Vitória. Por Guimarães e Vitória sempre.

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Sou do Vitória e ponto final!

E o meu patriotismo termina na selecção nacional, seja ela de futebol, voleibol, andebol, atletismo ou chincalhão!

Para mim, o país começa em Guimarães, na minha cidade, na minha freguesia, na minha rua!
Tal como diz o cachecol que muitos vitorianos têm "Portugal é Guimarães e o resto são conquistas"!

Por isso, deixo o patriotismo bacoco para os "paineleiros" da TV...

Anónimo disse...

isso é que é falar! se todos tivessem esta forma de pensar (como eu aliás!) todo o país estaria bem melhor.

LP disse...

Muito Bom,

Viva Portugal

e afinal MU deve jogar com mais jogadores portugueses que o Benfas

Ricardo Campos disse...

Se todos apoiassem o clube da sua cidade ou região, de certeza que não iriam existir tantas desigualdades nas equipas do campeonato Português!

Gabriela Gomes disse...

revejo-me totalmente na sua definição de patriotismo.
É sensata e racional.
Meter clubes de futebol no patriotismo cheira a bafio, a estado novo e á ditadura salazarista.
Especialmente se for o benfica que sempre foi o clube do regime ditatorial

il disse...

O caldo azedou mesmo. Mas depois de ler umas notícias sobre o jogo -que o Cirilo dizia ser um caso de polícia- tenho de concordar com as queixas dos vitorianos. Caramba, aquilo parecem certos 'sítios' do PSD e do país em geral -é só batota descarada.

Ninguém ensinou nada quando eles eram pequenos? Outro dia, um filho de amigos fazia batota ao jogo da bisca. E não parava, nada o demovia. Até que lhe dissemos que quem ganhAva a fazer batota, pagava a despesa no café. Ainda tentou dizer que não tinha dinheiro, mas nós fizemos um contrato que o dono do estAbelecimento: punha no rol dos fiados e o 'puto' pagava quando pudesse ir lavar a loiça.
O Leonardo tem 5 anos e nunca mais fez batota!

Se existisse um sistema de justiça, os putos mal formados acabavam logo com o chico-espertismo -infelizmente não há controle. Até o BdP deixou 'passar' o BPN e os empréstimos a descobertos da CGD a 'amigos' do regime para assaltarem o BCP. E quem paga? NÓS!

zpf disse...

Completamente de acordo contigo! Não é o facto de ser uma equipa portuguesa a jogar que me fará "torcer" por essa mesma equipa. Eu torço por quem terei mais simpatia. Por isso mesmo, é que, por exemplo, se o Porto jogar contra o Real Madrid, eu puxo pelo Real; se o Sporting jogasse com o Chelsea (coisa difícil, mas pronto...), estaria do lado dos rapazes de azul; e se - nunca se sabe o dia de amanhã! - o Vitória de Guimarães enfrentasse o da Bahía, o meu coração estava do lado de lá do Atlântico. Ah e para que não restem dúvidas: se para ganhar o campeonato o Benfica precisasse de derrotar a Académica, eu ai estaria definitivamente e sem qualquer margem para dúvidas do lado da Briosa! Abraço :-), ZP

zpf disse...

E sobre a selecção, só uma ressalva: desde que o Carlos Queirós não seja o seleccionador...

Anónimo disse...

É no minimo "sui generis" o seu discurso. O tal clube que o senhor fala, deve estar confinado à sua cidade no que diz respeito a adeptos. Clubes como o MU, LIV., etc, etc, esses, esses já podem ter adeptos ou simpatizantes em Guimarães!
Curioso,não!!

A.Simões disse...

Patriotismo,claro por isso apoio o MU,a unica equipe que vai ter Portugueses em campo.

luis cirilo disse...

Caro ANónimo:
Pelo Vitória sempre sem duvida.
Mas por Portugal também.
Caro Sic:
Ora nem mais.
Caro Anónimo:
Pode crer.
Caro LP:
Basta um.
Porque contra o Vitória jogaram com 14 estrangeiros.
Caro Ricardo:
100% de acordo.
Cara Gabriela:
Foi o clube do regime ditatotrial e continua a ser o do regime democrático.

Defreitas disse...

Espero que nunca teremos em Portugal clubes « patrioticos » como este ! Isto vem a propósito do ultimo comentário do “blog” 'Gabriela Gomes).


Armée Patriotique Rwandaise Fotball Club
Rw anda | Kigali | Date de création 1993
Informations Générales
Nom APR FC
Association -
Année de Création 1993
Président Brigadeiro. General Alex Kagame - Presidente da Républica !

Ville Kigali (Créer Kigali)
Pays Rwanda
Web http://www.aprfc.com
Réseaux sociaux
E-mail -
Equipementier Adidas
Sponsors -

luis cirilo disse...

Cara il:
A generalização da batota é um problema nacional.
Só que no futebol nota-se mais por causa do mediatismo que lhe está inerente.
Caro Zé Paulo:
Compreendemo-nos bem.
O que já não é novidade.
Quanto á selecção estou naturalmente de acordo.
Caro Anónimo:
É preciso perceber as ironias ou acha que em Guimarães há adeptos de outro clube que não o Vitória?
Este "apoio" ao MU é apenas uma demonstração do quanto rejeitamos os esquemas de favorecimento ao SLB de há muitos anos a esta parte.
Caro A.Simões.
Exacto.
Caro Freitas Pereira:
TAmbém espero que não se chegue a esse extremo. Porque nem AMérico Tomás foi tão longe com o Belenenses.

Defreitas disse...

Vasto debate, Caro Amigo. Mas tem razão : seria necessário, antes de mais, que todos os jogadores fossem Portugueses, vivam como os Portugueses, paguem impostos em Portugal quando são milionários.

Mas creio que se existe um desporto apátrida é realmente o futebol. Nacionaliza os jogadores para”fazer mais nacional, mas não é!

Quando começa a valsa do “mercato” ai se vê o “patriotismo” dos jogadores e dos “mercadores” !

Quando joguei na Amorosa com a camisola do Sindicato dos Caixeiros (!) ninguém me veio comprar!

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Acho que o essencial é dar ao futebol a importância que ele te,m e nada mais.
Eu adoro ver futebol e adoro o nosso Vitória.
Mas acho que em Portugal se dá,desde sempre,demasiada importÂncia ao fenómeno talvez por interesse politico.
Da ditadura e da democracia.
Por isso não aceito a questão do patriotismo ligado a disputas clubisticas.
E mesmo nas selecções, com toda esta politica de naturalizações na ânsia de ganhar a qualquer preço,se pode começar a pôr em causa a questão.
Quanto ao meu amigo não ter sido contratado seguramente foi por os "olheiros"/"mercadores" desse tempo andarem muito distraidos

Anónimo disse...

eu sou, se possível, 110% vitoriano, torço só pelo Vitória.
Em jogos nacionais, normalmente gosto que o Benfica perca, o mesmo para Porto e Sporting.

Mas em jogos internacionais, que raio, um clube português é um clube português, e se esse clube português vencer, faz com que o Vitória, ainda que indiretamente, e por via de jogar na mesma Liga, colha uma pequena parte desses louros.

Só por isso, e apesar de tudo, preferirei logo a vitória do benfica sobre o Manchester.
Afinal o Benfica que, bem ou mal, nos venceu, se for esmagado pelo MU, implicará que também o Vitória "é esmagado"

Se o Benfica vencer, é porque o MU não conseguiu fazer melhor que nós.


Espero ter explicado o critério que me faz apoiar os clubes portugueses.

Há uma ressalva claro. Quando digo portugueses, excluo os marroquinos.

Afonso disse...

Sou filho de pais emigrantes, nascido e criado em terras de hostilidade racial, como tal tenho um sentimento diferente do significado "Patriotismo" que os restantes Vitorianos.

Não moro em Guimarães, nem sequer lá trabalho, por isso mesmo o significado "Vitoriano" tem para mim o mesmo sentimento de "Patriotismo" que tinha em moço pequeno.

Infelizmente o sentimento de "Patriotismo" no Futebol vem sendo alterado devido a questões puramente economicistas e com isso se subverte o proprio dialecto e identidade.

Julgo que é necessario que quem manda no futebol acabar com tais pecados, porque se continuar assim veremos a formação dos clubes a serem originários de mil e um países e como consequencia as selecções serem mais parecidas com uma Cimeira da ONU ou NATO.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Compreendo o seu ponto de vista.
Mas a verdade é que não consigo ver o "meu" Vitória ser escandalosamente roubado na LUz e três dias depois ainda desejar que o receptador do roubo(três pontos)ganhe a outro adversário.
Sinceramente acho que o patriotismo devemos guardá-lo para coisas mais sérias que o futebol português.
Caro Afonso:
Estou de acordo.
E acho que a FPF e a LPFP(porque não o próprio governo?)deviam tomar sérias medidas nessa matéria.
Sabendo,sem ingenuidades,que há muitaq gente nos clubes que gosta das coisas assim por causa das famigeradas comissões.
O ponto a que isto cheou leva a que o Benfica,que durante muitos anos só teve jogadores portugueses,tenha alinhado com onze estrangeiros no jogo com o Vitória.
E depois ainda entraram mais três.