sexta-feira, setembro 23, 2011

89 Anos

O Vitória comemorou ontem os seus 89 anos.
25 anos depois da época história de 1986/1987 não admirou que fossem mais de 300 os associados a receberem o emblema de prata tal a euforia que a equipa dessa época provocou em Guimarães e não só.
Foi uma festa bonita da qual para além da entrega dos emblemas realço a homenagem justíssima prestada a quatro grandes figuras vitorianas.
Antero Henriques da Silva Júnior,Gil Mesquita, António Peres e Ernesto Paraíso .
Este ultimo a titulo póstumo.
Ainda por cima quatro personalidades absolutamente consensuais na admiração e estima que a família vitoriana lhes dedica.
Não vi jogar Ernesto Paraíso.
Mas sei que foi dos maiores jogadores, e goleadores, da nossa História.
Para além de ser um vimaranenses adoptivo (foi dos primeiros,senão o primeiro,brasileiro a jogar no Vitória)foi um cidadão exemplar e um empresário de sucesso.
António Peres ,esse sim,vi-o jogar muitas vezes.
E sempre bem.
Foi um grande capitão de equipa e também ele um símbolo vitoriano.
Tal como Ernesto radicou-se em Guimarães(é natural de V.N. de Gaia) e aqui tem sido um empresário e um cidadão de referência.
Gil Mesquita Vieira de Andrade é outro exemplo de um homem que serviu desinteressadamente,e bem, o Vitória e o futebol(nomeadamente na A.F.Braga) durante muitos anos.
Era o presidente na famigerada final de taça de 1976 arbitrada por um ladrão que nos roubou o troféu.
E como os últimos são os primeiros deixei para o fim aquele a quem chamo o "meu" presidente.
O senhor Antero Henriques da Silva Júnior.
Que conheço desde que me lembro.
Era o presidente quando me inscreveram como sócio.
Foi a ele que pedi que me colocasse o emblema dos 25 anos de sócio em 1997 numa inesquecivel sessão solene de comemoração dos 75 anos do clube.
Pai de amigos meus, amigo do meu pai, é uma pessoa que sempre vi como uma grande referência vitoriana e com o qual já tive oportunidade de ter algumas conversas interessantissimas sobre um clube que ambos adoramos.
Fiquei muito satisfeito com a homenagem a estas quatro personalidades.
Mas especialmente com a homenagem ao sr Antero.
Um clube faz-se grande sabendo reconhecer os méritos dos seus maiores.
Depois Falamos

8 comentários:

Ricardo Campos disse...

parabens ao vitoria!!

Saganowski disse...

Parabéns ao Vitória e a nós todos!

Muito boa ideia a da homenagem, que só me parece pecar por tardia.

Achei uma certa piada a ouvir o Presidente da AG dizer que era a favor das SAD e os presidente a dizer que com ele nunca!

Interessantes posicionamentos a seguir nos próximos tempos, digo eu...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Obrigado pela parte que me toca.
Caro Saganowski:
Sobre a SAD tenho uma posição clara: É um assunto que tem de ser debatido.

Anónimo disse...

Caro Cirilo:

A comidinha do Mit, foi boa ou nem por isso?
Parabéns Vitória.

Idalecio disse...

bom dia dr. Luis cirilo.
Gostaria de saber a sua opinião acerca da hipotese de formação de uma SAD desportiva no Vitória.
Se acha bem, quais os inconvenientes, pontos positivos e negativos.
abraço
Idalécio

Anónimo disse...

Boas Dr.
Retirei a seguinte frase de um blog vimaranense: "podíamos ter saído da Madeira com o empate".
Pois eu não concordo e devíamos sair da Madeira com uma Vitória. Faltou nesse post que li também referenciar a má exibição de Faouzi que acabou por jogar o tempo todo. Freire claramente pior que N´dyae. Já Barrientos entrando só ao intervalo acaba por ser dos melhores. Barrientos tem de jogar mais. Não será já altura de substituir Olímpio por um médio mais ofensivo??? Será Barrientos imcompatível com Assis? E Saucedo? Se veio para não jogar podia não ter vindo...O que me parece é que continua a existir muita pressão interna na escolha do onze...de fato Toscano naquele lugar é um crime pois nota-se que faz tudo com muito esforço e não rende metade do que quando joga atrás/lado do ponta de lança. Bem sei que todos somos treinadores de bancada mas os treinadores, todos em geral, deviam por vezes ver os jogos da bancada para terem uma perceção diferente dos jogos. Talvez aí percebessem melhor algumas das críticas dos treinadores de bancada. Deixo-o com aquele que seria o meu onze contra o Braga que repetiria contra o Marítimo, assim:
Nilson
Alex
N`dyae ( é claramente melhor que Freire )
João Paulo
Bruno Teles
El Adoua
Barrientos
Nuno Assis
Maranhão
Toscano
Edgar

Quem não arrisca não petisca e é isso que nos tem acontecido...não arriscamos nadinha...
Bela prenda que o plantel ofereceu ao Vitória pelos 89 anos de idade...


Abraço
Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...

Bom dia Dr. Cirilo.
Sei que o post que coloquei aqui sobre o jogo do marítimo está deslocado mas como não abriu nenhum relativo a esse jogo decidi "postá-lo" aqui.
Abraço
Jorge Nuno Folhadela

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Honra lhe seja feita.
O jantar estava bem bom.
Caro Idalécio:
Não tenho opinião fechada sobre o assunto.
Tendencialmente a ideia não me agrada mas não sou dogmático.
Caro Jorge Folhadela:
Há acertos a fazer na equipa é verdade. Creio que Faouzi em nada justifica a titularidade.
Mas acredito que Rui Vitória saberá encontrar as melhores soluções. Até porque começa a ter mais alternativas disponiveis.