quinta-feira, dezembro 11, 2008

Um Grande Vitoriano

Foto: www.vitoriasc.pt


O meu jovem(apenas 80 anos de idade) amigo Custódio Garcia publicou finalmente o "seu" livro sobre o Vitória.
Onde estão magnificamente documentados os 86 anos de vida do clube.
Com base em documentos,fotografias e outro material que durante mais de sessenta anos o sr Garcia foi coleccionando com um carinho inexcedivel e um vitorianismo sem igual.
Penso que ninguém como ele conhece tão bem a História do clube.
Recordarei sempre horas e horas de conversa com ele, nos tempos em que desempenhei funções nos orgãos sociais do clube,durante as quais me foi dando a conhecer muito desse material que ele ambicionava um dia poder legar ao clube sobre a forma de livro.
Esse dia foi ontem.
E o sr Garcia bem mereceu a envolvente huma que lotou completamente (e muitos ficaram de pé) um dos auditórios do centro cultural de vila flor, que o ovacionaram de pé várias vezes e que souberam agradecer-lhe tudo quanto tem dado ao Vitória ao longo de uma vida feliz (expressão do próprio) em que Vitória e Familia foram as suas grandes paixões.
Ao longo de uma noite impregnada de profundo sentimento vitoriano foi tempo de recordar diversos passos da História do clube, de ouvir uma actuação do "Ritmo Louco" com o sr Garcia a actuar com a sua caracteristica gaita de beiços e de testemunhar o quanto ele é querido pela familia vitoriana.
Presenças significativas do presidente da Câmara,dos orgãos sociais em peso, de muitos ex dirigentes que no Vitória sempre tiveram dele uma inexcedivel colaboração e de antigos jogadores do clube como Paulinho Cascavel e Neno.
Particularmente significativa a presença de Egidio Pinheiro,actualmente o sócio nº 1 do Vitória,também ele um antigo Presidente de direcção entre vários cargos desempenhados ao serviço da colectividade.
Foi uma bela noite vitoriana.
E do Sr Garcia, na juventude dos seus 80 anos,estou certo que o Vitória vai poder continuar a contar com uma colaboração verdadeiramente imprescindivel.
Depois Falamos

2 comentários:

Rui Rodrigues disse...

Não estive lá mas pelo que tenho lido foi um grande momento vitoriano.
Ainda bem.
Porque o sr Custódio Garcia merece e o vitória bem necessita de momentos positivos.

João Carvalho disse...

Estive lá, e foi um grande momento de vitorianismo. Não podia ter acontecido a melhor vitoriano e o sr Custodio Garcia merece pelo muito que já deu ao Vitória. E não sei se alguem mais para alem do sr Garcia seria capaz de congregar á sua volta tão heterógeneo grupo de figuras como o que esteve presente. É bom ver que no Vitoria ainda existe alguma memória.