domingo, setembro 04, 2011

Duplo Erro

Tive sinceramente pena deste caso Ricardo Carvalho.
Desde logo porque o considero um jogador de excelente qualidade, ao nível de Rui Costa , Pauleta ou Vítor Baía para mim os melhores dos últimos quinze anos de selecção apenas atrás dos estratosféricos Figo e Ronaldo.
Depois porque a personalidade do jogador sempre me pareceu dotada de caracteristicas avessas a tomadas de posição deste género pelo facto de ser titular ou suplente.
Finalmente porque Paulo Bento vem fazendo um bom trabalho e recolocou a selecção na rota do Euro 2012 depois de convulsões politico-desportivas(por esta ordem) terem colocado esse objectivo em risco.
A responsabilidade é claramente do jogador.
E as justificações apresentadas pelo mesmo, ressalvando-se a humildade com que o fez essa sim imagem de marca sua, são absolutamente insuficientes e nada justificam.
Nem o abandono do estágio nem tê-lo feito sem dar "cavaco" a ninguém.
Errou.
Como Paulo Bento também errou na forma desproporcionada como respondeu
e no ter feito "tábua rasa" dos excelentes serviços do jogador á selecção e ao futebol português.
Não sei se o seleccionador precisa,ou precisava,de uma posição de força para reforçar a sua autoridade no balneário.
Se sim creio que escolheu mal a oportunidade e o jogador.
Ricardo Carvalho já fez o seu "mea culpa" e manifestou desejo de regresssar.
Seria bom que o treinador também pusesse de lado o orgulho e proporcionasse um regresso honroso do jogador a uma selecção a que ainda pode dar muito.
Porque erros todos cometem.
E para burrice pura e dura já bastou a de Scolari com Vítor Baía.
Depois Falamos.

4 comentários:

Rui Osório disse...

Ricardo Carvalho não merecia isto que fez a ele próprio. Sempre tive boa ideia dele, deve ser o único central do Porto pelo qual eu tinha respeito. A bem de todos, espero que tudo se resolva a bem, ele não merecia despedir-se da selecção desta maneira. Já agora e só para completar, numa equipa minha Ricardo Carvalho era titular de caras, mas claro que isso não perdoa aquilo que ele fez.

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
Numa equipa minha também seria titular.
Porque é um dos melhores centrais do mundo.
Claro que isso não desculpa o erro mas acho que este problema não pode ser resoolvido sem um olhar global sobre a carreira do jogador na selecção.
Que é brilhante a todos os titulos.
Lamento que Paulo Bento não tenha tido o bom senso de tratar o assunto com moderação.
De certa forma a radicalização partiu dele.

Anónimo disse...

Numa equipa de futebol há situações que têm que ser tratadas com dureza senão podem ter repercussões gravíssimas no ceio de uma equipa, abrindo-se um precedente que pode ser nefasto no futuro. Cada um tem aquilo que merece e Ricardo Carvalho fez por merecer não ir mais á selecção. Não concordo que se deve olhar ao passado, porque vive-se do presente a olhar para o futuro. Posso ter sido muito boa pessoa no passado mas se matar alguém tenho que pagar por isso. A disciplina e saber quem é o comandante faz parte do futebol, quem não acata isso não tem lugar. Esteve muito bem o Paulo Bento e muito mal o Ricardo Carvalho que acabou a sua carreira na selecção. Goste-se ou não se goste de um ou de outro esta tem que ser a posição tomada, senão daqui a pouco só temos os 11 titulares na selecção porque os outros vão todos embora por serem suplentes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que nesta matéria,sem desculpar minimamente o acto grave do jogador,tem de haver bom senso.
Porque errar é humano.
E a história ensina-nos que radicalizar á primeira pode ter custos graves á segunda e terceira.