sexta-feira, dezembro 05, 2008

Vergonha ou falta dela...


Na minha qualidade de ex deputado tenho alguma reserva em me referir a situações que se vivem no actual grupo parlamentar do PSD.
Até porque com trabalho ,e o meu voto no circulo de Braga, também os ajudei a eleger.
Voto no PSD ,entenda-se, como diria Manuela Ferreira Leite.
Mas não posso deixar de considerar uma vergonha para o partido o que se passou hoje no Parlamento.
Um projecto de lei do CDS que recomendava a suspensão e simplificação da avaliação dos professores não foi aprovado porque faltaram á sessão 30 (trinta) dos 75 deputados do PSD.
Com seis deputados do PS a votarem ao lado da oposição e um a abster-se,somado a´ausência de mais treze deputados da maioria, a oposição podia ter inflingido severa derrota ao governo em geral e á ministra da educação em particular.
Não o fez porque trinta deputados do PSD (quase metade do grupo parlamentar)pagos para representarem os seus eleitores no Parlamento não estavam lá.
É um escândalo.
E se cinco deles ausentes em missão parlamentar tem a ausência perfeitamente justificada (Duarte Pacheco,José Luis Arnaut,Mendes Bota,Duarte Pacheco e Mota Amaral) os outros vinte e cinco deviam ser chamados a explicar-se á direcção da bancada.
Admitindo,como normal,que um ou outro tenha motivos de força maior para justificar a ausência a maioria não os terá certamente.
E daí que deviam ser chamados á responsabilidade.
E o que vemos ?
O lider (???) parlamentar Paulo Rangel a desresponsabilizar os faltosos atirando culpas para a bancada socialista pelo chumbo do projecto lei.
Numa cultura de facilitismo, irresponsabilidade e falta de autoridade que por si só demonstram a (falta de ) qualidade com que é exercida a liderança da bancada.
Espero,sem grande esperança,que um dos primeiros critérios para escolha das listas de deputados em 2009 tenha a ver com a assiduidade ao Parlamento dos actuais deputados que quiserem continuar em funções.
Manifestamente há gente que não merece continuar lá.
Porque não trabalha no Parlamento,não trabalha nos distritos porque foram eleitos,não tem qualquer respeito pelos eleitores que neles confiaram a sua representação.
É tempo de dizer basta a esta pouca vergonha.
Depois Falamos

11 comentários:

Rui Rodrigues disse...

Tem toda a razão.
E foi pena não ter ido mais longe esclarecendo,se sabe,quem são os tais 25 em falta.
Provavelmente daqui de Braga não estaria nenhum a não ser aquele da Mesa.
É que na votação do orçamento de estado tambem nao os vi lá.
Sinceramente são o pior grupo de deputados da história deste distrito.

Marco Almeida disse...

Caro Luis Cirilo, o teu texto sobre o que se passou hoje no Parlamento é oportuno e certeiro. Mas eu diria mais. Aquilo que se passa de forma visível no hemiciclo não tem comparação com com o que acontece nas Comissões Parlamentares. Aqui, a bandalheira é bem pior.Direi mais no meu blogue.

Anónimo disse...

Caro Cirilo
Que laranjas com tão mau aspecto... Reparou na forma autoritária, apesar de ter razão, como a lider disse nas TV´s que já tinha chamado o"puto" Rangel, para ser esclarecida? E a forma "desconchavada" como o "puto" relativizou as faltas em dissonância com a lider? Tirem-nos deste filme e ràpidamente.
Cumprimentos

Anónimo disse...

será que não nos pode dar o endereço do Marco Almeida?
parece-me que o bolo-rei nod vai cair mal... leiam o expresso que a coisa está a compôr-se!

Luis Melo disse...

Concordo plenamente consigo, e com Manuela Ferreira Leite. Que hoje já chamou Paulo Rangel, e promete corrigir esta situação inadmissivel.

Inadmissível em qq sessão da AR. Não apenas por se tratar deste diploma.

Anónimo disse...

Intolerável ainda é que Rangel diga que seriam precisos que 13 deputados da maioria tivessem votado ao lado das oposições.

Sabendo que a maioria tem 121 deputados, que 6 votaram favoravelmente a proposta do CDS e que um se absteve, temos então que no máximo a maioria teria 114 deputados!

Rangel não passava da 1ªclasse. É a triste sina do povo português que ainda dá 30% dos votos a um partido que só merece a extinção. Nesta altura, a Direita só se pode rever num CDS cada vez mais respeitável.

Os deputados do PSD são ignorantes, malandros, mamões.

Anónimo disse...

Foi lamentável o que se passou,também pelo facto de serem metidos no mesmo saco aqueles que foram e são habitualmente cumpridores. O Rui Rodrigues é que sabe disto: Deputados de Braga, nem vê-los. E quem diz de Braga... Fico cheio de curiosidade à espera das consequências de tudo isto. Sei que já circulam por aí uns "abaixo assinados" para ajudar a despertar consciências

Anónimo disse...

Rangel dá a entender que, se estivessem lá os 30, teria que pôr fora da sala alguns para o PS vencer a votação.

Pelos menos é o que se depreende das suas afirmações que os 30 seriam irrelevantes, porque não houve contestação suficiente no interior do PS.

Provavelmente estarão em causa acordos de cavalheiros, mas tu Luis Cirilo, que já lá estiveste, saberás disso melhor do que eu

Anónimo disse...

Já é a 2º vergonha: a 1º foi a aprovação do Estatuto dos Açores.

Em que é que esta gente pensa? Em descredibilizar totalmente o PSD para que não haja recobro possível?! Estes vampiros enquanto houver algum fôlego, vão ficar a destruir -nem pensem que a 'tia' Manela se vai embora com o trabalho meio feito.

Já viram em Lisboa? Paula Teixeira da Cruz sofreu o maior desgosto que alguém pode sofrer -a morte de um filho. No entanto e ainda com o «corpo quente no ataúde» já a srª anda em conspirações para baixar o resultado em Lisboa -de 15% vamos para ???

Será que a canalha republicana socialista e laica não tem mais ninguém em Lisboa para enterrar o PSD?
Pois é... vergonha nem vê-la!

Anónimo disse...

O PSD fez um erro trágico na votação desta lei.
Acho que a dra manuela Ferreira devia retira a confiança política aos deputados que não tenham uma justificação convincente para a falta.
E Rangel já se devia ter demitido.
Porque a responsabilidade de estar presente é dos deputados mas a atitude dele foi de conivência.
não se nasce lider parlamentar mas é preciso, ao menos, ter algum jeito

luis cirilo disse...

Caro Rui:
De Braga faltaram vários.
Caro Marco:
Podes crer.No meu temp+o de deputado vi coisas,em termos de absentismo,que nunca imaginei possiveis.
Especialmente,como dizes e bem,nas comissões.
Cara Teresa:
Este filme de facto não é dos melhores.
Mas acho que MFL fez bem.Rangel é que se devia ter demitido.
Caro Luis:
Inadmissivel será se não houver consequências.
Cara Libertas:
Acho que não tem razão.
Existem muiot s deputados do PSD que são cumpridores,assiduos e extremamente competentes.
Acontece é que como em todo o cesto de fruta boa existe fruta estragada.
Caro Gaspar:
De facto, e já escrevi sobre isso,não se podem misturar deputados cumpridores que acidentalmente faltaram nesse dia com deputados que faltam por sistema.
Quase todos os dias.
Porque assinar e sair é ainda pior que faltar.
Caro Carlos:
Infelizmente nesta matéria Rangel não acerta uma.
ele tem é de se preocupar com os dele.
Caro Anónimo:
De facto repetem-se situações que em nada prestigiam o partido.
Mas foram os militantes quem li«vremente quiseram ir por este caminho.
Cara Marta:
Estou de acordo.